Vozes de Cor estreia minisérie sobre as damas do Samba

25.10.20 - 13H16
Foto: Internet

Clementina de Jesus é a primeira dama do samba apresentada em minisérie do Vozes de Cor.

No Vozes de Cor desta semana estreia uma pequena série de Mulheres do Samba. Serão 4 edições dedicadas às damas do samba que influenciaram e abriram caminhos para outras artistas. No 1º episódio, que vai no ar na quarta (28), às 20h, o canto negro de Clementina de Jesus, a Rainha Quelé. Dona de uma voz potente, ela começou sua carreira musical com mais de 60 anos, cantando jongos, curimas e cantos de trabalho, repertório da cultura popular que fazia parte da sua memória musical.

Na segunda-feira (26), às 8h, tem Solta o Frei, expondo a relação entre a bicicleta e a construção para uma cidade mais sustentável, em uma conversa com Caio Scheidegger, gerente de Inovação do Porto Digital, gestor ambiental e fundador da startup Navegue. Às 11h, o TPM - Tempo Pra Mim fala sobre autoestima. À noite, 20h, o Toca o Terror foca no Halloween, já que muitos serviços de streaming começaram a colocar mais obras de horror em seu catálogo. Dentre as novidades que surgiram, neste programa a equipe comenta sobre produções como "A Maldição da Mansão Bly", "A Vastidão da Noite" e "O Halloween do Hubie". Logo após, às 21h, o Direitos Humanos em Debate discute a relação entre Arte e Direitos Humanos, e traz outras questões, como a importância da arte nestes tempos de pandemia e a crise vivida pelo setor em 2020, debatidas pelo cantor e compositor, Josildo Sá, o produtor cultural, Renato Bandeira, e o artista plástico e grafiteiro, Francisco Bonny.

Na terça, o Labor (8h) fala sobre o aumento no preço da cesta básica, a fome e a falta de segurança alimentar, numa conversa com Reginald Xavier, secretário geral do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Pernambuco (CONSEA), e com Paulo Mansan, dirigente do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e coordenador do projeto Mãos Solidárias, uma iniciativa do MST. Às 11h, tem Mamas, Minas e Manas que traz o tema "A Criança e o Direito à Cidade". Uma cidade que acolhe as crianças é uma cidade para todes, mas, como as cidades recebem as crianças? E as mães, como é transitar pela cidade com filhos e filhas? O que as cidades ganham com a presença das crianças? Participam do programa a idealizadora do empreendimento social Mais Lindeza, Gabriella Vasconcellos, a militante feminista e mãe de três, Julliane Alves, e a coordenadora do Programa Direitos da Criança e do Adolescente do Cendhec, Katia Pintor.

Ainda na terça, às 20h, o Revista Brasil de Fato PE conversa com o presidente do Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (CEPAN) e pós-doutor em Biologia, Severino Ribeiro, sobre queimadas na caatinga, as suas causas e consequências, e a importância da proteção da vegetação. Também tem a Radinho BDF que adentra florestas do pantanal para conhecer sua biodiversidade. E às 21h, o Virtuosi no Ar continua a celebração dos 250 anos do compositor Ludwig van Beethoven, além de abordar a versatilidade do acordeon e como ele pode ser incorporado na música clássica.

Na quarta (28), às 8h, o Mundo Esportivo fala sobre preconceito no esporte, numa conversa com a jogadora de vôlei, Tifanny Abreu, que fala da própria experiência em busca de respeito dentro e fora das quadras. No segundo bloco do programa ainda comentam sobre casos de preconceito que mancham o esporte mundo afora. À noite tem Panela do Jazz que entrevista o guitarrista, Fred Lira, e a flautista Cecília Pires, às 21h. Residentes em Paris desde 2013, o casal tem dado continuidade aos seus estudos acadêmicos, entre mestrados e doutorados, nas áreas da filosofia da música e da etnomusicologia, contemplando o jazz contemporâneo e a música popular brasileira.

Quinta (29), às 11h30, o Fala, Mina mergulha no universo do futebol para mostrar que mulher também pode entender do assunto e conta com a participação da jornalista palmeirense, Daniele Oliveira, e também da Elaine Pudyn, que é torcedora de carteirinha do São Paulo. Elas falam como começaram a se interessar por futebol e o que pensam de comentários sexistas sobre entender do esporte. À noite, no programa Recife Lo-Fi, Zeca Viana garimpa o álbum “Fogo na Terra”, lançado em 1983 pela banda recifense, pioneira do reggae no Brasil, o Grupo Karetas. Além disso, traz uma seleção de música independente de Pernambuco e do Brasil com Cassio Sette, Cassiola, Babi Jaques e Lasserre feat Sofia Freire, Paulo Inda & Os Rickenbackers, Supervão, Gentrificators, Eletroselvagem, Maéve Oliveira e Joana Knobbe.

Sexta (30), às 8h, tem Frevo - Bastidores da Música, com a música Formigueando, homenagem do Maestro Forró ao Maestro Ademir Araújo, conhecido como Maestro Formiga. A conversa entre eles dá pano pra manga. E às 21h, o Baile Diamante Negro conta a trajetória do rapper carioca Gustavo de Almeida Ribeiro, mais conhecido como Black Alien, que começou a cantar no início dos anos 90 como vocalista do grupo Speed Freaks, ao lado de Speed Rodriguez.