ícone face twitter instagram

Primeira marcha das mulheres indígenas e série sobre Educação são destaques da semana

12.08.19 - 10H37
Dorinha (Nawá), da tribo Pankará. Crédito da imagem: ERIC GOMES.
Dorinha (Nawá), da tribo Pankará. Crédito da imagem: ERIC GOMES.

 

Esta semana Brasília recebe duas grandes manifestações: a 1ª Marcha das Mulheres Indígenas, que, entre outros compromissos, participam de encontro com as ministras do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber e Cármen Lúcia; e a 6ª edição da Marcha das Margaridas. E a rádio pública do Recife acompanha os desdobramentos. 

Direto da capital federal, dentro do TPM - Tempo Para Mim,  às 12h, Maria das Dores dos Santos Silva, em português, ou Nawá, na língua indígena, "que significa 'o ar, a força encantada'", primeira cacique da tribo Pankará, que fica na Serra do Arapuá, sertão pernambucano, falará da mobilização nacional a partir dessa segunda (12). O programa abordará ainda os benefícios da dança do ventre com a professora, bailarina, Moon Mother e Terapeuta Holística, Simone Shahyd.

Também na programação desta segunda, dentro da semana que se comemora o dia do estudante, você confere reportagens especiais ao longo de nossa programação. Uma produção que contou com depoimentos de professores, estudantes, pesquisadores, especialistas que falam sobre “Educação: Cenários e Perspectivas”, “Diversidade no Ensino Superior” e “Inclusão e Cursos Voluntários que Preparam para o Ensino Superior”.

Ainda nesta segunda-feira (12), a partir das 14h, o Salada Pop vai destacar o uso da música como instrumento pedagógico, entrevistando o professor de história João Andrade, do projeto Gandavo Cantando Histórias. E na quinta-feira (15) o Pastor Henrique Vieira, vem falar do seu livro “O amor como revolução”.

Já no “Debates Culturais” do Revista Difusora, bate um papo sobre acessibilidade num  passeia pelos os processos de inclusão social nos museus e instituições culturais, os diversos tipos de acessibilidade, os dispositivos utilizados, como aplicativos, legendas, maquetes táteis, até a mediação sociocultural das pessoas com deficiência. Estarão com Junior Black, Artur  Mendonça (Produtor Cultural e Prof. do Instituto do Cegos), Jaqueline Martins (Intérprete de Libras) e Roberto Cabral (Pessoa com deficiência visual).

Seguindo o clima estudantil, na segunda-feira, às 20h, o Toca o Terror traz filmes ambientados em escolas e universidades. Há dicas de clássicos como "Até o Vento tem Medo" e "Noite de Formatura" até obras mais recentes como "Confissões" e "Prova Final".


Compartilhe