ícone face twitter instagram

Campanha Maio Amarelo é destaque na semana da Frei Caneca

09.05.21 - 14H33
Maio amarelo

O Salada Pop desta terça (11), às 14h, debate sobre segurança no trânsito (foto: divulgação)

 

Por Giovanna Lira

A Frei Caneca FM sempre traz uma programação cheia de cultura e informação, dando destaque ao bem estar físico e mental dos ouvintes, e nesta semana não poderia ser diferente. 

De acordo com José Aurélio Ramalho, diretor-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária (Onsv), 1 pessoa morre a cada 15 minutos no Brasil por causa de acidentes de trânsito, estando entre as dez primeiras nações com maior número de mortes. Pela severidade da situação, o mês de maio é o escolhido para realizar a campanha Maio Amarelo, que alerta para a segurança no trânsito. Pensando na importância do tema, o Salada Pop desta terça-feira (11), às 14h, entrevista o gerente da Escola Pública de Trânsito do Detran Pernambuco, Ivson Correia, para informar sobre os cuidados e as leis para motoristas e pedestres.

 

SEGUNDA

A programação da semana na Frei Caneca FM começa nesta segunda (10), às 8h da manhã, com o Solta O Frei,  que fala sobre o amor pela bike e o amor entre ciclistas. Logo depois, às 11h, o BR 101.5, comandado por Gabriele Alves, entrevista PC Silva sobre o single Loja de Chocolate. E ao meio-dia tem programa inédito do TPM - Tempo Para Mim na Faixa Mulher. O tema é a atenção plena e seus benefícios para nossa saúde integral. Participa do bate-papo a psicóloga Sabrina Müller. Ela é especialista em Psicologia Positiva, Neurociência e Bem-Estar, além de ser professora de Yoga, meditação e mindfulness. Se dedica a estudar e expandir as práticas de bem-estar e seus benefícios na saúde mental, emocional e organizacional.

Às 20h, o Toca o Terror entrevista Rodrigo Aragão, responsável por colocar o cinema de horror brasileiro nos maiores festivais de gênero pelo mundo, para falar sobre sua produção mais recente, "O Cemitério das Almas Perdidas”. 

Os movimentos dos trabalhadores rurais são tema do Direitos Humanos em Debate, que começa a partir das 21h. O programa vai refletir o histórico, a trajetória, as ações, políticas e perspectivas da Contag e do MST.

 

TERÇA

Nesta terça (11), às 8h, o Labor traz um programa inédito cheio de informações sobre direitos trabalhistas. Às 11h, o BR 101.5 traz uma entrevista Lucas dos Prazeres sobre o espetáculo "Águas de Renovação", realizado no espaço cultural Daruê Malungo.

Ao meio-dia o Mamas, Minas e Mamas convida a psicóloga clínica e idealizadora do Instituto Transforma a Dor, Cristiane Leite; a militante feminista, antirracista e antiproibicionista, Débora Aguiar e a escritora Odailta Alves para um bate papo sobre a história de vida que elas construíram neste ano tão marcado pela morte.

A partir das 20h, o Revista Brasil de Fato Pernambuco conversa com a pesquisadora do SOS Corpo, Betânia Ávila, sobre a violência do Estado brasileiro perante as mulheres. Além disso, Marco Tulio fala do sertão cearense, na cidade de Senador Pompeu, e sobre os campos de concentração da seca de 1932 e em outras três cidades da região. E às 21h o Virtuosi no Ar apresenta execuções de Beethoven, Schumann, Brahms & Dvorak.

 

QUARTA

Na quarta-feira (12), o Mundo Esportivo começa às 8h batendo um papo com a diretora técnica da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), Fernanda Bini, para falar sobre doping, e lembra casos famosos de dopagem no meio esportivo.

Na sequência, às 11h, o Papo de Artista, quadro que integra o BR 101.5, sob o comando de Manoel Constantino, entrevista Maria e Lucas Oliveira, mamulengueiros. E ao meio-dia, aborto é o tema do Vozes do Campo e da Cidade, que debate sobre a negligência do Poder Público brasileiro, por que o aborto é uma questão de saúde pública e também de garantia de direitos. Para conversar sobre o assunto, entrevista Sônia Correia, integrante do SOS Corpo, Paula Viana, coordenadora do grupo Curumim, a advogada e pesquisadora do Instituto de Bioética Anis, Gabriela Rondom, a integrante da ONG Católicas pelo Direito de Decidir, Rosângela Talib, e a professora e ativista argentina, Maria Alice Gutierrez. 

Às 20h o Vozes de Cor faz um passeio pelos dez primeiros anos da carreira da cantora, intérprete e instrumentista maranhense Alcione, que tem mais de 30 discos de estúdio, 48 anos de carreira e incontáveis sucessos. 

Logo em seguida, a partir das 21h, o Panela do Jazz entrevista a percussionista, cantora e educadora, Lara Klaus, que tem tido um importante papel de representatividade entre as mulheres instrumentistas de Recife, tendo tocado com artistas como Elba Ramalho, Roberto Menescal, Moraes Moreira, em festivais de jazz nos EUA, na Europa e em programas como o Tiny Desk da NPR com seu projeto LADAMA.

 

QUINTA


A programação da quinta-feira (13) começa com o Programa Entre, que traz o tema Visibilidade Trans e entrevista a multiartista Maia de Paiva. Em seguida, às 11h, o BR 101.5 entrevista a cantora e compositora Aura sobre o espetáculo "Nós Pés do Tempo". 

Ao meio-dia, o Gênero Cinematográfico conversa com a roteirista, escritora e diretora de cinema mexicana-norte americana, Maria Escandon. Com o intuito de oferecer a multidiversidade de vozes e localidades, a convidada compartilhou de sua experiência, dificuldades e especificidades da indústria audiovisual mais desigual e poderosa do mundo. E no quadro Super Expressivas, apresenta a realizadora audiovisual, Priscilla Nascimento. 

Na sequência, às 12h30, o Fala, Mina! coloca em pauta o assédio em locais públicos. Para conversar sobre o assunto, conta com a participação de Daniela Mendes e Lígia Gonçalves de Oliveira, que contam relatos do que a mulher passa ao sair de casa, abordam também a questão da adultização das meninas ao serem sexualizadas e assediadas tão novas e debatem o assédio como um problema que está enraizado na sociedade e que, muitas vezes, não é visto como um problema real. 

Às 14h, o Salada Pop entrevista a chef Negralinda, que conta sua experiência como mulher empreendedora na Ilha de Deus. O Recife Lo-Fi apresenta um programa inédito com muita música com características lo-fi, a partir das 20h. E a Colômbia, um dos países mais musicais do mundo, é tema do Cenas do Mundo, às 21h.

 

SEXTA

Na sexta-feira (14), às 8h, tem o Frevo - Bastidores da Música, que analisa grandes artistas e músicas de frevo. Na sequência, às 11h, o BR 101.5 entrevista Isadora Melo sobre a série "Todo Ar". Ao meio-dia tem mais um programa inédito especial do Mulher na Caneca.

Já o Músicas de Sexta, às 20h, traz uma playlist dedicada à cura, em suas mais diversas acepções. Em seguida, às 9h, o Baile Diamante Negro faz uma junção com o cinema destacando trilhas sonoras de filmes que trouxeram artistas do rap para embalar várias cenas que vimos nas telas. Apresenta desde os consagrados Public Enemy e Snoop Dogg a artistas nacionais como Sabotage e Faces do Subúrbio.

Encerrando a programação da sexta-feira, tem Paredão, com uma playlist recheada de música boa, às 22h. A reprise é no sábado, às 23h.

 

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM no Recife ou pelo nosso site.


Compartilhe