ícone face twitter instagram

Batucada homenageia Baby Consuelo

02.09.22 - 10H51
Cantora Baby Consuelo
Foto: Tomás Rangel

Por Wiulayne Souza
 

A cantora e compositora Baby Consuelo, homenageada do Batucada desta semana, é um dos ícones do rock nacional. Baby iniciou a trajetória quando criou a  banda Novos Baianos, em 1969, junto com Morais Moreira, Galvão, Paulinho Boca de Cantor e Pepeu Gomes. Em 1972, o disco “Acabou Charare” colocou a banda no topo da música brasileira, e mais tarde, na carreira individual, ela teve o maior sucesso com a música ‘Canceriana Telúrica’, no disco de 1981, que vendeu mais de um milhão de cópias. Entre os maiores sucessos da carreira, estão “Sem Pecado e Sem Juízo”, parceria Pepeu Gomes, “Todo Dia Era Dia de Índio”, de Jorge Benjor, e “Menino do Rio”, de Caetano Veloso. Ainda conservando a rebeldia dos anos hippies, Baby segue com seus cabelos roxos e roupas coloridas na trajetória da música brasileira. Neste fim de semana você tem a oportunidade de conhecer um pouco mais da obra dessa ícone brasileira. 

Você pode acompanhar sintonizando pelo dial da FM 101.5 ou aqui pelo nosso site. 

SEXTA
Na sexta-feira (02), às 8h, o programa Vitrola abre a nossa programação trazendo uma mostra dos diferentes sucessos e épocas como ‘Balanço Zona Sul’, de Tito Madi, ‘Despedida de Mangueira’, com Francisco Alves, ‘Garota de Ipanema’ com Pery Ribeiro, ‘Foi um Rio que Passou em Minha Vida’ com Paulinho da Viola e outros mais. 

No Papo de Artista, às 14h, o apresentador Manoel Constantino bate um papo com o diretor de teatro, Emanuel David D’Lucard, para falar sobre o espetáculo Senhora de Engenho Entre a Cruz e a Torá. 

Às 15h, o Giro Nordeste entrevista o presidente da fundação de neurologia e neurocirurgia do Instituto do Cérebro (FNNIC) de Salvador, Antonio Andrade, e ele fala sobre os impactos do uso medicinal da cannabis. 

Mais tarde, às 18h, o Audio Mundi faz um passeio pelos sons mais contemporâneos vindos da África do Sul, e fala do que vem rolando na cena musical sul-africana. 

No Universos Hip-hop, às 20h, o programa apresenta o trap, subgênero do rap surgido no início dos anos 2000 com beats diferentes do rap tradicional.

SÁBADO
Abrindo a programação deste sábado (03), o Vozes Inclusivas traz o gerente da pessoa com Deficiência do Recife, Paulo Fernando, para falar sobre o passeio ciclístico inclusivo e algumas atividades de destaque da vigésima Semana da Pessoa com Deficiência. O oftalmologista Rodrigo Pegado, tira dúvidas sobre a preservação da saúde ocular. E o coordenador de marketing da Reatech, Leandro Ursulano, conta quais os principais destaques do evento da Reatech 2022, que está acontecendo em São Paulo.

Às 9h, na Faixa Infantil, tem mais uma edição do programa Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio, que traz como tema o universo Star Wars. No quadro “Papo do Dia”, a repórter infantil Maria Clara faz uma entrevista com o jornalista Caio Túlio, que é especialista em cultura pop. E na “Onda do Artista” a orquestra sinfônica do Recife toca as músicas da trilha sonora do filme.

O Palavras no Ar, às 10h, conta a história de vida de Badia e as Tias do Terço, e ainda tem recadinhos especiais da La Ursa, bate-papo, música e muito mais. 

Às 10h30, o É Conversa Pra Criança, Sim! fala sobre as diferentes formas de fazer arte e sobre seu surgimento. Traz também a fábula ‘A Formiga e a Cigarra’, mas na versão de Lêda Selaro, em que a cigarra não se dá mal no final. Entre as músicas do programa, tem Palavra Cantada, Jackson do Pandeiro, Caetano Veloso e Ednardo.

O Coco e Suas Vertentes, às 11h, retrata os Festivais de Coco de Roda de Pernambuco, e tem a participação da  comunidade do Guadalupe, em Olinda. O programa apresenta a produção de conteúdo, retrata o acervo, promove a difusão da riqueza cultural e traz a memória dos grandes festivais da cultura popular pernambucana. 

Ao meio-dia tem Hora do Close. Nesta semana os apresentadores falam sobre pessoas com deficiência LGBTI+ e inclusão. No quadro ‘Dicionário Pajubá’ é explicado o significado da palavra “Pochete”. No ‘Cine Fechação’ é recomendado o filme Boys Don’t Cry, ‘Dá Teu Close’ tem a convidada Priscila do Vale PCD, e no ‘Super Close’ é ao som de Greg Queen e Shea Couleé.

O Andei Meio Mundo, às 15h, faz sua vigésima segunda viagem com destino ao Uruguai em busca da história, cultura e música. O quadro ‘Mundinho Latino’ traz notícias e músicas em dose dupla de Tiago PZK, Anitta, Moderatto e Camilo. E no ‘Dale’ recebemos o produtor e DJ 440 que fala sobre a experiência e vivência com a música latina.

Já às 16h, o Reggae pelo Reggae continua com a viagem sobre a música jamaicana, e ainda conta a história do ritmo reggae roots. 

O Forropodó, às 19h, celebra cinquenta edições em dois anos. O programa resgata trechos inéditos de algumas das entrevistas já realizadas com grandes ícones do forró eletrônico, entre eles, Cavaleiros do Forró, Kátia Cilene e Adelmário Coelho. 

DOMINGO
O Frequência Natural deste domingo (04), às 8h, fala sobre os cuidados com o solo e a importância para a manutenção da vida do planeta. E para falar sobre o tema, o programa traz uma entrevista com o pesquisador e experimentador Matheus Veiga.

Em seguida, às 9h, o Lab 101 apresenta o documentário ‘Os Bastidores do Rádio: as Vozes Por Trás Das Vozes’, feito por alunos do curso de jornalismo da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

Às 10h, o Batucada faz um convite aos ouvintes para homenagear Baby Consuelo. Na seleta musical tem ainda Elza Soares, Jorge Aragão, Alcione, Leci Brandão, Elis Regina e muito mais. A apresentação e produção é de Iara Lima. 

O Som da Liberdade, às 15h, apresenta a história da cantora, compositora, escritora, atriz e militante política, Martha Jean-Claude. Desta vez, o entrevistado é o rapper haitiano David Lover, e ele destaca a importância da cantora para o país de origem e para o mundo.

O Íntimos na Frei Caneca, às 17h, aborda o primeiro episódio da quinta e última temporada do Programa Íntimos, que fala da música feita pela comunidade LGBTQIA+ do cenário alternativo de Pernambuco. Este primeiro episódio traz falas dos idealizadores do festival, Sam Silva e Lucas Torres, ambos musicistas e compositores de Goiana sobre a concepção e a importância para o cenário da música alternativa e a autoral de Pernambuco.

Às 19h tem a última edição desta temporada do Obriganza Experiência, reunindo jam session, o grindcore do Rot , o disco obsoleto de Arrigo Barnabé e claro, um grande finale com o canto do cisne do programa. 

Para finalizar a programação do domingo, o Pesado - Lapada para todos os gostos, às 20h, traz como tema o retorno do Abril Pro Rock, que depois de dois anos sem edições presenciais, está de volta com variadas vertentes da música pesada. 

Confira toda a  programação pela 101.5 FM ou pelo player do nosso site, localizado no canto superior direito.


Compartilhe