ícone face twitter instagram

A campanha Setembro Amarelo é tema do Salada Pop

05.09.21 - 18H05
Setembro Amarelo

Setembro é o mês de conscientização sobre o suicídio. ​​Em 2003 um casal dos Estados Unidos começou uma ação de prevenção após o seu filho, Mike, cometer suicídio. Eles entregaram fitas amarelas, com a frase "Se você precisar, peça ajuda". (Imagem: Divulgação)

 

Por Giovanna Lira

No país, cerca de 12 mil pessoas tiram a própria vida por ano, a maioria são homens, negros, com idade entre 10 e 29 anos, sendo essa a 3ª maior causa de morte de jovens brasileiros dessa idade. Nem sempre é simples identificar pessoas com pensamento suicida. A tentativa pode ocorrer com pessoas de qualquer faixa etária, gênero ou classe social. Porém, é possível ficar atento a alguns sinais. É importante deixar claro que não são todas as pessoas com transtorno mental que pensam em suicidio, entretanto, em 96,8% dos casos, as vítimas apresentam doenças como a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias. O assunto é envolto em tabus, por isso o diálogo é o primeiro passo para diminuir esses números alarmantes e ajudar aqueles que necessitam a procurar ajuda psicológica e psiquiátrica.

O dia 10 de setembro é considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A data foi criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial da Saúde em 2003 para chamar a atenção de governos e da sociedade civil para a importância do assunto. Decorrente da data mundial, no Brasil, a campanha Setembro Amarelo foi criada em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), como forma de conscientizar sobre a prevenção e dar visibilidade à causa. Neste ano, o tema da campanha é "Agir salva vidas", destacando que ações efetivas de buscar assistência médica podem fazer a diferença na vida de quem está sofrendo.

Compreendendo a importância da discussão do tema, nesta quinta-feira Nice Lima entrevista no Salada Pop, às 15h, a psicóloga Cíntia Mota, que realiza atendimento psicoterápico com crianças, adolescentes e adultos e é especialista em casos envolvendo uso abusivo de álcool e outras drogas. Elas conversam sobre como prevenir, ajudar e falar sobre a temática, além de debater sobre a importância de procurar ajudar.

TERÇA (07)

Começando às 9h, com a faixa de entrevistas veiculada às 11h, no BR-101.5 tem entrevista com o cantor recifense Mazuli, que fala sobre o lançamento do seu primeiro álbum homônimo. Com o repertório inteiramente autoral, o artista mescla os ritmos regionais com o pop, na busca de mostrar sua identidade própria e suas vivências. 

QUARTA (08)

Às 11h, Manoel Constantino entrevista o músico, compositor e percussionista pernambucano, João Paulo Rosa, no Papo de Artista. No início do ano o artista lançou o ​​projeto solo João Paulo Rosa e o Eito, composto por várias músicas autorais com letras e ritmos românticos e político sociais.

QUINTA (09)

​​Um dos grandes da ciranda em Pernambuco, Santino Cirandeiro, é homenageado pelo cantor e compositor Valfrido Santiago, que lança o single Santo Velho em conjunto com um clipe documental. Ele fala mais sobre o projeto no BR-101.5, às 11h.

SEXTA (10)

Gabi Alves bate papo com a cantora pernambucana Ororo sobre o lançamento do single e videoclipe Só eu sei no BR-101.5, às 11h. A música retrata os sentimentos confusos e inconformados após o término de um relacionamento.

​​Toda a programação está disponível pela 101.5 FM ou aqui em nosso site.

SERVIÇO:

O Centro de Valorização da Vida (CVV) trabalha para oferecer suporte emocional e realizar a prevenção do suicídio. Voluntários ficam à disposição 24 horas para oferecer atendimento pelo telefone 188 ou pelo chat online no site: www.cvv.org.br.


Compartilhe