ícone face twitter instagram

Saúde, fortalecimento da cidadania e dos direitos civis em pauta

26.08.19 - 08H49
Visibilidade Lésbica

Uma nova temporada de interprogramas começam a ir ao ar esta semana na Frei Caneca FM. A partir desta segunda, saúde, direito do consumidor, cultura e história estarão em pauta ao longo da programação na sua rádio pública. Começando a semana, o professor de doenças infecciosas da Faculdade de Medicina da UFPE e pesquisador da  Fiocruz, Paulo Sérgio Ramos, falará dos cuidados na prevenção e a necessidade da vacina para conter o ressurgimento do sarampo. No área do direito do consumidor, a importância de pesquisar os preços antes de comprar. 

Dia 29 de agosto é o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica e durante toda a semana a Frei Caneca FM traz o tema para debate, para a programação musical e para as entrevistas. Três programas da Faixa Mulher também abordam a temática. O TPM - Tempo Pra Mim, fala, na segunda (26), ao meio-dia, sobre o autocuidado destas mulheres. As convidadas são Ana Paula Melo, professora de saúde coletiva da UFPE, militante feminista do Fórum de Mulheres de Pernambuco e Articulação de Mulheres Brasileiras, e Malu Aquino, jornalista, ativista e assessora de comunicação da Rede Nacional de Lésbicas e Mulheres Bissexuais Negras Feministas (Candaces). 

Durante toda a semana, das 14h às 16h, o Salada POP trará blocos musicais com cantoras lésbicas como Juliana Perdigão, Maria Beraldo, Simone, Mart’nália, Josyara, Ellen Oléria, Ekena, entre outras. A seleção é de Lorena Fragoso. 

Também na segunda-feira, o Revista Difusora, no ar das 16h às 19h, aborda o tema “Art-ivismo: a produção da existência lésbica”. Estarão presentes no debate a rapper e poeta, Jessica Caetano (por telefone), a MC e ativista, Rayssa Dias, e a cientista social e coordenadora do Bloco da Diversidade, Irene Freire.

Quarta-feira (28), na Faixa Mulher, o Vozes do Campo e da Cidade reprisa o programa Mulheres LBTs - Lésbicas, Bissexuais e Transexuais. As convidadas são a DJ, Riana Uchôa, e a produtora cultural e realizadora de audiovisual, Isa Santos. Por telefone, participa a jovem agricultora Hérica Janaína, da Pastoral da Juventude Rural. O programa traz ainda uma poesia mais do que especial da colaboradora Dani Bento.

Na quinta-feira, é a vez do Mulher Faz Política Todo Dia abordar a temática com Rivânia Rodrigues, militante do COMLESBI (Coletivo de Lésbicas e Mulheres Bissexuais de Pernambuco) para falar sobre os dados relacionados ao lesbocídios e outras violências sofridas por mulheres lésbicas no Estado.

 

Faixa das 20h

No Toca o Terror desta segunda-feira (26) serão discutidas as antologias de filmes de horror, histórias extraordinárias que são conectadas por diferentes diretores ao longo do tempo. Na terça, uma conversa com o sociólogo Cajá, ex-preso político do período da Ditadura Militar no Brasil sobre os 40 anos da Lei da Anistia é o destaque da Revista Brasil de Fato. A Faixa Especial da quinta traz um especial com cantoras lésbicas. Encerrando a semana, o Músicas de Sexta bate um papo com Evandro Sena, a cabeça por trás de um dos lugares mais icônicos, inquietos e importantes para a cena musical do Recife hoje: O Iraq. 

 

Fim de Semana

Às 8h45 da manhã o Palavras no Ar conta a clássica história francesa "Chapéuzinho Vermelho". Quem ouve essa história e conversa com a apresentadora Márcia Cruz é Emerson Pontes, artista plástico, educador e ilustrador. Às 10h tem Pagode, Futebol e Batucada com os destaques do futebol e do pagode do ano de 2001. No ano que marca 30 anos de ausência de Luiz Gonzaga, o Lab 101 exibe o radiodocumentário Gonzagão: Uma História Por Muitas Vozes, dos estudantes Sergio Oliveira, Mariane Leão, Devanise Mendes, Danilo Marques e Nathan Santos do Curso de Jornalismo da Uninassau, às 18h. Os destaques desse sábado (31) no Manguetronic são o novo disco do cantor e compositor pernambucano Graxa, intitulado "E os camarões boiavam sob a superfície da sopa", e a coletânea Jambú e os míticos sons da Amazônia, reunindo o melhor da música do Pará. Tem ainda o novo single de Elza Soares, “Libertação”, e Karina Buhr, tudo isso às 21h.

O domingo (01) começa com Batucada e uma homenagem para o Fundo de Quintal, a partir das 10h da manhã. Além do grupo você curte canções de Dona Ivone Lara, Zeca Pagodinho, João Nogueira, Mumuzinho e mais. No bloco autoral pernambucano ouvimos Karynna Spinelli, Paulo Perdigão, Belo Xis, Balanço Black e Grupo Terra. Já o Interdependente - música e conhecimento fala sobre o Pantanoso Fest. O evento acontece no dia 7 de setembro, no Darkside Studio, e reúne as bandas pernambucanas de metal Dom Lodo, Slowner e Brutal Order. Você curte entrevista com integrantes e músicas dos grupos, às 20h. Logo em seguida, às 21h, o Audio Mundi desse domingo fala da cantora norte americana Blossom Dearie. A voz mínima, tida pelo crítico Whitney Balliiet, da revista The New Yorker, como algo que “mal consegue ser ouvida no segundo andar de uma casa de bonecas” na verdade denotava alguém especial.

Você pode conferir toda a programação pelo 101.5 FM ou pelo nosso site.


Compartilhe