ícone face twitter instagram

Regras para a aposentadoria, esporte, música clássica e contemporânea em pauta

10.08.20 - 07H18
panela do jazz

A bandolinista e cantora Bia Villa-Chan (Foto: Reprodução/Internet)


Começando a semana, o programa Solta o Frei se debruça sobre a legislação de trânsito, particularmente nos aspectos que dizem respeito à bicicleta. O advogado e cicloativista Guilherme Jordão é o convidado, tirando dúvidas sobre o Código de Trânsito Brasileiro nesta segunda (10), às 8h.

Desde os primórdios do cinema, o horror e as histórias de ficção científica já davam as caras. Nesta segunda, o Toca o Terror analisa as primeiras produções do gênero que foram concebidas durante o período em que os filmes eram mudos. O professor e pesquisador acadêmico, Rodrigo Carreiro, ainda conversa com a equipe sobre as obras de destaque desta época e como se deu a transição para o cinema que conhecemos hoje em dia.

As regras da Nova Previdência entraram em vigor no dia 13 de novembro de 2019, com a publicação da emenda constitucional 103. A Nova Previdência, promulgada pelo Congresso Nacional traz uma série de modificações nas idades de aposentadoria, tempo mínimo de contribuição, regras de transição para quem já é segurado, entre outras. Este é o tema do Labor desta terça-feira (11), às 8h. 

No Revista Brasil de Fato Pernambuco, às 20h, a entrevista é com a atleta olímpica e secretária Executiva de Esportes do Recife, Yane Marques, que relembra a época dos treinamentos no pentatlo, fala sobre as condições de treinamento dos atletas no Brasil e a importância política e social do esporte. Também tem mais um episódio da série o Brasil Profundo, com Marco Túlio Pereira. Às 21h, é a vez de apreciar a música clássica com o Virtuosi no Ar. Nesta edição você ouve música erudita de compositores populares pernambucanos: Capiba, Maestro Duda e Clóvis Pereira.

Torcer para um time do qual somos apaixonados é muito bom, mas quando a torcida é excessiva podemos nos deparar até com agressões dentro e fora dos estádios. Nessas horas, as torcidas organizadas acabam entrando em pauta. Por isso, elas são o tema do Mundo Esportivo de quarta-feira (12), que traz um apanhado sobre alguns casos de violência, além de uma entrevista com o jornalista Filipe Farias, às 8h. O Panela do Jazz chega às 21h, entrevistando a bandolinista e cantora, Bia Villa-Chan, uma das revelações da música popular pernambucana e, atualmente, a principal representante das instrumentistas femininas no estado. Ela iniciou sua carreira profissional há apenas dois anos e já dividiu palco e gravações com artistas de peso, como Alceu Valença e Armandinho Macedo.

Quinta-feira (13) o programa Recife Lo-Fi recebe, às 20h, um dos novíssimos nomes da cena recifense, o cantor e compositor Cassiola, em um bate-papo sobre sua trajetória artística, produção no período de quarentena, e o seus primeiros singles. Além da entrevista tem muita música independente de Pernambuco, do Brasil e do mundo com Sargaço Nightclub, Jonatas Onofre Quarteto, Bule, Exotica (Argentina), NoctVillains (SP), ElectroBromance (PB) e Bia e os Becks (PI). Às 21h, o Cenas do Mundo vai para Cuba. A jornalista Veronica Pessoa leva o programa à ilha de Che Guevara e Buena Vista Social Club. História, política e músicas dessa ilha caribenha que tem artistas como o saudoso Ibrahim Ferrer e a jovem Daymé Arocena, além das divas da música mundial, Omara Portuondo e Celia Cruz.

O Baile Diamante Negro chega às 21h para animar a noite de sexta-feira (14), viajando pelos países de língua portuguesa para mostrar as diferentes facetas do rap em Portugal, Cabo Verde, Angola e Moçambique. O programa apresenta artistas que estão se destacando, a exemplo de Capicua, Helio Batalha, Yannick Afroman e Azagaia, entre outros. 

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM ou pelo nosso site.


Compartilhe