ícone face twitter instagram

Relicário chega a sua edição de número 100!

06.06.22 - 07H00
Beatriz Guglielmelli, Alex Carvalho e Janaína Serra: integrantes da equipe do Relicário

Beatriz Guglielmelli, Alex Carvalho e Janaína Serra: integrantes da equipe do Relicário

Por Beatriz Guglielmelli


 

No ar desde o dia 10 de Janeiro de 2022, o Relicário desta quarta feira (08) chega à sua edição de número 100! 

De segunda a sexta-feira, durante uma hora, Janaína Serra traz beleza e leveza aos fins de tarde da Frei Caneca FM com literatura, música, filmes e memórias. O programa apresenta um acervo que resgata arquivos sonoros com leituras, trechos de filmes e entrevistas, além de declamações feitas pelos próprios escritores e poetas pernambucanos. 

Para comemorar esta marca, o Relicário traz uma edição especial com um Sarau Online, que contará com a presença de escritoras e escritores pernambucanos como Germana Accioly, Carlos Gomes, Raiza Figuerêdo e Renata Santana.

O Relicário de número 100 vai ao ar na quarta-feira, a partir das 17h, com transmissão ao vivo pelo YouTube.

SEGUNDA

A internet que conhecemos está prestes a passar por uma mudança significativa que vai impactar os próximos avanços tecnológicos: a transformação da empresa Facebook em outra marca, chamada de Meta, uma combinação do mundo real com o virtual. Esse novo caminho futurista, por mais que pareça utópico, permitirá que as pessoas tenham seus próprios avatares 3D para entrarem no mundo denominado “Metaverso” e lá desenvolvam suas relações sociais. Nesta segunda (06), às 8h30, o Hackeando o IP debate sobre os desdobramentos da imersão nessa nova tecnologia que ainda possui inúmeros impactos desconhecidos.

Às 9h, Gabriele Alves pilota o BR-101.5, conduzindo os ouvintes com música, informação e dicas culturais. Você pode participar enviando o seu pedido musical pelo Whatsapp (81) 99488-6842.

Ao meio-dia, na Faixa Mulher, Priscila Xavier  chega para apresentar o TPM - Tempo Para Mim com dicas de autocuidado e entrevistas sobre a saúde do corpo e da mente.

Mais tarde, às 17h, Janaína Serra apresenta o Relicário, programa que leva beleza e leveza aos fim de tarde, com música e poesia. Você pode interagir, sugerir textos e dizer o que você guardaria em seu relicário pelo Whatsapp (81) 98249-2199.  

Na sequência, às 18h, o Viajando na Música segue numa rota pelo som das mulheres da música brasileira contemporânea. Passando pelas regiões norte, nordeste e sudeste do país, a trilha da viagem fica por conta de Badi Assad com Luedji Luna, Assucena e Simone Sou, da cantora Céu, da paraense Liége, da paraibana Nathália Bellar, da carioca Romã, e da pernambucana Babi Jaques. No quadro "Brasil Profundo" a convidada é Marília Parente, criada na cidade de Exu (PE). E no quadro "Jam Viajada" a poetisa Nathália Queiroz, a percussionista Aishá Lourenço, os violões de Mayara Pera e as vozes e ukulele de Babi Jaques chegam para criar uma música nova.

Às 20h, na nossa Faixa Preta, o Diáspora, A Cor da Nossa Cultura em Encontros e Redes fala sobre a vida de um dos maiores revolucionários marxistas, o pan-africanista e líder político de Burkina Faso – Thomas Sankara. Imperdível!

Em seguida, às 20h30, no Afrossonora, o jornalista e pesquisador GG Albuquerque fala da relação entre o uso imprevisto de tecnologias e seus aparatos, advindos da produção capitalista pelas populações negras para criar músicas eletrônicas a partir de seu uso subversivo, novas sensibilidades e cosmopercepções africanas.

Às 21h, o Toca o Terror analisa filmes que foram inspirados em jogos como “Alone in the Dark”, “Silent Hill”, “Doom” e “Resident Evil”, além de falar de games que foram criados a partir de filmes de terror já existentes.

TERÇA

Nesta terça-feira (07), às 8h, o Isto é Choro Meu Bem apresenta Choros de músicos pernambucanos e nacionais, destacando a pianista Tia Amélia, que no dia 25/05 estaria completando 125 anos. O programa entrevista o sobrinho de Tia Amélia, Rômulo Brandão, e os pesquisadores sobre a vida e a obra da pianista, Maria José Sampaio Brandão e Márcio Maia. Eles falam sobre a família e a história da pianista pernambucana Amélia Brandão, a Tia Amélia. A entrevista é intercalada por músicas de Tia Amélia escolhidas pelos entrevistados e a entrevistada.

Mais tarde, às 20h, tem Oba Kò So na Faixa Preta! Nesta terça, o programa finaliza o xirê dos orixás. Como todo xirê, o Oba Kò So começou com Exu e chega à Oxalá, ancestralizando as ideias, este episódio se abriga sob o alá do grande Pai, seu dia é a sexta-feira e sua saudação é: Epa Epa Babá.

QUARTA

Nesta quarta-feira (08), às 8h, o Raízes do Fole destaca os sanfoneiros brasileiros Toninho Ferragutti, Dino Rocha e Oswaldinho do Acordeon. E também tem o encontro entre Oswaldinho, Dominguinhos e Sivuca, no CD "Cada um Belisca um pouco".

Mais tarde, às 18h, o Playlist Peixe Voador passeia pelo melhor da música pernambucana, oferecendo um espaço de destaque à Alceu Valença, Isadora Melo, Cláudio Rabeca, Herbert Lucena, Elba Ramalho e Mestre Ambrósio.

Às 20h, na nossa Faixa Preta, o Vozes de Cor mergulha na discografia de Zé Manoel, cantor, compositor e pianista natural de Petrolina. O Rio São Francisco, o sertão, o mar, as valsas e choros estudados na infância são coisas que influenciam diretamente seu trabalho que passeia entre o erudito e o popular. Com letras super poéticas, ele vem acumulando elogios aos seus discos e trabalhando com vários nomes da cena brasileira. Em um espaço-tempo de 10 anos lançou seu 1º disco e se tornou uma voz super aclamada.

Às 21h, a Rádio Brumas entrevista a banda brasiliense de Post Punk / Gothic Rock, SIGNO 13. O peso cirúrgico do baixo, são a base onde se desenvolve a sonoridade da banda, com nuances de gothic rock, dark punk, dub, punk, surf music. E também,  no Bloco Retrô tem a história da Escola de Escândalos, banda de punk rock formada em 1982 e extinta em 1986, na cidade de Brasília. A banda era composta por Marielle Loyola; Geraldo "Geruza" Ribeiro; Alexandre Parente; Helder Bomfim.

QUINTA

O inverno recém começou e as chuvas, junto a falta de infraestrutura, saneamento básico e investimento por parte do Estado em todas as suas esferas (municipal, estadual e federal) fizeram com que a Região Metropolitana do Recife se convertesse numa zona de catástrofe. Nesta quinta-feira (09), às 15h, o Almanaque da Aconchego recebe a participação especial de diversas pessoas que estão nas comunidades organizando e contribuindo para acolher vítimas da verdadeira tragédia que tem assolado o Recife.

Mais tarde, às 20h, na Faixa Preta, o Aldeias e Quilombos fala sobre Agroecologia. Para debater sobre o tema, o programa recebe Ana Carolina Figueiredo, Emely Cristina Melo e Joanna Silva Cavalcanti, integrantes do Núcleo de Educação, Pesquisas e Práticas em Agroecologia e Geografia, o NEPPAG, da Universidade Federal de Pernambuco e Paulo Mansan, integrante da direção do MST e assentado no acampamento Che Guevara, em Moreno, Região Metropolitana do Recife.


Ao longo da semana tem muito mais produções na rádio pública do Recife. Toda a programação pode ser ouvida pela 101.5 FM ou pelo nosso site, no player localizado no canto superior direito.


Compartilhe