Calor da Rua e Mamas, Minas e Manas debatem o PL do Estupro

01.07.24 - 19H50
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

No último mês de junho, o projeto de lei 1.904/24, que prevê criminalização com pena simples para o aborto após 22 semanas de gestação, se tornou discutível em sua apresentação para a Câmara dos Deputados. E claro que com a repercussão social, nas redes e veículos de comunicação, o projeto contraditório fez com que o país inteiro se manifestasse - seja contra ou a favor da proposta.

Diante da controversa proposição, o Calor da Rua e o Mamas, Manas e Minas desta terça (02) terão como destaque o projeto conhecido como “PL do Estupro”. Luizy Silva, apresentadora e produtora do Calor da Rua, fala um pouco da importância de ampliar a conversa sobre o tema: “Esse debate é importante porque não dá pra aceitar retirar direitos constitucionais já garantidos por puro capricho fundamentalista. É necessário que o debate seja cada vez mais ampliado no sentido de garantir segurança jurídica para que meninas e mulheres vítimas desse tipo  tão cruel de violência possam ter seus direitos garantidos e que não sejam penalizadas nem revitimizadas.”

No Calor da Rua, ao meio-dia, as convidadas são Alice Amorim, do Grupo Curumim e Lara Buitron, da Frente Pernambuco pela Legalização e Descriminalização do Aborto. O programa especial terá duração de uma hora e vai abordar o caminho jurídico e legal do tema. Já no Mamas, Minas e Manas participam Leila Katz, diretora técnica do Hospital da Mulher do Recife, e Eduarda Pontual, coordenadora do Centro de Atenção à Pessoa Vítima de Violência Sony Santos e do Setor de Psicologia do Hospital da Mulher do Recife. Na pauta do programa, que começa às 14h, Janaína Serra aborda a saúde das meninas e das mulheres, direitos sexuais e reprodutivos e amparo ao aborto legal. Quais os danos e efeitos que uma gravidez resultante de estupro traz para as meninas?

TERÇA (02)
Gabriele Alves retoma a apresentação do BR-101.5, interligando paisagens e pessoas através das estradas da cultura, e bate um papo sobre o podcast Sagas Pernambucanas: Confederação do Equador, com André Zahar, jornalista da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), responsável pelo podcast, e Isaltino Nascimento, Superintendente Geral do mesmo órgão. A faixa de entrevista começa às 10h da manhã, com transmissão pelo YouTube. Participe mandando uma mensagem ou pedindo música pelo WhatsApp (81) 9 9488-6842.

QUARTA (03)
O Festival Terra Autoral é tema da faixa de entrevistas do BR-101.5. Participam Hélio Abulidu, Paulinho Alves e Gabriela Dias, a partir das 10h.

Ao meio-dia, tem mais um Calor da Rua com notícias da cidade através do quadro Giro Recife, além de uma entrevista sobre a estreia do programa radiofônico Recife Cidade Parque, com Deborah Echeverria. A apresentação é de Priscila Xavier.

No finalzinho da tarde, às 17h, Janaína Serra vai ao ar com o Relicário, recitando poesias que vão aquecer seu coração.

QUINTA (04)
Abrindo as manhãs da Frei Caneca FM, de 9h às 12h, Gabriele Alves pilota o BR-101.5 e convida a artista Dimitria para falar sobre o lançamento do seu EP de estreia, intitulado "Anseio", reforçando o protagonismo feminino no indie rock. Com a produção musical assinada por Guilherme Assis (indicado ao Grammy Latino), o EP traz ainda três faixas inéditas em tom autobiográfico. Para conhecer mais sobre a cantora, acompanhe a entrevista às 10h da manhã, com transmissão pelo YouTube da emissora.

Na sequência, ao meio-dia, o convite é para seguir em sintonia com o Calor da Rua na companhia de Janaína Serra. Em destaque, a descriminalização da maconha. Quem participa do bate papo é Nefertiti Negra e Danilo Barros, ambos militantes da marcha da maconha do Recife.

SEXTA (05)
O espetáculo musical “Viva o Povo Brasileiro (de Naê a Dafé)”, em cartaz no Teatro do Parque com Maurício Tizumba, é o tema da entrevista no BR-101.5, a partir das 10h.

Ainda na sexta-feira, ao meio-dia, Luizy Silva apresenta o Calor da Rua e fala sobre a FENEARTE com Camila Bandeira, diretora-executiva da Feira. Para tirar dúvidas ou participar com perguntas, é possível enviar mensagem de texto para o WhatsApp (81) 9 9488-6272.

No Papo de Artista, às 15h, Manoel Constantino conversa com Derlon Almeida, grafiteiro e muralista. O artista usa a xilogravura para expressar o cotidiano, a religião e as celebrações de diferentes locais do país.

DOMINGO (07)
Todo domingo, Iara Lima apresenta o Batucada, das 10h ao meio-dia. Essa semana a homenagem é para Zezé Motta, atriz e cantora, que completa 80 anos.

EDITAL
Seguem abertas as inscrições para a sociedade civil apresentar propostas de programas radiofônicos para compor a grade de programação da 101.5 em 2025. O edital e seus anexos estão disponíveis em nosso site e também no Cultura Recife, onde devem ser realizadas as inscrições, que seguem até dia 28 de julho de 2024. Serão R$ 558.000,00 para apoiar até 31 programas em diversas áreas.