ícone face twitter instagram

Reflexões sobre formas de amor embalam o fim de semana da 101.5

08.04.22 - 07H44
ilustração infantil

Ilustração do livro infantil “Olivia Tem Dois Papais” feita por Taline Schubach.

Por Johnny Sousa

No horário dos desenhos de sábado, às 10h30 da manhã, o programa É Conversa de Criança, Sim! aborda a temática do amor e suas complexidades, falando da liberdade desse sentimento e das famílias formadas a partir dele, além de abordar a hetero e a homoafetividade. Na programação musical tem Doces Bárbaros e Cordel do Fogo Encantado, e na sugestão de leitura, um pouco da história "Olívia Tem Dois Papais”.

Voltado para o público infantil, o programa integra a Faixa Infantil da rádio pública do Recife e pretende levar para o público infantil discussões e explicações de assuntos que os adultos não costumam conversar, por acreditarem que não são adequados ou necessários para serem tratados na infância. O programa naturaliza o que deve ser levado em conta na vida, como morte, violência doméstica, negritude, sentimentos, liberdade de expressão, brincadeiras livres de gênero, famílias LGBTQIA+, entre outros.

SEXTA
Nesta manhã de sexta-feira (08), a partir das 8h, o Vitrola chega para contar grandes curiosidades sobre as principais figuras da música brasileira, acompanhando, é claro, o melhor da música brasileira. A edição desta semana foca na trajetória artística de Elis Regina, indo dos relatos da infância da cantora até a chegada ao estrelato. Não poderia faltar, é claro, a reprodução dos seus grandes clássicos, como “Upa, Neguinho” e “Águas de Março”.

Lembrando que, a partir das 9h da manhã, temos uma viagem marcada pelas estradas da cultura com o BR-101.5, que vai até o meio-dia da nossa programação. O programa está sendo apresentado por Nathalia Fernandes, que substitui Gabriele Alves durante esse mês de abril. Participe da programação do BR mandando mensagens e pedindo músicas através do nosso Whatsapp: (81) 99488-6842.  

A programação segue com o Mulher na Caneca, tendo início ao meio-dia, na Faixa Mulher. Na edição de hoje, o programa foca no tema Educação Midiática, com apresentação de Clareana Arôxa e Inamara Mélo. Para compor a conversa, as apresentadoras convidam a Presidente Executiva do Instituto Palavra Aberta, Patrícia Blanco, e a Doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco e Mestre em Sociologia, Carolina Dantas de Figueiredo. Sintoniza que o papo vai ser interessante! Você também pode conferir o programa através da live transmitida no canal do YouTube da Frei Caneca FM.

Começando às 15h, o Giro Nordeste traz a premiada bailarina e coreógrafa Deborah Colker. Se tratando do seu mais novo espetáculo “Crua”, a bailarina compartilha com a gente sobre o tema da apresentação, que se baseia no tempo que Deborah passou buscando uma solução para a doença do seu neto. Dessa angústia pessoal, nasceu o espetáculo "Cura", que trata de ciência, fé, luta, aceitação e enfrentamento.

O Blues-Rock africano é o tema do programa Audio Mundi, a partir das 18h. Nesta edição, o programa vai trazer sons diferenciados de grupos do chamado “Rock Tuareg”, o que inclui nomes como Tinariwen, Imarhan, Bombino, Les Filles de Illighadad e tantos outros, que há pelo menos três décadas, são alguns dos artistas mais interessantes do planeta a vir de lá.

No Universos Hip-Hop, Filipe Massa faz uma seleção dos melhores rappers do Brasil, a fim de mostrar a variedade nacional dentro do gênero. O programa começa a partir das 20h, indo até as 21h, quando começa o Oxente, Afrodite.

E falando dele (ou melhor, delas) o Oxente, Afrodite desta semana fala das relações poliamorosas sobre o olhar jurídico do Brasil.  No programa,  respondem-se questões como reconhecimento de união, direitos da família poliafetiva e até onde vai nossa liberdade de estabelecer vínculos de relacionamentos. As apresentadoras Adriana Pax e Maria do Céu entrevistam o advogado Sérgio Pessoa, Secretário da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/PE e Conselheiro de Direitos Humanos.

SÁBADO
A manhã com produções da sociedade civil começa com o Vozes Inclusivas, às 8h. Em debate estão projetos de inclusão para pessoas cegas, indo de declarações de imposto de renda a desfiles carnavalescos com audiodescrição. O programa convida o secretário de tecnologia e acesso à informação da ONCB, Milton Carvalho, diretamente de Petrolina. Conta-se, também, com entrevistas exclusivas de Filipe Oliveira, com dois medalhistas de ouro em Tóquio: Ricardinho, do Futebol de Cegos, e Gabrielzinho, da natação. E ainda, vai rolar muita música popular brasileira e notícias de inclusão e acessibilidade.

Na sequência começa a Faixa Infantil da emissora com o Cantando e Brincando Nas Ondas do Rádio a partir das 9h, para mandar ideias interessantes para a criançada, envolvendo o tema Publicidade Infantil. O programa foca nos papais e mamães, que devem tomar cuidados específicos ao expor suas crianças às propagandas abusivas e ao consumo exagerado. Para somar na conversa, a educadora financeira Rosana Almeida responde às dúvidas dos ouvintes sobre como usar o dinheiro de maneira prática frente ao consumo excessivo. No papo do dia, participa o grupo musical infantil Bandalelê, que traz informações sobre seus shows e músicas dançantes para a garotada. 

Às 10h, o clima é de muita luta. O Palavras no Ar convida a ativista e socióloga do SOS Corpo Carmen Silva, que enfrentou várias lutas para defender suas companheiras trabalhadoras rurais. Além da conversa com Carmen, o programa inclui muita música e os recadinhos da La Ursa Mensageira.

Em seguida, às 10h30, temos o É Conversa de Criança, Sim! Nesta edição, o programa aborda a temática do amor e suas complexidades, falando da liberdade desse sentimento e das famílias formadas a partir dele.

Ao meio-dia, o Hora do Close entra em ação para debater sobre lideranças LGBTQIA+ e a importância da existência delas em empresas e comunidades, juntamente com seus fatores históricos. No quadro “Dicionário Pajubá”, debate-se o significado da palavra “babadeira”, seguindo com o “Cine Fechação” e uma recomendação do filme “The Boys in The Band”. No “Dá Teu Close”, Juliana Carvalho é a nossa convidada, seguindo com o “Super Close” e o som das cantoras Liniker e Priscila Tossan.

Às 15h é hora de viajar com o Andei Meio Mundo, que faz sua viagem com destino a El Salvador em busca de sua história, cultura e música. No quadro” Mundinho Latino” tem notícias e músicas em dose dupla de Tainy, Becky G, Christian Nodal e Blessd. Vamos receber Felipe Original para bater um papo sobre sua versão para “Gasolina” de Daddy Yankee no quadro Dale, que traz as versões originais traduzidas do espanhol para o Brega Pernambucano.

Às 19h, a programação esquenta com o Forropodó. No quadro “Forropodó Entrevista” a lendária banda Mastruz Com Leite comenta sobre os 31 anos de carreira. O programa também recebe a mente por trás da criação do forró eletrônico, Emanuel Gurgel,  fundador da banda Mãe do Forró e de outros conjuntos clássicos, como Cavalo de Pau. Além de falar sobre a própria carreira, Emanuel comenta sobre visões empreendedoras para o mercado forrozeiro do nordeste.  

DOMINGO
O domingo tem início com o programa Frequência Natural, às 8h da manhã. O Frequência convida Samarina Fernandes e Mirella Ribeiro para apresentarem o coletivo Plante com Ciências, que objetiva buscar soluções ambientais através de lições ecopedagógicas.

O LAB 101 chega em seguida, às 9h, apresentando o Podcast Umbucast com o episódio "Alô Terezinha", que conta a trajetória de vida de Chacrinha. O episódio é desenvolvido pela Rádio Cordel - Projeto de Extensão do Grupo de Mídias Sonoras do Núcleo de Design e Comunicação, do Centro Acadêmico do Agreste, da UFPE.

De 10h ao meio-dia, o Batucada agita a programação com Leci Brandão, Beth Carvalho, Gerlane Lops, Zeca Pagodinho, Grupo Raça e muito mais. A homenagem do dia vai para o grupo Sensação, grande nome do pagode nacional dos anos 80.

Ao meio-dia, tem Tabaquice Nossa, seguindo das faixas instrumental e musical para embalar o início da tarde. 

A partir das 15h, o Som da Liberdade vem com uma voz potente do Uruguai: Rubén Olivera. Uma das músicas mais conhecidas dele é “A redoblar”, composta em 1979 com Maurício Ubal e que até hoje embala os movimentos de resistência no país. O programa traz uma entrevista exclusiva com o próprio cantor.

O Obriganza Experiência começa às 19h, nos proporcionando uma viagem experimental através da música de Veronica Cerrota. Ambiências, conversas e sons da natureza fazem parte destes registros, contando ainda com uma entrevista exclusiva de Verônica para o programa. 

Para terminar o fim de semana, o último programa é Pesado, trazendo o que há de mais novo em 2022 dentro do Heavy Metal, o programa carrega muito bate papo e lançamentos recentes dentro do gênero.

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM ou pelo nosso site. 


Compartilhe