ícone face twitter instagram

Vai ao ar o último episódio do Especial Mamas, Minas e Manas

29.05.22 - 12H45
Leandro Queiroz

Janaína Serra, apresentadora do Mamas, Minas e Manas e do Relicário. (Foto: Leandro Queiroz)

 

Por Beatriz Guglielmelli

 

No mês de maio, em comemoração ao mês das mães, Janaína Serra apresenta o especial Mamas, Minas e Manas, na nossa Faixa Mulher, no horário do TPM - Tempo Para Mim.

Para finalizar essa temporada, nesta segunda-feira (30), o programa traz o tema Construindo Memórias Afetivas. Recém saídos do isolamento social e vivendo, muitas vezes, mais horas de convívio virtual, a conversa no Mamas é sobre a construção de memórias afetivas, especialmente as que construímos com filhos e filhas. Para falar sobre o assunto, Janaina recebe Bruna Pedrosa, arte-educadora, gestora de projetos culturais e co-idealizadora do projeto Mapa Afetivo da Maternidade, e Camila Apocalipse, criadora e idealizadora da Devaneios Maternos.

Sobre o tema, a apresentadora comenta: “Trazer as maternidades para pauta se tornou uma causa desde que eu me tornei mãe e entendi que a maternidade precisa ser respeitada como função social e política. É uma pauta para todes, não só para mulheres mães. Nesta curtíssima temporada, considerando o tempo tão árido em que estamos vivendo, eu escolhi falar sobre a importância da conexão entre as pessoas, no caso da maternidade, na construção de relações mais afetivas e presentes entre mães e filhes, e entre a sociedade e as mulheres mães, porque entre tantas pautas urgentes, eu considero que o amor é uma delas.”

O último programa da edição especial do Mamas, Minas e Manas vai ao ar a partir das 12h, na rádio pública do Recife, com transmissão ao vivo pelo YouTube

SEGUNDA
Graças às inúmeras evoluções tecnológicas que temos vivido atualmente, é possível viver no que chamamos de smart cities, ambientes que utilizam a tecnologia da informação e comunicação em favor dos cidadãos, colocando em prática a eficiência urbana. Uma cidade inteligente fornece um ambiente urbano que proporciona alta qualidade de vida aos moradores e, ao mesmo tempo, investe no crescimento econômico, ou seja, proporciona um conjunto de serviços aliados aos cidadãos com custos de infraestrutura reduzidos. Nesta segunda, às 8h30, o Hackeando o IP compartilha um pensamento coletivo sobre a importância das cidades inteligentes para a realidade do Brasil.

Às 9h, Gabriele Alves pilota o BR-101.5, conduzindo os ouvintes com música, informação e dicas culturais. Você pode participar enviando o seu pedido musical pelo Whatsapp (81) 99488-6842.

Ao meio-dia, na Faixa Mulher, Janaína Serra apresenta o último episódio do Especial Mamas, Minas e Manas. Na próxima semana, o TPM está de volta à programação.

Às 15h, o Pegada 2030 traz o Diretor da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), Anísio Coelho, e o Diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Suape, Carlos André Cavalcanti, para falar sobre a indústria e o papel dela em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Dentre os temas, os convidados vão abordar compliance climático, certificações, logística reversa, gases de efeito estufa, hidrogênio verde, e, claro, como as pessoas podem colaborar para termos uma indústria mais sustentável.

Mais tarde, às 17h, Janaína Serra volta ao estúdio e apresenta o Relicário, programa semanal que se propõe a levar beleza e leveza ao seu fim de tarde, com música e poesia. Você pode interagir pelo Whatsapp (81) 98249-2199.  

Na sequência, às 18h, o Viajando na Música segue numa rota pelo som das mulheres da música brasileira contemporânea, passando pelo norte, nordeste e sudeste do país. A trilha da viagem fica por conta de Badi Assad, com Luedji Luna, Assucena e Simone Sou, a cantora Céu, a paraense Liége, a paraibana Nathália Bellar, a carioca Romã e a pernambucana Babi Jaques. No quadro Brasil Profundo a convidada é a cantora e compositora Marília Parente, criada na cidade de Exu (PE). E no quadro Jam Viajada tem a participação da poetisa Nathália Queiroz, da percussionista Aishá Lourenço, dos violões de Mayara Pera e das vozes e ukulele de Babi Jaques para criar uma música nova. A pesquisa completa desse tema está em uma playlist no spotify e o público pode sugerir músicas para acrescentar. 

Às 20h, na nossa Faixa Preta, o Diáspora, A Cor da Nossa Cultura em Encontros e Redes conversa sobre o que é curadoria artística e a importância da mesma nos espaços culturais. Para falar sobre o assunto, o programa recebe o artista, curador, editor e pesquisador, bacharel em Artes Plásticas, Mestre em Psicologia Clínica e doutorando em Meios e Processos Audiovisuais pela Universidade de São Paulo e membro do laboratório LabArteMídia, Daniel Lima.

Em seguida, às 20h30, no Afrossonora, Nathalia Grilo continua a conversa sobre suas pesquisas sobre a profundidade em torno do ritmo para as culturas negras. Além da fala de Nathalia, este episódio traz o pensamento de Letieres Leite e Tiganá Santana, por eles mesmos.

Considerada como uma das produtoras mais inovadoras e ousadas do atual mercado cinematográfico, a A24 trouxe à tona em menos de 10 anos títulos que já se consagraram no cânone do horror moderno. Para analisar as produções do estúdio que ajudou a lançar filmes como “Sob a Pele”, “Hereditário” e “Ao Cair da Noite”, a equipe do Toca o Terror convida Monique Costa, do podcast Horrorizadas para compartilhar suas opiniões sobre estes e outros filmes. O programa começa às 21h.

TERÇA
Ao meio-dia, na Faixa Mulher, o Polifonia - Mulheres da Música entrevista a cantora, compositora, percussionista e produtora Isaar. Com três álbuns autorais lançados, azul claro (2006); copo de espuma (2009) e todo calor (2014) Isaar, após anos afastada dos estúdios, está em fase de finalização do EP Inverno, com lançamento previsto para 2022. Com o EP Inverno, gravado em casa e com produção independente, a artista recifense Isaar celebra seus 25 anos de carreira.

Mais tarde, às 20h, tem Oba Kò So na Faixa Preta. Nesta edição, o ouvinte africaniza com as narrativas de alegria dos Orixás gêmeos, Orixás das crianças - os Ibejis, o programa desta terça celebra as infâncias.
Às 21h, A Hora do Espelho discute como os acordos de fidelidade e o descumprimento desses acordos podem interferir no bem-viver das pessoas. Esta edição aborda as questões socioculturais que atravessam o tema da gaia e as consequências para a saúde psicológica e emocional dos sujeitos.  

QUARTA
Nesta quarta-feira (01), às 8h, tem Raízes do Fole. O programa desta semana apresenta a nova geração de acordeonistas que abraçaram o instrumento, são jovens do Brasil, de Portugal, da Itália e da Rússia.

Às 20h, na nossa Faixa Preta, o Vozes de Cor faz um passeio pelo “reconsertão” baiano para ouvir a música de Raimundo Sodré, cantor e compositor natural de Ipirá. Sodré trás no seu repertório gêneros musicais típicos da região do Sertão e do Recôncavo Baiano, sendo considerado uma referência e um dos grandes responsáveis por difundir a chula no Brasil dos anos 80. O ouvinte mergulha na sua musicalidade super nordestina que também passa pelo xote, forró, baião e outros ritmos afro-caribenhos, sempre acompanhado pelo violão e viola.

Às 21h, a Rádio Brumas entrevista a banda Vox Lugosi, que traz uma mistura laboratorial de post punk, deathrock, gothic rock, rock 60's e 70's para os antigos e recentes ouvidos sedentos por sangue novo. E também o Bloco Retrô fala da história da Hojerizah, banda de rock formada em 1983 por Toni Platão, Flávio Murrah, Marcelo Larrosa e Álvaro Albuquerque na cidade do Rio de Janeiro.

QUINTA
Na quinta-feira (02), o Gênero Cinematográfico entrevista a atriz e cantora Maria Ceiça em uma conversa proveitosa e prazerosa sobre a promissora jornada profissional da entrevistada e o mercado de trabalho para atrizes negras, além da importância de se defender as mulheres negras em qualquer circunstância, principalmente quando estiverem em situações de exposição ou vulnerabilidade. No quadro Super Expressiva, a convidada é a escritora, dramaturga e brincante do Cavalo Marinho Boi Pintado, Andala Quituche.

Às 15h, o Almanaque da Aconchego conversa com Lígia Leandro, assistente social e fotógrafa, que atua na comunidade do Córrego do Jenipapo, localizada na zona norte do Recife. A conversa foi sobre a história e atuação do coletivo no território e as estratégias que a equipe utiliza para fazer comunicação popular. Na coluna da Toca do Saci, tem apresentação da Sonora, plataforma de áudio da Rádio Comunitária Aconchego. Uma plataforma que permite o armazenamento dos áudios e HQ bem legal para quem vive no paraíso dos quadrinhos.

Ao longo da semana tem muito mais produções na rádio pública do Recife. Toda a programação pode ser ouvida pela 101.5 FM ou pelo nosso site, no player localizado no canto superior direito.


Compartilhe