ícone face twitter instagram

Rolê REC'n'Play discute vida noturna do Recife no MangueBeat

16.09.19 - 14H10
A jornalista Lorena Calabria participa do Rolê REC'n'Play.

"O evento Eu Toco Recife - A Noite da Cidade nos Anos 90 terá a participação da jornalista Lorena Calabria, do designer e professor H.D Mabuse e do DJ Dolores”l Foto: Maria Teresa Arruda.

Quais os impactos da cultura no desenvolvimento econômico de uma cidade? Em que medida as transformações promovidas por uma cena musical que ativa bares, casas de shows e vários outros atores, gera impacto na cadeia produtiva da música? É partindo dessa perspectiva e tomando como referência um dos momentos de maior ebulição cultural vivido pelo Recife, a década de 1990 e o movimento MangueBeat, que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife (SDECTI) e a rádio Frei Caneca FM promovem mais um encontro do Eu Toco Recife, na próxima quinta (19), às 19h, no Auditório do Apolo 235, do Porto Digital.

A atividade é mais um Rolê REC'n'Play, série de eventos com o objetivo de instigar para o Festival REC'n'Play, que será realizado entre os dias 02 e 05 de outubro no Bairro do Recife. A mediação do debate será comandada pelo gerente de Programação da Frei Caneca FM, Patrick Torquato. 

A mesa "Eu Toco Recife - A Noite da Cidade nos Anos 90" vai reunir a jornalista Lorena Calabria, o designer e professor de filosofia H.D Mabuse, e Hélder Aragão, o DJ Dolores. Cada um deles, a seu modo, vivenciou e colaborou, de forma ativa, na construção da cena: jornalista cultural, Lorena Calabria apresentou, na década de 1990, o programa Metrópolis, na TV Cultura; Mabuse atuou como designer, não-músico e DJ, assim como Dolores, que além de iniciar suas incursões na música eletrônica, também atuou no período como designer. 

"A proposta do debate é analisar, pelo viés econômico, um dos momentos mais representativos da cultura da nossa cidade, que até hoje reverbera, seja na estética ou na formação da nossa identidade. A partir do entendimento dos cenários do movimento MangueBeat, e de como ele não só difundiu a nossa cidade mundo afora, mas gerou um forte impacto local, a gente espera retirar lições e apontamentos para o momento atual", explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Calheiros.

Próximos passos - Este é o segundo encontro do Eu Toco Recife, ação integrada entre a SDECTI e a Frei Caneca FM, que busca, a partir da mobilização de artistas, donos de casas noturnas, bares e boates, produtores culturais, dentre outros integrantes da cadeia produtiva da música, tratar a atividade artística como um vetor de negócios e ativação econômica. Além do Rolê do dia 19, o Eu Toco Recife também participará do Festival REC'n'Play, no dia 02 de outubro.

Serviço:
Rolê REC'n'Play
Eu Toco Recife - A Noite da Cidade nos Anos 90

Mesa com Lorena Calabria, H.D Mabuse, Renato L e DJ Dolores
Mediação: Patrick Torquato, Frei Caneca FM
Quinta, 19/09, às 19h - Auditório do Apolo 235
Entrada gratuita


Compartilhe