ícone face twitter instagram

"Relicarinho" estreia nas ondas da 101.5

18.03.24 - 08H31
<a href="https://br.freepik.com/vetores-gratis/criancas-no-kid-no-dia-mundial-do-livro_5718933.htm#query=crianca%20livro&position=1&from_view=keyword&track=ais&uuid=81a6d468-a269-45c9-9754-8438a1e74fee">Imagem de gstudioimagen</a> no Freepik

(Fonte: FreePik)

Por Manuele Mendes

Os livros são portas para o conhecimento! Assim como outras práticas, o apreço pela leitura deve ser cultivado desde os primeiros anos, mesmo antes da alfabetização. A prática da leitura alimenta a curiosidade das crianças e incentiva seu interesse em aprender sobre o mundo ao seu redor. 

Ler em conjunto pode criar momentos de conexão emocional entre pais e filhos, fortalecendo os laços familiares, além do crescimento dos valores morais, éticos e sociais, ensinando às crianças lições importantes sobre honestidade, respeito e empatia

Pensando nisso, o Relicário vai estrear o seu novo quadro, o ‘’Relicarinho’’, voltado para o público infantil, conectando os pequenos com o mundo vasto e inspirador da literatura. Mais uma iniciativa da Frei Caneca FM em levar programação de qualidade para todos os públicos, inclusive o infantil. E para a sua estreia, Janaina Serra conta com a presença da Doutora em Letras e escritora Renata Pimentel, além do seu ilustre convidado, Martin Serra, filho da apresentadora. 

O Relicário é transmitido de segunda a sexta, às 17h. Os programas podem ser acompanhados pela 101.5 FM, através do nosso site ou pelo Youtube.

SEGUNDA (18)

Abrindo a programação da Frei Caneca FM, o BR-101.5 vem para guiar os ouvintes pela estrada da cultura, às 9h da manhã, com a apresentação de Gabriele Alves. As 10h, bate-papo sobre a 4° edição do Semana do Audiovisual Negro, evento gratuito sediado pelo Cinema do Porto, Cinema da UFPE e Museu da Abolição,entre os dias 18 e 23, e reune filmes, atividades formativas e seminarios sobre mercado, economia criativa e educação.

Ao meio-dia tem Calor da Rua, com apresentação de Alex Carvalho, e o tema do debate do dia é a prevenção a acidentes com animais em rodovias, com Iran Vasconcelos, gerente de fauna do CPRH, que atua como Agência Estadual do Meio Ambiente.

Às 14h é hora de TPM - Tempo para Mim. Nesta edição, Priscila Xavier encontra Danielle de Andrade, mãe, psicóloga clínica na abordagem Gestalt-terapia e cogestora do Espaço Açucena, ambiente terapêutico do Recife, para debaterem sobre plantão psicológico.

No fim da tarde, às 17h, tem Relicário, com apresentação de Janaína Serra, com prosa, poesia, trazendo leveza e beleza para o seu fim de tarde, participe com a gente através do Whatsapp (81) 99249-2199.

TERÇA (19)

Gabriele Alves recebe Dom Santana e a produtora artística Cora Fagundes, sobre o EP de Dom Santana ‘’De Pés’’, na faixa das entrevistas às 10h do BR-101.5.  

Diego Oliver entra em cena no Calor da Rua, ao meio-dia, com a advogada especialista em direito trabalhista Ana Rocha, para conversar acerca da regulamentação de atividade dos motoristas de aplicativo.

Às 14h, no Mamas, Minas e Manas, Janaina Serra conversa com Edna Granja, psicóloga com formação em psicanálise e co-fundadora do Instituto Panapaná: maternidades em bando para o debate acerca da chamada ‘’Síndrome do ninho vazio’’ e o cuidado materno, que se trata do momento em que os filhos decidem sair de casa e os pais não lidam bem com isso.

No Relicário, às 17h, tem o quadro Lançamentos com Bárbara Bittencourt, que convida a escritora, cordelista, atriz e mestre em Artes da Cena, Graziela Barduco, para debaterem e conjunto a obra ‘’Brincar de Amor’’, que faz uma crítica aos chamados relacionamentos líquidos, com muita leveza e humor.

QUARTA (20)

No Calor da Rua, ao meio-dia, sob comando de Manoel Constantino, o papo é sobre os 40 anos do Instituto Dom Helder Câmara, principal guardião do legado e da obra do arcebispo Dom Helder Câmara, grande defensor dos direitos humanos durante a ditadura militar no Brasil, além de pregar por uma Igreja voltada para os pobres e a não-violência.

Às 17h, o Relicário recebe os artistas Sofio e Poeta Pato para um bate-papo sobre recitais e saraus. Sofio é um multi-artista, rapper, poeta e arte-educador, que está a frente do recital ‘’Já Pá Rua!’’. Poeta Pato é pai, poeta, ator e educador, além de integrante do Coletivo Boca no Trombone, e atualmente atua no projeto ‘’Deixa Eu Recitar Contigo’’.

QUINTA (21)

Às 10h, no BR-101.5, tem bate-papo sobre a 25° edição do Festival Natora, evento gratuito que acontece nos dias 23 e 24, no Centro de Educação e Cultura Marcaxé em Peixinhos - Olinda

Janaina Serra é a apresentadora do Calor da Rua desta quinta-feira, com a pediatra e escritora Luiza Menezes, para conversar sobre o Dia Mundial da Infância, instituído pelo Fundo das Nações Unidas da Infância (Unicef), com o objetivo de promover uma reflexão sobre a defesa dos direitos das crianças.

Às 17h, o Relicário celebra o Dia Mundial da Poesia, instituído pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), em 1999, para homenagear a poesia, promover a diversidade das línguas e intensificar os intercâmbios entre culturas. 

SEXTA (22)

Ao meio-dia, o Calor da Rua é sobre o Dia Mundial da Água, que busca conscientizar as pessoas a respeito da importância da água e da sua preservação, com apresentação de Alex Carvalho e a especialista em recursos hídricos Duda Carvalho. 

Às 15h, tem Papo de Artista!  Manoel Constantino convida Simone Figueiredo, gestora, produtora cultural e atriz, que já produziu mais de 20 espetáculos teatrais, entre eles: ‘’Obsessão’’, sucesso de público e de crítica, ficando 5 anos em cartaz e lotando o Teatro de Santa Isabel.

Às 17h, é dia de estreia no Relicário, com o ‘’Relicarinho’’, quadro inédito voltado para o público infantil, com Renata Pimentel, doutora em Letras pela UFPE e poeta, a conversa também conta com a presença especial de Martin Serra, filho de Janaína Serra.

Ao longo da semana você ouve essas e outras produções na rádio pública do Recife. Toda a programação pode ser ouvida pela 101.5 FM ou pelo nosso site, no player localizado no canto superior direito.

 


Compartilhe