Dia Internacional da Felicidade é celebrado e discutido nesta semana

15.03.21 - 12H00
Na imagem, o reflexo de uma superfície espelhada  mostra o rosto de Chirles de Oliveira, que sorri e olha para o horizonte.

Chirles de Oliveira alimenta o portal Felicidade Sustentável desde 2015. Foto: Reprodução

Por Priscila Xavier

Instituído em julho de 2012 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, o Dia Internacional da Felicidade, celebrado no dia 20 de março, surge para marcar a importância de os países refletirem e agirem na direção de construir uma sociedade feliz e satisfeita. À época, a proposta foi realizada pelo Butão, um pequeno país asiático que se orgulha de possuir uma das populações "mais felizes do mundo". O TPM - Tempo pra Mim já começa a semana abordando o tema, nesta segunda (15), às 12h. A felicidade é uma escolha? Qual a relação entre felicidade e autocuidado? Quem responde a estas e outras perguntas é a jornalista natalense, professora universitária e facilitadora de treinamentos em Desenvolvimento Humano, Chirles de Oliveira. Ela criou o portal Felicidade Sustentável, em 2015, com a missão de inspirar vidas, formar pessoas e desenvolver organizações que mudam o mundo. O programa, comandado por Priscila Xavier, é transmitido ao vivo pelo facebook da Frei Caneca FM e também pela 101.5 FM.

Ainda na segunda-feira, às 18h, o Escola do Futuro na Rádio veicula novas aulas do Travessia para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). As aulas são transmitidas diariamente, de segunda à sexta-feira, das 18h às 19h. Às 20h, o Toca o Terror discute o papel de atores e atrizes na terceira idade em produções que exploram a figura dos idosos como vítimas e vilões em histórias assustadoras. A tradutora e cinéfila Jessica Bandeira também participa do programa para comentar a respeito de filmes que fizeram parte de um subgênero chamado de “hagsploitation”. Às 21h, o Direitos Humanos em Debate aborda as perspectivas para a América Latina neste ano de 2021, tratando da situação de Cuba e da Venezuela.

Na terça-feira (16), o dia começa com um episódio inédito do Labor, que fala sobre a Reforma Administrativa e os ataques do governo Bolsonaro ao serviço público. Como convidado,  o advogado Cláudio Ferreira. Ao meio-dia, na reprise do Mamas, Minas e Manas, Janaína Serra conversa com as apoiadoras de aleitamento, Camila Apocalipse e Danny Silva.

Mais tarde, às 21h, na reprise do Revista Brasil de Fato Pernambuco, a atleta olímpica Yane Marques, relembra a época dos treinamentos no pentatlo, além de também comentar sobre as condições de treinamento dos atletas no Brasil e a importância política e social do esporte.

Quarta-feira (17), às 8h, o Mundo Esportivo reprisa a conversa com o Mestre Ulisses, sobre capoeira. Além de passar pela história do jogo, o mestre fala sobre as perspectivas futuras para os praticantes do esporte. No Vozes do Campo e da Cidade, ao meio-dia, o ouvinte relembra um episódio sobre a realidade assustadora da escravidão. Com as convidadas Débora Tito, procuradora do Trabalho de Pernambuco, e a integrante da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Assalariados de Pernambuco, Cristiana Andrade, além de mulheres que trabalham ou trabalharam em áreas que mais apresentam casos de trabalhos análagos à escravidão no Brasil.

Mais tarde, às 20h, a reprise do Vozes de Cor faz um passeio pela carreira musical de Zezé Motta, que além de atriz, possui um imenso trabalho como cantora. Em seguida, às 21h, o Panela do Jazz traz de volta a edição em que convidou um dos principais guitarristas da música pernambucana e do Brasil, Luciano Magno.

Na quinta-feira (18), às 8h, a 101.5 FM reprisa a entrevista com a funkeira Deize Tigrona, no Programa Entre. Às 12h30, o episódio inédito do Fala, Mina conta com a participação de Monalisa Wagner e Flávia Rafenny, em um papo sobre relacionamentos amorosos. Elas falam sobre as dificuldades de encontrar um parceiro para construir um relacionamento, desabafam sobre experiências frustradas, expõem suas expectativas para uma relação ideal e ressaltam como é melhor ficar sozinha do que aceitar qualquer coisa por medo da solidão.

Às 20h, Zeca Viana apresenta uma edição inédita do Recife Lo-Fi, com o trabalho do músico, professor e produtor musical, Jalu Maranhão, que comanda o estúdio El Toboso. Além disso, sons de Cassio Sette, Samico, Ilíada 1, Prisma Orbe, Platônicca, Siba Carvalho, Joanatas Onofre Quarteto, Johsi Guimarães e Irmão Victor. Às 21h, na reprise do Cenas do Mundo, uma viagem à África. Em um passeio por Moçambique, o programa conta curiosidades e compartilha as músicas da região. No repertório, lançamentos da música contemporânea moçambicana: Selma Uamusse e Lenna Bahule.

Na sexta-feira (19), às 8h, o Frevo - Bastidores da Música reapresenta um álbum emblemático para a história da música pernambucana, Capiba 25 Anos de Frevo. Esse LP foi lançado em 1959, em comemoração dos 25 anos de carreira do compositor, e contou com a interpretação de Claudionor Germano e com a orquestração do Maestro Nelson Ferreira.

A partir das 20h, tem mais produção da sociedade civil, com o Músicas de Sexta, que lembra uma seleção de músicas em formato acústico. Em seguida, às 21h, o Baile Diamante Negro revisita a obra do Pai do Soul, James Brown.

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM ou pelo nosso site.