Programação da 101.5 celebra o Julho das Pretas

02.07.21 - 16H31
julho das pretas

Campanha discute a luta contra o genocídio das pessoas pretas (Imagem: Julho das Pretas / Divulgação)

Por Giovanna Lira

Em um país onde é necessária a constante busca pela manutenção de direitos, cada vez mais vemos grupos marginalizados tendo suas vozes caladas e sua participação invisibilizada. A Frei Caneca FM tem como missão ser um espaço onde vozes plurais podem falar sobre sua realidade e expor seus desafios e, reiterando esse princípio, no mês de julho a rádio pública do Recife participa da campanha Julho das Pretas, conscientizando para a luta da mulher preta no Brasil.

Principais vítimas de homicídio, as mulheres pretas também são as mais afetadas pela violência obstétrica e, durante a pandemia, são a maior parcela nos dados de violência doméstica. Apesar disso, não é só suas dores que representam esse grupo. Criadoras de arte, pesquisadoras, cientistas, advogadas, cada vez mais elas ocupam os espaços no qual suas existências foram negadas e abrem as portas para que outras possam chegar, não sem dificuldades, mas cada vez mais unidas e conscientes de seus papéis.

Participando dessa iniciativa, durante todo o mês de julho a programação da Frei Caneca FM integra a causa. Já sendo comum a presença das mulheres negras na grade, a emissora pública entende a necessidade de potencializar essas participações durante este mês, tornando-a quase exclusiva na programação e em sua faixa de entrevistas, convidando mulheres que são referência em sua área de atuação para debates e conversas.

No BR-101.5, apresentado por Gabriele Alves de segunda a sexta-feira, a partir das 9h da manhã, veicula duas entrevistas por semana com mulheres pretas da área da cultura, música, artes cênicas e literatura, a partir das 11h. Dentre elas, as baianas Margareth Menezes e a Cronista do Morro. No quadro Papo de Artista, veiculado às quartas, Manoel Constantino entrevista, ao longo do mês, Jadion Santos, criadora do Coco das Mulheres e Naná Sodré, atriz do grupo O Poste.

Para falar de autocuidado e bem estar, Priscila Xavier entrevista nas segundas, ao meio-dia, apenas mulheres pretas no TPM - Tempo Para Mim. A primeira convidada é Aline Oliveira, mentora em desenvolvimento pessoal.

Todas as terças e quintas, o programa Salada Pop, apresentado por Nice Lima, também integra este recorte e as convidadas falam sobre cidadania e direitos humanos, a partir das 14h. Carlita Roberta participa na próxima semana falando sobre o evento Abayomi - Encontro das Mulheres Pretas da Cultura Popular.

No Mulher na Caneca, nas sextas, ao meio-dia, Clareana Arôxa e Inamara Mélo batem papo apenas com mulheres pretas, para tratar de temas como política e feminismo. E todos os domingos, às 10h, o Batucada, comandado por Iara Lima, terá um bloco musical especial com mulheres pretas presentes no samba, e no dia 25, o programa é completamente voltado à estas mulheres.

Dia Internacional da Mulher Negra Afro Latina Americana e Caribenha

Para o 25 de julho, Lorena Fragoso, Chefe de Programação, prepara 24 horas de seleção musical composta apenas por artistas pretas para prestigiar a data. Entre as artistas que integram a programação, estão Nina Oliveira, Preta Rara, Dona Ivone Lara, Uana Mahin, Xenia, Dona Glorinha do Coco, Lia de Itamaracá, Jup do Bairro, Majur, Ellen Oleria, Mayra Andrade e Rihanna.

Você pode acompanhar pela 101.5 FM ou pelo nosso site.

SOBRE O JULHO DAS PRETAS

O Julho das Pretas é uma campanha de conscientização, ao mesmo tempo que é uma celebração dessas mulheres diversas, com histórias e realidades diferentes, mas que a sociedade agrupa através da cor de sua pele em estigmas iguais e que, assim, passam a compartilhar vivências comuns de discriminação e racismo. A ação foi criada em 2013, pelo Odara – Instituto da Mulher Negra, e comemora o 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Afro Latina Americana e Caribenha, voltando-se para o fortalecimento da ação política coletiva e autônoma das mulheres negras nas diversas esferas da sociedade.

Em sua nona edição, neste ano o evento apresenta o tema "Para o Brasil Genocida, Mulheres Negras apontam a Solução" e discute as táticas históricas e persistentes de tentativa de extermínio da população negra e indígena realizadas pelo governo e pessoas com poder econômico. Por meio de uma programação extensa, movimentos e entidades se reúnem em agendas de atividades para debater o tema.