ícone face twitter instagram

Confira a programação da semana na rádio pública do Recife

02.05.21 - 09H14
mulher maravilha

A realidade e dificuldades das mães solteiras são debatidas no TPM - Tempo Para Mim desta segunda-feira (03) (Ilustração: Leonardo Gonzalez)

 

Por Giovanna Lira

O abandono paterno é, infelizmente, uma realidade muito comum no Brasil. Nos últimos anos, o país excedeu o número de onze milhões de famílias formadas por mães solteiras. Pensando na importância dessa temática, o TPM - Tempo Para Mim desta segunda-feira (03) conversa com Marli Marcia, da Associação Pernambucana de Mães Solteiras, e a Dra. Norma Sales, Promotora de Justiça do Ministério Público Estadual de Pernambuco, com atuação na 9ª Vara de Família da capital. Ao meio-dia, elas discutem o autocuidado das mulheres que são mães solo e sua busca por direitos. 

 

SEGUNDA 
A programação da segunda-feira (03) começa às 8h da manhã com o Solta O Frei, que traz as diferentes subculturas do mundo da bicicleta. O entrevistado Deco Couto conta como os ciclo entregadores influenciaram o modo de pedalar nas grandes cidades e disseminaram o Bike Polo na cultura urbana.

A partir das 9h, o BR-101.5, apresentado por Gabriele Alves, traz uma entrevista com a Trupe Poligodélica, que fala sobre seu mais novo álbum "Oroboros", lançado na última semana.

Já às 20h, o Toca o Terror analisa alguns dos principais filmes do gênero em que os protagonistas cruzam a linha da racionalidade e da ética, como Dr. Moreau Dr. Frank-N-Furter e o Homem Invisível.

Em seguida, às 21h, o Direitos Humanos em Debate aborda a solidariedade em tempos de pandemia com Elisa Maria Lucena e Altamiza Melo.

TERÇA
Nesta terça (04), o Labor começa a programação do dia  às 8h, com uma edição inédita. Logo em seguida, às 9h o BR-101.5 conversa com a artista e produtora cultural Marina Mathey sobre sua série de shows online "Trava".

Na sequência, ao meio-dia, tem a Faixa Mulher com Janaína Serra dividindo a apresentação do Mamas, Minas e Mamas com a Mestra em História Cultural Karuna de Paula. A conversa é sobre Ancestralidade com a agente de saúde e parteira indígena da linhagem Tremembé, Maria de Jesus Sobrinho, mais conhecida como Dijé, que realiza trabalhos sobre autoconhecimento e valorização do corpo feminino e da sabedoria própria das mulheres. A partir da segunda hora do Salada Pop (às 15h), com Nice Lima, tem entrevista Anderson Coutinho do Instituto Juventude Criativa, no Facebook da Frei Caneca FM.

Às 20h, o Revista Brasil de Fato Pernambuco convida o médico de Saúde da Família, Aristóteles Cardona para falar sobre a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) e os impactos da privatização do sistema. O programa também conta com o aconselhamento de Juliana Doretto, professora da PUC de Campinas, que estuda como as crianças e jovens aparecem nas notícias, e ainda trata da autoproteção e do cuidado do corpo. Em seguida, o Virtuosi no Ar apresenta o violista Rafaell Altino, às 21h.

QUARTA
A programação da quarta-feira (05) começa com o programa Mundo Esportivo, às 8h, falando sobre o Trio de Ferro de Pernambuco, curiosidades do Náutico, momentos marcantes do Santa Cruz e conquistas do Sport. O quadro Papo de Artista do BR-101.5 desta semana traz Marlon Meireles, cineasta e produtor cultural, às 11h da manhã. O Vozes do Campo e da Cidade, ao meio-dia, debate sobre os benefícios do parto humanizado para a mulher e para o bebê, violência obstétrica, suas sequelas físicas e psicológicas e cuidados paliativos.

Às 20h, o Vozes de Cor apresenta o último episódio da pequena série de Mulheres no Samba, homenageando a voz e a atitude da cantora e compositora carioca Leci Brandão, primeira integrante feminina da ala de compositores da Estação Primeira de Mangueira e reconhecida como a cantora das comunidades. Em seguida, às 21h, o Panela do Jazz entrevista o músico e professor Rostan Junior, conhecido por sua versatilidade como baterista, tendo tocado em projetos como a Semente de Vulcão, Zé Manoel, Banda Voou, mas principalmente no universo do jazz com a Mongiovi Trio e com o crooner Arthur Philipe.

QUINTA
A quinta-feira (06) começa com o Programa Entre, às 8h, que entrevista o artista visual Traplev. Às 9h começa o BR-101.5, que nesta edição bate papo com Filipe Catto sobre seu projeto de lives durante a quarentena: "Love Catto Live", que evoluiu em abril para o sua versão deluxe. E a partir da segunda hora do Salada Pop (às 15h) Nice Lima entrevista Pollyana Dias, da Aliança de Mães e Familias Raras - AMAR, entrevista que você curte, compartilha e comenta no Facebook da Frei Caneca FM.

Ao meio-dia, o Gênero Cinematográfico debate como a sociedade machista e patriarcal encara as mulheres que se projetam de forma significativa nas atividades que realizam, em uma conversa com a jornalista, professora e pesquisadora, Fabiana Moraes. Além disso, o programa apresenta a realizadora audiovisual, Juliana Lima. Logo em seguida, ao meio dia e meia, começa o programa Fala, Mina! que nesta edição aborda o tema Feminismo. Para conversar sobre o assunto, tem como convidadas Kalina Maurer e Roberta Melo. Elas falam sobre a importância do feminismo e as causas que esse movimento defende.

O Recife Lo-Fi começa a partir das 20h, com uma edição inédita e uma seleção musical especial. Às 21h, o Cenas do Mundo viaja para a Coreia do Sul e traz o K-pop dos grupos BTS e BlackPink, além das belas canções de Sina Hyunju Nam e a canção tema do filme ganhador do Oscar 2020, Parasita.


SEXTA
Para começar bem a sexta-feira (07), o Frevo - Bastidores da Música traz, às 8h, uma edição especial, cheia de música. Na sequência tem o BR-101.5, às 9h, com UANA, falando sobre o lançamento do seu single "Mapa Astral". E ao meio-dia, a programação da tarde começa com o Mulher na Caneca, cheio de debates e informações sob uma ótima feminista.

O Músicas de Sexta, às 20h, apresenta uma coletânea de músicas que são pedidos de desculpas. Já o Baile Diamante Negro traz, às  21h, o rapper carioca Gustavo de Almeida Ribeiro, mais conhecido como Black Alien, que começou a cantar no início dos anos 90 como vocalista do grupo Speed Freaks ao lado de Speed e do DJ Rodriguez. A programação termina às 22h com muita música na edição inédita do Paredão.

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM no Recife ou pelo nosso site.


Compartilhe