ícone face twitter instagram

Mulher Na Caneca celebra aniversário

29.07.21 - 16H01
Mulher na caneca

Da esquerda para direita: Inamara Mélo, Clareana Arôxa, Cláudia Parente. Foto de Andréa Rêgo Barros (Arquivo/PCR)

 

Por Giovanna Lira

Enriquecendo a Faixa Mulher da Frei Caneca FM, nesta semana o Mulher na Caneca completa três anos no ar! O projeto teve seu início com um quadro de 15 minutos, duas vezes na semana, dentro do programa Salada Pop, até expandir para um hora de programação, encontrando sucesso na faixa da sexta-feira que, pré-pandemia, era ao vivo. Apresentado por Inamara Mélo e Clareana Arôxa, com Cláudia Parente como comentarista, além de ampliar o debate de gênero na Comunicação Pública e fortalecer as vozes de diversas mulheres, o programa busca aproximar temas da política para o nosso dia a dia.

"O Mulher na Caneca é uma experiência incrível. Já entrevistamos diversas mulheres maravilhosas. Aprendemos bastante a cada programa. Tentamos traduzir a política para que as mulheres entendam a importância de estar presente nos mais diversos espaços de poder, para discutirmos feminismo, aproximar o feminismo das pessoas, para mostrar que é um movimento legítimo, necessário para transformar o mundo", comenta a produtora e apresentadora Clareana Arôxa. "É sensacional trabalhar na rádio, fortalecer um espaço que é a Faixa Mulher, espaço de muita resistência, com vozes de mulheres dentro da comunicação, cada uma do seu jeito. Tenho muito orgulho do programa, estamos sempre abertas para discussões, pautas. E que venham mais anos."

Nesta sexta (30), ao meio-dia, a reforma política eleitoral está no centro do debate do programa em entrevista com a jornalista e co-fundadora do Meu Voto Será Feminista, Juliana Romão. Fundo eleitoral, voto impresso, distritão, semipresidencialismo, transparência de gastos públicos, partidos políticos e democracia são alguns dos assuntos esmiuçados pelas apresentadoras Clareana Arôxa e Inamara Mélo. No último bloco, o avanço da pauta antiaborto no Congresso, o aumento dos registros de armas no Brasil e o ataque contínuo do presidente Jair Bolsonaro à imprensa entram na rodada de notícias da semana.

SEXTA (30)

O BR-101.5 começa às 9h da manhã, com música, cultura e informação. A partir das 11h, Gabriele Alves entrevista o Barbarize, ​​duo de afropop de Recife, formado por Yuri Lumin e Bárbara Espíndola; em pauta está o álbum visual SobreVivências Periféricas. O disco fala sobre a realidade da dupla e dos demais moradores da ​​Comunidade do Bode, em uma mescla de bossa nova, funk, trap e rap.

No mesmo dia, o cantor e compositor Lazzo Matumbi, que completa 40 anos de carreira, participa do programa Giro Nordeste. Conhecido como "A Voz da Bahia" e por reforçar a importância da ancestralidade negra em suas músicas, Lazzo acaba de lançar o nono disco da carreira, intitulado “ÀJÒ”. A palavra de origem yorubá, para algumas etnias africanas significa "jornada". No disco ele traz as experiências, reflexões e acolhimentos de sua trajetória e tem as participações de Larissa Luz, Luedji Luna, do maestro Bira Marques e do rapper BNegão. A atração semanal começa às 16h, e entrevista personalidades nordestinas e nacionais com a participação de jornalistas das emissoras públicas de TV e rádio do Nordeste.

SÁBADO (31)

Às 10h da manhã, o Forró Para Todos apresenta uma seleção musical com os principais nomes do gênero. Nesta semana o ouvinte aprecia o som de nomes como Dominguinhos, Gilberto Gil, Trio Nordestino, Chiquinho do Acordeon, ​​Livardo Alves e Jackson do Pandeiro.

O Baião de Dois desta semana, às 16h, tem um bloco especial dedicado às cirandas. Tendo a Ilha de Itamaracá como referência, alguns historiadores afirmam que o ritmo popular em Pernambuco surgiu na ilha inspirado nas ondas do mar. Sendo assim, a seleção musical está repleta de interpretações de Lia de Itamaracá, considerada a mais célebre cirandeira do Brasil. Além disso, festejando a música regional Nordestina, o programa traz composições de Reinaldo Costa, Juvenal Lopes, Caio Padilha e muito mais.

DOMINGO (01)

O LAB 101, espaço dedicado às produções universitárias, às 9h da manhã, apresenta o episódio nove e dez do projeto Vozes Giselistas: as contribuições de Gisela Swetlana Ortriwano ao radiojornalismo e à comunicação, série de programas que reconstitui a trajetória de Gisela Ortriwano, professora da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e uma das maiores especialistas em rádio do Brasil. Os dois episódios trazem depoimentos de Lígia Maria Trigo de Souza, jornalista da Universidade de São Paulo, vice coordenadora e pesquisadora do grupo de pesquisa em Comunicação, Jornalismo e Mídias Digitais (COM+) da USP e que, durante o mestrado, foi orientada pela professora Gisela Ortriwano. 

O Batucada, às 10h, traz um bloco especial da cantora Ana Costa homenageando Martinho da Vila. A sambista carioca com 25 anos de carreira interpreta grandes clássicos do cantor através de seu álbum Pelos Caminhos do Som. Além disso, Iara Lima ainda traz uma seleta musical com Leci Brandão, Fundo De Quintal, Grupo Terra, entre outros.

O Amplifica anima as tardes de domingo com shows de artistas locais e do Brasil. Nesta semana tem apresentação da Banda Eddie. O grupo olindense composto atualmente por Fábio Trummer (voz e guitarras), Alexandre Urêa (percussão e voz), Andret Oliveira (trompete, teclados e sampler), Rob Meira (baixo) e Kiko Meira (bateria), é conhecido por misturar o rock com gêneros musicais como o frevo, o samba, o reggae e a música eletrônica, sendo considerada um dos principais grupos responsáveis pela renovação do frevo. O show é transmitido a partir das 16h.

Às 19h, o Reviva convida para um show de Karynna Spinelli, grande representante do samba em Pernambuco. Seus trabalhos misturam o batuque afro, maracatu e o ritmo do qual é conhecida. A cantora tem dois álbuns de estúdio e 20 anos de carreira, além de ser uma fomentadora da cultura local, fundando o Clube do Samba do Recife, no Morro da Conceição e ajudando a ampliar espaços para a Mesa Autoral de Samba de Pernambuco, um coletivo de compositores e cantores. 

Toda a programação está disponível pela 101.5 FM ou aqui em nosso site.


Compartilhe