ícone face twitter instagram

Consórcio Nordeste fortalece comunicação pública

18.11.19 - 13H01
Imagem com fundo bege e bordas em marrom claro, traz escrito, em letras negras "Giro Nordeste: Nove estados unidos pela informação e cultura".

Frei Caneca FM integra a rede de emissoras públicas da região que fazem parte do noticiário regional, “Giro Nordeste”

A partir desta segunda (18), a Frei Caneca FM passa a integrar a rede de emissoras públicas que compõem o Consórcio Nordeste. Todas as manhãs, de terça a sábado, às 7h45, será retransmitido o “Giro Nordeste”, noticiário informativo com informações dos nove estados da região. A coordenação do programa é feita pela Rádio Nova 1290 Timbira AM, de São Luís (MA). O noticiário busca aumentar a circulação do que acontece no Nordeste, promover novos debates e estimular a integração.

“O Giro Nordeste é uma conquista que fortalece a comunicação pública da região, à medida em que proporciona a integração entre as emissoras públicas e a união dos estados nordestinos pela informação”, defende o coordenador do projeto, Robson Paz.

A comunicação pública foi incorporada à Carta de Fundação do Consórcio Nordeste, oficializado em julho deste ano, para reforçar a integração das emissoras públicas de televisão e rádio do Nordeste. No total, esses veículos atingem um total de 60 milhões de pessoas.

Fazem parte da rede que produz e retransmite o Giro Nordeste, 12 emissoras: Timbira AM, do Maranhão; Rádios Difusora AM e FM, de Alagoas; Rádio Tabajara, da Paraíba; Aperipê FM, de Sergipe; Educadora FM e UESB FM, da Bahia; Antares, do Piauí; Frei Caneca FM, WEb UPE e SEI, de Pernambuco; Universitária Natal, do Rio Grande do Norte; e TVC Ceará. Além das emissoras do Nordeste, o Giro Nordeste também está sendo veiculado pelas rádios Brasil Atual FM e Brasil de Fato, ambas de São Paulo.

A iniciativa está aberta para a adesão de outras emissoras de rádio e o programa também pode ser baixado ou ouvido pelo site http://radiotimbira.ma.gov.br. O conteúdo estará disponível diariamente sempre a partir das 18h. O email de contato é gironordeste@gmail.com

Frei Caneca FM no Maranhão
Também a partir desta segunda (18), dois programas produzidos pela rádio pública do Recife, serão veiculados dentro da programação da Timbira AM, na faixa das 20h. Às segundas, irá ao ar o “Debates Culturais”, ancorado por Patrick Torquato. O programa dialoga com uma linha de pesquisa de economia política da comunicação, que debate temas acerca de cidadania, sociedade, direitos humanos e cultura.

Já o “Mulher na Caneca” é um programa que trata das notícias com um olhar feminista. À frente dos microfones, estão as jornalistas Inamara Melo, Clareana Arôxa e Cláudia Parente. O programa faz parte da “Faixa Mulher”, que esteve no entre março e outubro, com diversas produções - três delas feitas pela Sociedade Civil -  e que será retomada com o lançamento do próximo edital da emissora.

“O compartilhamento de conteúdos entre a Nova 1290 e a Frei Caneca FM muito enriquecerá nossa programação. Esta parceria simboliza também este ambiente de cooperação entre as emissoras públicas, que concorre para o fortalecimento da comunicação pública do Nordeste”, comenta Robson.


Compartilhe