ícone face twitter instagram

Ankhcestralidade em pauta no TPM - Tempo Pra Mim

30.04.23 - 11H30
Mulheres em Kemet
(Ilustração de mulheres em Kemet. | Reprodução/Internet)

Por Cadu Silva


Nesta segunda-feira (1º), Priscila Xavier, apresentadora do TPM - Tempo Pra Mim, conversa às 14h com a pesquisadora em Psicologia Afrocentrada e criadora do perfil Per Ankh Terapia no Instagram, Gabrielle Monteiro, para falar sobre os princípios da africanidade e da ancestralidade no cotidiano, e de que forma a rotina ligada ao Ankhcestral pode auxiliar no autocuidado.

O autocuidado simboliza, em diversos níveis, o conjunto de ações que o indivíduo realiza para cuidar de si e possibilitar uma melhor qualidade de vida futura. Nessa instiga, Priscila Xavier aponta a importância de discutir sobre o autocuidado diário e principalmente ligada às ações realizadas por mulheres pretas: “Considero muito importante trazer a pauta do autocuidado para o dia a dia porque se a gente não estiver minimamente bem de saúde física, mental e espiritual não conseguimos cuidar de outras pessoas, projetos... E como mulher negra fico muito atenta ao que outras mulheres pretas estão produzindo nesse sentido. Conversar com Gabrielle, que é pesquisadora em Psicologia Afrocentrada, foi um exemplo disso.”

Na conversa, Gabrielle descreve na teoria o que seria o “Ankhcestral”: Ankh significa vida, fonte de energia; e Ancestral significa força dos que vieram antes mas que moram no agora, nos permitindo recuperar nossos valores e raízes. A apresentadora do programa ainda complementa: "Gabrielle conseguiu resumir em passos simples alguns princípios de africanidade que podemos retomar em nossa rotina e praticar diariamente o autocuidado com um recorte de raça que é essencial pra mim. O programa tá lindo!

O TPM - Tempo Pra Mim deste 1º de maio é veiculado às 14h pela 101.5 FM, aqui pelo nosso site e ainda em vídeo pelo YouTube.

SEGUNDA (1º)
A trajetória do maracatu de baque virado, a visão do  seu cenário atual, bem com as perspectivas do movimento através dos olhares de Mestre Pirulito e a Dama do Passo Flávia Correia - ambos fundadores do Maracatu Várzea do Capibaribe e também com outras contribuições no Estado - são pautas do Pernambuco Embaixo dos Pés dessa segunda, às 8h.

Em seguida, Gabriele Alves te convida a pegar carona pelas estradas da cultura, às 9h, de segunda a sexta-feira, no BR-101.5, com música, informação e entrevistas com diversas personalidades da cena cultural brasileira. 

De segunda a sexta ao cair da tarde, às 17h, Janaína Serra chega com beleza e delicadeza na declamação de poesias no ao vivo, e também com muita música no Relicário. A partir das 18h, o Vitrola vai ao ar relembrando a musicalidade de Tom Jobim, a poesia de Vinicius de Moraes e o estilo de cantar e tocar violão de João Gilberto, que foram fundamentais para a criação da Bossa Nova.

TERÇA
As poéticas de Rosa Negra e as músicas autorais de Dom Santana norteiam o programa VdeVoz, às 8h desta terça (02). Ao meio-dia, Diego Oliver entra em cena na apresentação do Calor da Rua e entrevista Juliana  Martins, Secretária executiva de atenção básica do Recife sobre a importância das vacinas bivalente e da influenza para proteger nossa saúde. Ainda durante o programa tem Giro Recife com informações do que está rolando pela capital pernambucana e região metropolitana. Na Faixa Mulher, às 14h, tem mais uma edição inédita do Mamas, Minas e Manas com Janaína Serra, colocando a maternidade em pauta nas ondas da rádio pública do Recife.

QUARTA
Às 8h desta quarta (03) tem Cantos e Versos recebendo a cantora Kelly Rosa. Ela fala sobre sua caminhada na cena musical, inspirações para suas interpretações - que valorizam grandes compositores. No programa Recife Lo-Fi, a partir das 18h, o convidado é Pedro Vilela, um dos novos nomes da cena do brega recifense. Em pauta a trajetória artística de Vilela e futuros lançamentos. Os ouvintes ainda conferem sons de Nelson Brederode com Jonatas Onofre, Okado do Canal com Phino e muito mais.

QUINTA
A viagem desta semana no Pernambuco em Revista é até o submundo da arte, com o primeiro episódio do especial "Underground", apresentando as produções veladas entre guetos artísticos e que não se curvam às imposições do capitalismo e estéticas tradicionais. Começa às 8h. 

Na Faixa Mulher, às 14h, o Mulheres que Cantam pra Jah convida a audiência a conhecer a história de mais quatro divas que tiveram e têm grandes contribuições na cena musical: Tia Maria, assim conhecida, foi a guardiã do Jongo da Serrinha, uma das genuínas expressões da cultura afro-brasileira; Mercedes Sosa, uma das principais representantes da música latina-americana no mundo, considerada "a voz dos que não tinham voz", por sua sensibilidade e posição política; Dona Ivone Lara, a  primeira mulher a integrar a Ala de Compositores da Império Serrano, assinando um samba-enredo comumente listado entre os melhores de todos os tempos (Os Cinco Bailes da História do Rio, de 1965); e Cesária Évora, apelidada como "a rainha da morna", responsável pelo maior reconhecimento internacional de toda a história da música popular cabo-verdiana.

Essas e outras produções podem ser conferidas pela 101.5 FM no Recife ou pelo player localizado no canto superior direito aqui em nosso site!


Compartilhe