ícone face twitter instagram

Magnitude do Rio Capibaribe é tema do Frequência Natural deste domingo (12)

10.11.23 - 07H45
Rio Capibaribe
Foto: Divulgação/Internet


Por Beatriz Guglielmelli

Neste domingo, a rádio pública do Recife exibe o último episódio da terceira temporada do Frequência Natural! O programa tem como objetivo difundir os princípios da agroecologia através de entrevistas, músicas e colunas, apresentando as iniciativas que acontecem na cidade e trabalhando assim a difusão dos saberes da agroecologia, principalmente a partir do recorte do âmbito urbano.

Esta edição é totalmente dedicada ao Rio Capibaribe, um dos maiores rios que percorre o estado, com 240 km de extensão. Sendo de grande importância econômica, histórica e cultural para Pernambuco. O programa está recheado de informações e é embalado por canções dedicadas a este importante rio. Imperdível! 

O Frequência Natural vai ao ar neste domingo (12), a partir das 8h, você pode sintonizar pela 101.5FM ou aqui pelo nosso site.  

SEXTA
Nesta sexta-feira (10), às 8h, no Viajando na Música, Babi Jaques e Lasserre, a dupla de artistas nômades que mora num motorhome, continua o passeio musical pela música do extremo Oeste Paulista. No quadro "Brasil Profundo", dedicado a cenas do interior do Brasil, tem a participação do músico, compositor, luthier e produtor cultural Rafael Costa, conhecido como Jesus, que faz parte da banda Mocambo Groove da produtora Som na Linha. No quadro "Jam Viajada", tem um experimento musical, reunindo gravações com músicos de diferentes lugares do Brasil para gerar um fonograma inédito e a criação de uma canção com Vânia Borges (BAM) da cidade de Cardoso (SP) e Aishá Lourenço de Olinda (PE). Ainda ouviremos o Fruto, Duo Sessions com Fernanda Guerra, Vamo Vovó, Mocambo Groove e Manoeltu.

Às 14h, Manoel Constantino entra em cena com o Papo de Artista! Neste espaço sempre conhecemos um pouco mais da história e da obra de algum grande artista da cena cultural pernambucana. Essa semana, o papo é com a cantora Marcela Souza. 

SÁBADO
Neste sábado (11) tem mais Faixa Infantil! Às 9h, o último programa do Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio, da quarta temporada na Frei Caneca FM, vem desejar saúde e paz para todas as crianças. O tema deste sábado é: Viver bem. O programa fala da importância do cuidado com a saúde das crianças, começando por uma boa alimentação e com muito movimento, como esportes, exercícios físicos e muita dança. A bacharel em Educação Física, Personal Trainer e especialista em tratamento de lesões, Érika Castro, é a convidada do quadro “Telefone com fio”, ela fala sobre a importância da prática de exercício físico pelas crianças, inclusive em academias. E ainda, tem um depoimento dos filhos da Tia Érika, o Murilo e o Vitor Castro, que já seguem uma rotina de exercícios acompanhados por um profissional. O programa está recheado de canções especiais para movimentar o corpo, além de uma canção de despedida que fala de amizade. No “Papo do Dia” tem a presença da nutricionista e especialista em alimentação infantil, Bárbara Godoy, do Cepoma, o Centro de Educação Popular Mailde Araújo, em Brasília Teimosa. O papo é sobre o melhor alimento para as crianças e ela ainda ensina uma receita de brigadeiro, feito com casca de banana. Essa edição deseja a todas as crianças e famílias, um final de ano cheio de saúde, energia e alegria.

E às 10h, no Arruaça, em mais um dia de brincadeiras de fazer rádio, Graça e as crianças são descobertas por Gustavo Cabrera, integrante da Rádio Comunitária Aconchego, que conversa sobre fazer rádio e como funcionam as rádios comunitárias. Ainda chegam Pri Oliveira e Saci, também da Rádio  Aconchego, para falar mais da história deles com a rádio. E lá de Nova Olinda (CE) vem Ana Luiza do programa Submarino Amarelo falando como faz seu programa de rádio junto com as crianças.

Mais tarde, às 16h, o Aldeias e Quilombos conta a história do Grupo de Capoeira e Quilombo Herança De Angola e da família que fundou o espaço e se formou pela paixão pela capoeira. Localizado na zona rural de Olinda, em 2004 nasce o quilombo no local onde Sérgio Santos dava as aulas de capoeira. No início, teve o nome de Grupo de Capoeira Espirito De Angola, descendente de um grupo do Rio Grande do Norte. Quatro anos depois, o grupo e o quilombo passaram a se chamar Herança de Angola. 

Às 19h, o Soy Loco Por Ti, mais uma produção da Educadora FM, da Bahia, traz toda a fortuna sonora da música latinoamericana, em suas expressões histórica e contemporânea.

DOMINGO
Neste domingo (12), às 8h, o Frequência Natural apresenta uma edição especial dedicada ao Rio Capibaribe.

Às 10h, Iara Lima traz muito samba no Batucada! Nesta semana, o programa faz uma homenagem ao cantor, compositor e ator Thiago Martins . E ainda, o ouvinte confere músicas de Grupo Terra, Elis Regina, Fabiana Cozza, Revelação, Jorge Aragão, Elza Soares e muito mais!

Às 16h, o Redescobrindo um Quilombo aborda um tema que deveria ser ultrapassado, mas permanece sendo o mais atual. O programa traz reflexões acerca da relação entre o racismo, a história colonial e manutenção deste na contemporaneidade, bem como seus enfrentamentos diante da luta quilombola. 

Em seguida, às 17h, no Almanaque da Aconchego a jornalista Martihene Oliveira; o estudante de Rádio, TV e Internet, Kennedy Lacerda; e o  comunicador popular Gus Cabrera falam como o programa foi pensado, debatem as nuances da comunicação independente e também rememoram os aprendizados desta segunda temporada. 

Mais tarde, às 20h, o Virtuosi no Ar fala sobre as obras para orquestra sinfônica executadas no Festival Virtuosi.

Ao longo do fim de semana você ouve essas e outras produções na rádio pública do Recife. Toda a programação pode ser ouvida pela 101.5 FM ou pelo nosso site, no player localizado no canto superior direito.


Compartilhe