ícone face twitter instagram

Voz Indígena: série de podcasts produzidos por alunos indígenas da UnB no ar neste sábado (18) no Lab 101

14.04.20 - 11H04
dois homens com camiseta amarela. o homem a esquerda sorri e faz um joinha com a mão, o homem a esquerda está semideitado.

Cristian Wari'u e Helder Rabelo, criadores do Voz Indígena (foto: acervo pessoal)

No próximo domingo (19) é comemorado o Dia do Índio, data de conscientização sobre as causas indígenas. Em meio a diversas ações de luta e resistência, o Lab 101 traz o projeto Voz Indígena, série de podcasts produzidos por alunos da Universidade de Brasília. 

Os dois primeiros episódios do podcast serão veiculados na Frei Caneca FM nos dias 18 e 25 de abril, sempre às 18h. O Voz Indígena é resultado de um projeto extensão da UnB, produzido integralmente por estudantes indígenas. 

"Nossa temática era tentar conversar com indígenas, mostrar seus trabalhos, sejam artísticos ou sociais. Dar voz a lutas e causas que as pessoas estivessem a frente", explica Helder Rabelo de Araújo, estudante de jornalismo pela UnB e um dos fundadores do podcast. Helder pertencente ao povo Kambeba da região do Alto Rio Solimões do município de Amaturá no Amazonas. Seu colega de projeto e também fundador do podcast, Cristian Wari'u Tseremey'wa, é estudante de comunicação organizacional pela UnB e assessor da Federação dos povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso. 

Cristian pertence ao povo Xavante, situado na região conhecida como vale do Araguaia, Terra Indígena Parabubure no Mato Grosso. Em paralelo, ele é criador do canal do Wariu, que já soma mais de 180 mil visualizações no Youtube

O podcast já tem ouvintes em mais de 15 países, entre eles Brasil, Espanha, Portugal, Reino Unido e França. Os próximos episódios, ainda sem data definida por conta das medidas de prevenção do novo coronavírus, podem ser conferidos no Spotify e Soundcloud.

Lab 101

O Lab 101 é o espaço da Frei Caneca Fm especialmente dedicado para difusão de trabalhos produzidos dentro das universidades. O programa existe porque enxergamos a necessidade de divulgar e mostrar para mais pessoas, para além do âmbito acadêmico, as produções universitárias. 

Estudantes de todo o país podem enviar seus trabalhos produzidos dentro dos cursos de comunicação.

Se você é estudante, produziu algo na faculdade e quer mandar para o programa, preenche esse formulário! As produções podem ser ficcionais ou informativas, com tempo e conteúdo livres. Vem participar da Frei Caneca Fm! Para outras informações, o nosso e-mail de contato é o lab101.freicanecafm@gmail.com 

O LAB 101 vai ao ar todos os sábados, às 18h. Para ouvir, basta sintonizar na 101.5 ou acompanhar aqui pelo nosso site. 


Compartilhe