ícone face twitter instagram

Autocuidado, reforma urbana, sexualidade e música na semana da 101.5

08.02.21 - 10H37
(Foto: Andrea Rego Barros/Arquivo PCR.)

Os desafios da habitação e reforma urbana estão em pauta no DH em Debate. (Foto: Andrea Rego Barros/Arquivo PCR)

Por Priscila Xavier


Segunda-feira (08) a Frei Caneca FM dá início a uma nova semana com produções da casa - e também da sociedade civil - no ar.

Ao meio-dia, o TPM – Tempo Pra Mim abre a Faixa Mulher falando sobre autocuidado. A importância de praticar a autoempatia é o tema desta edição e a convidada é Luanna Melo, especialista em Comunicação não-violenta e mediadora de conflitos.

Às 21h, o Direitos Humanos em Debate fala sobre crise urbana, déficit habitacional, modernização das cidades e políticas de participação popular para reforma urbana. Os convidados são Pedro Cavalcante, arquiteto e urbanista; Sérgio Capoeira, coordenador do movimento de Luta pelo Teto em Pernambuco e Kleber Santos, presidente da Central de Movimentos Populares de Pernambuco.

Terça (09), ao meio-dia, o Mamas, Minas e Manas pauta a sexualidade na infância e na adolescência. No programa, Janaína Serra conversa com a ginecologista e obstetra com atuação em sexologia, drª Vilma Maria, que traz informações importantes sobre as fases do desenvolvimento infantil, a necessidade de que a sociedade seja educada para tratar do tema, que as crianças aprendam noções de consentimento e de intimidade e sobre prevenção ao abuso sexual.

Quarta (10), o Vozes do Campo e da Cidade fala sobre expectativas para 2021. O que os povos destes territórios podem esperar para este ano? Entre as temáticas abordadas, está a situação da vacinação para Covid-19 em nosso país. O bate-papo é com a coordenadora da Rede Nacional de Análise da Covid-19, Mellani Fontes. Já a pesquisadora do Instituto de Bioética, Direitos e Gênero Anis, Luciana Brito, fala sobre o impacto da pandemia diretamente na vida de mulheres chefes de família. O programa também aborda a situação dos ecossistemas e as ameaças diante das mudanças climáticas. O que será que isso tem a ver com a nossa vida? E, por fim, traz reflexões sobre a importância de acompanhar os novos mandatos executivos e legislativos municipais. 

E no último Vozes de Cor da temporada, às 20h, uma exaltação a quem mais exalta o orgulho negro através da música e das vivências cotidianas: as manifestações da cultura popular. Músicas que falam de história, dor, beleza, resistência e identidade, além de abordar a importância dos Afoxés de Pernambuco, dos Blocos Afros, dos Maracatus de Baque Virado, dos Cocos e das transformações que essas manifestações da cultura afro-brasileira trazem para suas comunidades e entorno.

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM ou pelo nosso site.


Compartilhe