Campanha nacional de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele também é destaque na programação da rádio pública do Recife. (Foto: Reprodução/Internet)
Por Beatriz Santana
Nesta semana, os ouvintes transitam pela música latinoamericana, pelo esporte e pela poesia popular; acompanham notícias do Nordeste e reflexões filosóficas; mergulham em literatura, economia criativa e vozes da resistência LGBTQIAPN+; celebram a força da palavra e da percussão e ainda têm espaço para a infância, o samba, o soul e a espiritualidade! Tudo isso pode ser acompanhado pela 101.5 FM (no Recife), pelo player no nosso site e também pelo YouTube.
SEGUNDA
Nesta segunda-feira (8), das 11h às 12h, ouça o ritmo do som bater na frequência da música latinoamericana com o Nosso Norte é o Sul. A faixa é uma pesquisa musical de Iori Fragoso e proporciona uma reconexão da latinidade brasileira.
Às 14h, a Faixa Mulher apresenta o TPM – Tempo Pra Mim, que convida Cecília Pessoa e Maria Ferreira para falar sobre o hábito da escrita e clubes de leitura, entendendo como essas práticas fortalecem a criatividade, ampliam repertórios e criam espaços de partilha entre mulheres. Cecília é criadora do projeto Palavra Inaudita e Maria Ferreira, do Impressões de Maria, duas potências que movimentam comunidades leitoras e afetivas. Começa às 14h, com transmissão do bate-papo pelo YouTube. A produção é de Gabi de Sá, com apresentação de Priscila Xavier.
Continue na sintonia para ficar por dentro do destaque do EsportiVIDAde. No quadro O Som Olímpico, ouça a trilha sonora que marca a travessia de cada atleta até a medalha, às 16h.
Já a partir das 18h, o Cantos e Versos traz a “Cigarrinha do Nordeste” e o apresentador do programa de TV “Luiz do Sertão” para um momento de exaltação da música popular brasileira. A primeira é Kaka Kantarelli, cantora pernambucana de forró e frevo. Já o segundo, Luiz Wilson, é poeta e cantador no veículo que resgata a trajetória de Luiz Gonzaga.
TERÇA
Na terça-feira (9), de 7h45 às 8h, o Giro Nordeste prepara um apanhado de notícias sobre os nove Estados do Nordeste compartilhadas diariamente até o sábado. Às 9h, Gabi Alves assume o volante do caminhão do BR-101.5. Participe do passeio pelas estradas da cultura pelo número do WhatsApp: (81) 99488-6842.
Ao meio-dia, o Calor da Rua destaca a inauguração do IV Salão Internacional de Humor Gráfico de Pernambuco (SIHG-PE), na Caixa Cultural Recife. Com o tema “Planeta de Todos”, a mostra reúne 120 obras de 21 países e promove debate sobre meio ambiente, sustentabilidade e desafios globais. Quem conta detalhes para a apresentadora Luizy Silva é Samuca Andrade, quadrinista na organização, e Bennê Oliveira, também quadrinista.
Às 14h, o Mamas, Minas e Manas coloca a maternidade no centro do debate, em mais um programa da Faixa Mulher. A apresentação é de Janaína Serra, com produção de Brunna Figueirôa. Mais tarde, entre em clima de reflexão com o Recife Filosófico às 18h. Dessa vez, apresenta a relação entre o Movimento Armorial e a Escola do Recife na construção de uma identidade cultural brasileira. Para discutir sobre o tema, recebem Marília Santos, mestra em música pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
QUARTA
Nesta quarta-feira (10), o Relicário convida Manoel Constantino para o quadro Ficha Bibliográfica. Por meio disso, conheça o alagoano que se naturalizou em Recife para atuar como jornalista e traçar uma carreira como ator, diretor e produtor de cinema e teatro. Como poeta e dramaturgo publicou três livros, um deles “Anjo de Rua”, indicado ao Prêmio Jabuti em 2012. Começa às 8h com reapresentação às 17h. Envie sua mensagem ao vivo pelo número do WhatsApp (81) 99195-9875.
Ao meio-dia, o Calor da Rua celebra os 80 anos do Arquivo Público de Pernambuco, uma das mais importantes instituições de preservação da memória e garantia do direito à informação do Brasil. Sidney Rocha, escritor e gestor, traz mais detalhes para um conversa com Janaína Serra.
Na Faixa Mulher, O Som Delas tem início às 14h para ir do Bronx às Periferias do Brasil, percorrendo a trajetória de artistas que desafiaram o machismo e reinventaram o rap. Às 16h, o Marco Zero da Bola transporta o Coco de Toré para o estádio de futebol, pois o convidado é Nilton Júnior, integrante do Coco de Toré Pandeiro do Mestre e torcedor do Santa Cruz Futebol Clube. Em seguida, fique com os sons do Reggae pelo Reggae e a resistência, ancestralidade do gênero com início às 18h.
QUINTA
Nesta quinta-feira (11), às 8h, o Relicário divide o espaço do programa com Silvestre Santana, que compartilha a Agenda Literária com sugestões para você aproveitar a semana. Às 12h, o Edital Inova Cultura, iniciativa do Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), que tem o objetivo de fortalecer a economia criativa, é a pauta do Calor da Rua. Priscila Xavier entrevista Carmen Lúcia Couto, técnica da SUDENE.
Às 14h, o Mulheres que Cantam pra Jah preenche a Faixa Mulher com vozes de artistas femininas que cantam inspiradas pela ancestralidade. No embalo da programação, o Vozes do Orgulho celebra a cultura popular e as narrativas de amor e resistência que atravessam a comunidade LGBTQIAPN+. Acompanhe os quadros Rainhas da Noite, que convida divas da comunidade, e o quadro Contos LGBT+ com a narração de uma história sobre resistência. Começa às 18h.
SEXTA
Na sexta-feira (12), o Relicário exibe uma entrevista com Marcondes FH, escritor e afroempreendedor no ramo livreiro, um dos vencedores do 10º Prêmio Hermilo Borba Filho de Literatura. A temática propõe explorar a força da palavra. Sintonize às 8h.
O Calor da Rua aproveita o dezembro laranja e chama atenção para a importância do autocuidado e da realização do check-up anual com o dermatologista no combate ao câncer de pele. É ao meio-dia e você pode participar pelo WhatsApp (81) 99488-6272. Acompanhe também o quadro Giro Recife, com notícias da capital e Região Metropolitana.
Às 15h, Manoel Constantino divide o espaço do programa Papo de Artista com Geni. Homem negro da periferia do Recife e Doutor Honoris Causa, ele é arte-educador, gestor público e fundador da Fábrica Fazendo Arte, projeto de inclusão social pela arte há 25 anos. Presidente da ARTEPE e diretor da Os Sertões (PB), é militante dos direitos humanos, especialmente da população LGBTQIA+ e da juventude negra. A produção é de Silvestre Santana.
Na Faixa Mulher, às 14h, o Mulheres na Música: A Nova Produção Latino-Americana enaltece a produção sonora feminina do nosso território. Às 16h, o Universos Hip-Hop apresenta o Cypher, um termo do gênero para um círculo de rappers e breakers improvisadores. Às 18h, o Raízes da Percussão dedica a edição ao afoxé. No Bate-Papo Percussivo, Rodrigo Zarina, professor de percussão no Centro Educacional Daruê Malungo, conta as diferenças entre os afoxés de Salvador e Recife.
SÁBADO
No sábado (13), a Faixa Infantil tem início às 8h com exibição do Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio. Esta edição apresenta dois seres da natureza que são presença viva no Recife. Um come capim, nada muito bem e adora viver em grupo. O outro é uma árvore gigante e cheia de sabedoria e histórias para contar. Já adivinhou? são as capivaras e os baobás. No embalo da programação, com um personagem criado especialmente para cada edição e com uma equipe de especialistas para enriquecer o debate, a Rádio Além da Lenda compartilha as histórias do folclore brasileiro para a criançada, de 9h às 10h.
Às 15h, o Vozes de Cor conta detalhes da trajetória de Carlos Dafé. cantor, compositor e multi-instrumentista, considerado o “Príncipe do Soul”. Em seguida, fique com o episódio inédito da radionovela O Desejo de Catirina. Quais novidades a cidade de Serrita, Sertão pernambucano, têm para contar? Sintonize às 19h.
DOMINGO
No domingo (14), o tema central do Ponto 60 – População Idosa em Destaque é espiritualidade e autoconexão. Junto a Marcelo Barros, assessor do Movimento dos Trabalhadores sem Terra, pergunta quando foi a última vez que você parou, respirou e refletiu sobre a vida? Começa às 8h. Interaja com a sintonia pelo número do WhatsApp (81) 99488-6345. A apresentação é de Albemar Araújo. A entrevista também pode ser conferida pelo YouTube.
No Almanaque da Aconchego, às 9h, Mestre Tonho das Olindas compartilha a experiência com o frevo e a relação com Mestre Nascimento do Passo. Na coluna Rebuliço, Eduarda Nunes reflete sobre a necessidade dos artistas para nos ajudar a ver o mundo de outras formas. Já na coluna Aqui se Respira Lucha, Gus Cabrera nos leva para o Chile para conhecermos sobre a ANAMIC (Asociación Nacional de Medios Independientes y Comunitarios).
Das 10h ao meio-dia, Iara Lima apresenta artistas consagrados do samba e novos talentos de Pernambuco e do Brasil no Batucada, com Iara Lima. No Oba Kò So – Matuê Malunga, acompanhe uma conversa sobre patrimônio e educação patrimonial no processo de reconhecimento, valorização e cuidado com os bens culturais sejam eles materiais e imateriais que fazem parte da identidade de uma comunidade, de um povo. Começa às 15h.
À noite, informe-se pelo Giro Nordeste, às 19h. O convidado da semana é Draurio Barreira, médico sanitarista e epidemiologista com atuação de destaque na saúde pública brasileira. Diretor do Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e ISTs do Ministério da Saúde, Draurio fala sobre a trajetória da resposta brasileira ao HIV e à Aids, o cenário atual das infecções e os desafios das políticas públicas de saúde. Com mais de três décadas de experiência, ele já atuou em programas nacionais, internacionais e em iniciativas da OMS voltadas ao enfrentamento dessas doenças.
Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM, no Recife, e de qualquer lugar do mundo pelo player disponível na página inicial do nosso site.





