Cinema pernambucano e homenagem a Raul de Barros dão o tom do final de semana na 101.5

07.01.21 - 17H06
Na imagem, o ator Irandhir Santos aparece dançando ao ar livre, com os braços voltados para o alto, em uma das cenas do filme "A história da Eternidade". Ao fundo, vê-se o céu e o muro de uma igreja.

Irandhir Santos em 'A história da eternidade' (Foto: Divulgação)

Por Kauana Portugal

O Sr. Cinema deste sábado (9) recebe o roteirista, diretor e produtor Camilo Cavalcante. Mestre em Cinema pela Universidade da Beira Interior (Portugal) e graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Camilo acumula mais de 130 prêmios em mostras e festivais audiovisuais de todo o mundo. A produção de seu primeiro longa-metragem, A história da Eternidade (2014), também será  tema do encontro, que busca desvendar os detalhes da linguagem cinematográfica, parte do rico universo cultural pernambucano. O programa começa às 15h.

Mas a programação do sábado (9) começa já às 7h45, com a Rádio Matraquinha abrindo a Faixa Infantil da emissora. Nesta semana, o programa apresenta a importância dos hábitos de higiene, necessários não só para a saúde e para indicar bons modos, mas também para proteger as outras pessoas, sobretudo em um cenário atravessado pelo contágio da COVID-19. Além disso, músicas incríveis, criadas por projetos infantis para estimular o aprendizado dos pequenos, também invadem as ondas da 101.5. O episódio conta ainda com a participação da autora Mariane Bigio, com seu “O Cordel mais Nojento do Mundo”.

Em seguida, às 8h45, a Rádio Além da Lenda complementa a Faixa Infantil, com um programa inteiramente dedicado ao folclore, que conta a origem da feiticeira mais querida do Brasil: a Cuca. Como convidado, Rafa Mangue Geek, professor de história, mestre em literatura e cultura pernambucana.

Às 13h30, o Histórias do Velho Oeste apresenta “As Flores do Capibaribe”. Com a participação da professora aposentada Maria Antonieta Ferreira Vidal, que compartilha sua trajetória no Bloco Lírico Flores do Capibaribe e no Aurora dos Carnavais, o programa aborda os desafios vividos pelos blocos.

O Quarta Parede, às 14h, entrevista Wanderson César, Licenciado em Teatro pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e performer da drag queen Mei Jinlian.  A pesquisa de Wanderson para a criação de Mei parte da figura do female impersonator no teatro chinês, ou seja, dos atores homens que interpretavam papéis femininos. Com esse ponto de partida, Wanderson une o universo da Ópera de Pequim com o treinamento de um ator transformista para criar Mei Jinlian, drag queen que realiza performances com músicas de k-pop, divas pop e musicais da Broadway.

No Vozes do Brasil, às 18h, vai ao ar a reprise da conversa entre Patrícia Palumbo e Adriana Calcanhotto, que produziu e lançou o disco “Só” durante o período de quarentena. Além do papo, você ouve ainda faixa a faixa desse novo álbum.

No domingo (10), o Lab 101 começa às 9h, e segue apresentando os episódios do podcast Vida em Quarentena. O tema desta edição será a atuação de brigadistas voluntários, comunidades indígenas e pesquisadoras no combate aos incêndios que atingiram o cerrado brasileiro durante a pandemia. A iniciativa faz parte do projeto Comunicast, realizado por estudantes do Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Às 10h, o Batucada faz uma linda homenagem ao trombonista e compositor, Raul de Barros. No Volta ao Mundo, às 16h, o ouvinte desembarca na Grécia, com sons de  Vasilis Tsitsanis, Kostas Roukounas, Manolis Chiotis, entre outros. Ainda na parte da tarde, às 17h, o Pedrada convida o cantor e compositor Samico, que toca com exclusividade o single Coração, que tem lançamento previsto para este mês. Também participam Renato L, no quadro Disco da Semana, e o disco Queda, da banda Rua, na seção de lançamentos.

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM ou pelo nosso site.