ícone face twitter instagram

A prática de esportes na terceira idade em foco no Mundo Esportivo

20.09.20 - 19H27
terceira idade e exercícios

Imagem: Reprodução/Internet

Os benefícios dos exercícios físicos na terceira idade são o tema do programa Mundo Esportivo, que vai ao ar às 8h da quarta (23). O programa traz uma entrevista com a Bacharel em Educação Física, Patrícia Oliveira, que além de apontar benefícios e a necessidade dos idosos praticarem exercícios, ainda desfaz um mito de que idosos não devem fazer exercícios de força.

Na segunda (21), às 8h, o Solta o frei aproveita o mote do Dia Mundial Sem Carro, comemorado no dia 22 de setembro, e expõe os benefícios de andar de bicicleta para o bolso do usuário numa conversa com Aluizio Câmara, artista plástico, museologista e, claro, ciclista. Ao meio-dia, o TPM traz uma entrevista com a psicóloga Edna Ferreira Lopes, que fala sobre vergonha. À noite, o Toca o Terror (20h) traz dicas de filmes do gênero que você pode encontrar nas plataformas de streaming.

Na terça (22), o programa Labor (8h) traz uma análise de João Pedro Stédile, do MST, sobre a alta do preço do arroz e outros alimentos no Brasil. Ao meio-dia, o Mamas, Minas e Manas conversa com educadora e contadora de histórias negras Roma Júlia e a idealizadora, fundadora e diretora do primeiro clube de literatura antirracissta por assinatura no país, Mirtes Santos. O tema: Narrativas negras, a  importância da literatura e da representatividade para a construção da autoestima. Às 20h, o programa Revista Brasil de Fato Pernambuco convida a agitadora cultural, Paulinha Menezes, que fala sobre um projeto de incentivo à leitura, integração artística, cultural e ambiental com base em uma biblioteca comunitária. Esse projeto é a Livroteca Brincante do Pina, que fica na comunidade do Bode; e também traz o podcast Agora Pronto, produzido pelo Brasil de Fato Ceará e que entrevista Maria de Jesus dos Santos Gomes, dirigente estadual do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST) pelo Setor de Educação para falar sobre a campanha “Volta às aulas na pandemia é crime”. Às 21h, o Virtuosi no Ar continua celebrando os 250 anos do compositor Ludwig van Beethoven. O programa também é dedicado ao compositor Astor Piazzolla.

Quarta (23), às 8h, tem Mundo Esportivo, que debate a prática do esporte na terceira idade em uma conversa com a Bacharel em Educação Física, Patrícia Oliveira. Ao meio-dia, o programa Vozes do Campo e da Cidade debate a importância com a saúde mental para as mulheres durante a pandemia com a terapeuta holística Juliana Lins e a psicóloga Juliana Carvalho. Também traz dicas das mulheres rurais do sertão do Araripe para fortalecer a imunidade por meio de alimentação saudável. Às 20h, o Vozes de Cor faz uma homenagem à cantora Zezé Motta. Na sequência, às 21h, o Panela do Jazz traz a segunda e última parte da série com o pianista Amaro Freitas, um dos maiores e mais bem-sucedidos músicos da cena instrumental e do jazz que Pernambuco já viu.

Quinta (24) tem Programa Entre, às 8h, apresentando uma entrevista com a urbanista e diretora da ONG Habitat, Socorro Leite. Ao meio-dia o Gênero Cinematográfico segue o mote da Independência do Brasil, para debater questões ligadas à ressignificação do termo independência tanto no Brasil quanto em Cabo Verde. Neste programa participam do debate a poetisa e realizadora audiovisual caboverdiana, Artemisa Ferreira e a historiadora e pesquisadora pernambucana, Cibele Barbosa, que trataram sobre o legado da Independência nos dois países e o impacto na vida social, cultural e política das mulheres. Às 21h, no programa Cena do Mundo, a jornalista Verônica Pessoa faz uma jornada pela música inglesa, que passa por Beatles, Elton John, Queen e vai até os jovens Sam Smith e Adele.

A sexta (25) começa com o Frevo – Bastidores da Música, às 8h. O programa traz uma entrevista com o compositor, arranjador, instrumentista e ensaísta Maurício Carrilho e o pernambucano, arranjador, professor e bandolinista Marco Cesar, que falam sobre Choro Frevado e outras obras do compositor e exímio cavaquinhista Antônio da Silva Torres, mais conhecido como Jacaré. Às 21h, o programa Baile Diamante Negro preparou uma seleção especial de músicas garimpadas ao longo do tempo e do espaço e te convida para um rolê aleatório.

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM no aqui no www.freicanecafm.org.


Compartilhe