PCR

Prefeitura da Cidade do Recife

Temas marginalizados estão em primeiro plano na programação da 101.5 FM

Já debatida nas ruas, a Campanha “Setembro Amarelo” chega a rádio como pauta do Calor da Rua desta quarta-feira (10). (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Por Beatriz Santana

Em setembro, a campanha de prevenção ao suicídio colore o mês de amarelo. No embalo, a frequência da Frei Caneca FM desta semana amplifica os debates sobre a valorização da vida. A edição do Calor da Rua desta quarta-feira (10) acontece no Dia Mundial de Prevenção destaca o cuidado e atenção que a saúde mental merece. Além disso, amplia a temática para tratar das questões étnico-sociais associadas à qualidade de vida. No embalo da campanha do Setembro Amarelo de 2025 que tem como slogan “Se precisar, peça ajuda!”, o número do Centro de Valorização da Vida está disponível 24h por dia para dar o suporte para quem precisar: disque 188. Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM, no Recife, e de qualquer lugar do mundo pelo player disponível na página inicial do nosso site. Já as entrevistas podem ser acompanhadas pelo YouTube da emissora.

SEGUNDA 
Comece a segunda-feira (08) na sintonia do Relicário ao som de composições tocadas no quadro Música do Poema e inspiradas no legado literário deixado por Ruth Guimarães, a partir das 8h. O quadro é uma forma diferente de conhecer a primeira escritora brasileira negra que conseguiu projetar-se nacionalmente com o lançamento do livro “Água Funda” (1946). Interaja com o programa pelo número de WhatsApp (81) 99195-9875. Tem reapresentação às 17h. Já ao meio-dia, o Calor da Rua destaca a importância do Dia Mundial da Alfabetização junto a Ana Gusmão, uma das coordenadoras da Jornada de Alfabetização de Jovens e Adultos nas Periferias, uma iniciativa do programa Mãos Solidárias em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco e o Ministério da Educação. Já às 14h, o TPM – Tempo Pra Mim debate o hiperestímulo e falta de energia com Luana Pereira, psicóloga. Além da entrevista, o programa traz os quadros Refletindo com o Tarot, com Sabrina Carvalho; Janelas da Consciência, com Conceição Cavalcanti e a Agenda TPM.

Às 16h, um assunto que se conhece pouco, mas se tem noção do impacto significativo para a saúde pública vai ser o destaque do Com a Palavra, Saúde: o HTLV – Vírus Linfotrópico de Células T Humanas. Quem participa da conversa é Clarice Lins, chefe do Departamento de Virologia e integrante do Comitê Técnico em HTLV do Ministério da Saúde. Às 18h, o clima esquenta com uma polêmica musical entre os compositores Noel Rosa e Wilson Batista. Ao invés de seguir pelo óbvio, optaram por responder às provocações um do outro com novas composições que vão compor a seleção musical do Isto é Choro, Meu Bem!

TERÇA 

A partir das 7h45 desta terça-feira (09) com sequência até o sábado, fique por dentro das últimas notícias que acontecem nos nove Estados do Nordeste com o apanhado de informações organizado pelo Giro Nordeste. Às 9h, o caminhão do BR-101.5 segue sentido sertão nordestino ambientado no espetáculo “Pedras, Flor e Espinho”. Para conduzir a viagem, Gabi Alves recebe Emmanuel Matheus e Juliana Couto, respectivamente, diretor e diretora de produção da peça, que também é um musical.  Participe da conversa pelo número do WhatsApp: (81) 99488-6842. A entrevista fica salva no YouTube da Frei Caneca FM

Ao meio-dia, o foco é na singularidade da dança e do corpo a partir do Festival Cena CumpliCidades que cumpre essa missão e de uma conversa com Arnaldo Siqueira, o curador do evento, no Calor da Rua. Já o Mamas, Minas e Manas, com início às 14h na Faixa Mulher, apresenta a série “Para Conversas Com Crianças” pela primeira vez. Em cada programa, o intuito é mostrar que não precisa e nem deve ser um desafio conversas sobre algumas temáticas desde a infância. Por isso, na primeira edição recebem Thamirys Nunes, fundadora da ONG Minha Criança Trans, e Julia Chade, fundadora do Instituto Vozes da Inclusão, para conversar sobre Gênero. Às 18h, forró, afro rock, rock psicodélico, pós-emo e até Cumbia Amazônica são alguns dos gêneros musicais da playlist selecionada pelo Recife Lo-Fi, que destaca bandas e artistas nacionais.

QUARTA
Na manhã de quarta-feira (10), o Relicário começa às 8h e destina um espaço para autoapresentação de Wellington de Melo, o escritor e autor de obras como “Estrangeiro no Labirinto” (2013) conta de si no quadro Ficha Bibliográfica e deixa de ser um estrangeiro para os ouvintes.

Dia 10 de setembro também é o Dia Mundial de Prevenção ao Suícidio e o Calor da Rua destaca a campanha de fortalecimento da saúde mental que vai além desse mês e dura o ano inteiro. Marque presença pelo número de WhatsApp (81) 99488-6272.

Na Faixa Mulher, o Poetisas do Pajeú convida Milene Augusto para contar a experiência de ser uma poetisa e cordelista baseada no improviso e, principalmente, ser a integrante mais jovem de mesas de glosas pelo Brasil, a partir das 14h. Já às 16h, a programação segue com uma nova edição do Frequência Natural. 

QUINTA 
Ao meio-dia, o Calor da Rua adentra na Campanha do Cremepe, o Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco, para defender a bandeira: “Não aposte a sua saúde: procedimento médico só com CRM”. Quem fala sobre a temática é Virgílio Carneiro Leão, 3º vice-presidente do órgão. Às 14h, o Mulheres na Música convida o ouvinte a se reconectar com a ancestralidade de Inaycira Falcão, cantora baiana que faz das composições formas de difundir a cultura africana e afro-brasileira. Às 18h, o Mandrake dá os holofotes para Camila Silva, mulher lésbica e artista que transforma a lente de uma câmera em palco, aventurando-se em fotografias e filmagens.  

SEXTA

Nesta sexta-feira (12), a partir das 8h, você pode acompanhar a edição Me Leva Até o Começo, do Rua Sem Saída, reapresentado no programa Relicário. O especial celebra o legado artístico e a vida do poeta, escritor, músico e pesquisador Carlos Gomes Oliveira. Esta edição radiofônica foi construída a partir de trechos de “Me Leva Até o Começo”, um conjunto de textos do autor presente no livro “Crítica de Invenção”.

A programação segue a todo vapor com o Calor da Rua, que sai em ritmo de festa com a celebração do Dia Nacional do Frevo em uma entrevista com Carmem Lélis, historiadora e pesquisadora de temáticas carnavalescas, a partir das 12h. Já no Papo de Artista, às 15h, o apresentador Manoel Constantino troca ideias com a escritora Célia Martins. O assunto da edição? O lançamento do livro autoral “ARA-Y – Raízes da Terra”. Às 16h, o Casa de Oxum – Saúde da Gente soma à programação. Já a noite é conduzida por Benke Ferraz, músico, produtor musical e apresentador do Mapeando Pernambuco, com início às 18h.

SÁBADO
Na manhã do sábado (13), o destaque é a Faixa Infantil, das 8h às 10h, que começa com Awrê – Memórias de Terreiro e termina com a narração de quatro contos populares do folclore brasileiro na nova edição do Histórias de Cabeceiras que, dessa vez, apresenta lições de morais importantes sobre astúcia, rivalidade e trapaça. Às 10h, o Recife Cidade Parque recebe Raynaia Uchôa, Fácio Carvalho, André e João Cardim, que falam sobre enverdecer a cidade a partir de iniciativas comunitárias. Já ao meio-dia pegue uma carona agroecológica do interior para o Recife com o Na Feirinha. Às 16h, o Aldeias e Quilombos faz um resgate à herança ancestral indígena e afrodiaspórica. Às 19h, as composições do Chinelo de Iaiá, o grupo de coco de roda com Mãe Nete, Patrimônio Vivo do Recife, no vocal preenchem os minutos do Balaio Cultural.

DOMINGO 
Neste domingo (14), o Ponto 60 – População Idosa em Destaque trata de uma temática que precisa estar sempre em primeiro plano, especialmente para as pessoas 60+: o Sexo e a Sexualidade. Para compor a conversa, Lúcia Soares, psicóloga Clínica, especialista em Sexualidade Humana e professora participa da faixa de entrevista. Vale lembrar que tem início a partir das 8h com participação da audiência pelo número (81) 99488-6345. Das 10h ao meio-dia, Iara Lima apresenta artistas consagrados do samba e novos talentos de Pernambuco e do Brasil no programa Batucada. No embalo, você já ouvir falar na “Congada de Mocambique”? O Diáspora – A Cor da Nossa Cultura em Encontros e Redes recebe o Mestre Silvio de Oliveira para responder, a partir das 15h. Para fechar a programação, o Giro Nordeste reforça, de 19h às 20h, a segurança de crianças e adolescentes nas redes sociais junto a Rodrigo Nejm, doutor em psicologia e especialista em educação digital no Instituto Alana.

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM e pelo player localizado na página inicial do nosso site.