Privatização de bancos públicos brasileiros mobiliza discussões

12.04.21 - 07H17
No fundo da imagem, uma agência da Caixa Econômica Federal em destaque, à frente, pessoas passam apressadas.

Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por Kauana Portugal

A terça-feira (13) começa cedo na 101.5 FM, com o episódio inédito do Labor. A partir das 8h, o programa fala sobre a ameaça de privatização dos bancos públicos brasileiros, e discute as intenções do governo federal ao privatizar instituições como a Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Como convidados, o bancário e tesoureiro da Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE), Fabiano Moura, e Suzi Rodrigues, presidenta do Sindicato dos Bancários de Pernambuco.

SEMANA

Nesta segunda-feira (12), às 8h, o Solta o Frei vai ao ar com o tema mobilidade ativa e gênero. Com as discussões iniciais, sobre como lidar com marcadores sociais que determinam seu lugar no trânsito e no cicloativismo, o episódio conta com a participação de Yanca Lima. Ela é associada da Ameciclo, graduada em Economia Doméstica e licenciada em Dança.

Mais tarde, ao meio-dia, o TPM - Tempo pra Mim, conversa sobre luto com a psicóloga Fernanda de La Torre. O programa, comandado por Priscila Xavier, é transmitido ao vivo pelo facebook  da Frei Caneca FM e também pela 101.5 FM.

Ainda na segunda-feira, às 18h, o Escola do Futuro na Rádio veicula novas aulas do Travessia para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). As aulas são transmitidas diariamente, de segunda à sexta-feira, das 18h às 19h. Às 20h, o Toca o Terror aborda a temática da representatividade negra no cinema, e convida a produtora de conteúdo, Tati Regis, para acrescentar ao debate, que é pertinente e atual.

Às 21h, também em episódio inédito, o Direitos Humanos em Debate discute o papel das Comissões de Direitos Humanos da Câmara e do Senado. Como convidados, o deputado federal Carlos Veras e o Senador Humberto Costa.

Na terça-feira (13), às 12h, o Mamas, Minas e Manas amplifica as narrativas negras e fala sobre a importância da literatura e representatividade para a construção da autoestima. Para esta conversa, o programa recebe a educadora e contadora de histórias negras, Roma Júlia, e a fundadora e diretora do primeiro clube de literatura antirracista por assinatura do país, Mirtes Santos.

No Revista Brasil de Fato PE, às 20h, o ouvinte confere uma discussão sobre o impacto da ausência de demarcação territorial na vida dos povos originários do Brasil. O episódio conta com os comentários de Daniel Maranhão Ribeiro, assessor jurídico do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) da regional Nordeste. Em seguida, às 21h, o Virtuosi no Ar dedica o programa ao pianista e compositor, Chopin.

Quarta-feira (14), o Mundo Esportivo abre a programação, às 8h, e apresenta a realidade da pessoa com deficiência (PCD), no meio esportivo. No primeiro bloco, Débora Laryne conversa com o coordenador da Associação Desportiva para Deficientes Físicos, Sileno Santos. Além disso, as origens das práticas esportivas para PCD, histórias inspiradoras e um pouco da legislação sobre o tema.

No Vozes do Campo e da Cidade, ao meio-dia, as histórias de imigrantes e ações sociais que acolhem e ajudam estas pessoas. À noite, a partir das 20h, o Vozes de Cor reprisa a série Mulheres no Samba, que dedica quatro episódios do programa às damas do samba, que influenciaram e abriram caminhos para outras mulheres. Neste primeiro episódio, o canto negro de Clementina de Jesus, a Rainha do Quelé.

O Panela do Jazz, às 21h, retoma a primeira parte de uma série de dois programas com o pianista Amaro Freitas, um dos maiores e mais bem-sucedidos músicos da cena instrumental e do jazz que Pernambuco já teve notícia.

Quinta-feira (15), o Programa Entre conversa com o ator Pedro Wagner. Às 12h, Cynthia Falcão recebe, no Gênero Cinematográfico, a cineasta Julia Katharine, primeira mulher trans a ter seu filme exibido em circuito comercial. A artista  se considera um farol para outras mulheres trans se inspirarem e seguirem seus caminhos de sucesso, acreditando que é possível trilhá-los.

O Fala, Mina!, às 12h30, aborda a questão do assédio no local de trabalho, temática que mobiliza mulheres de todas as áreas. Para conversar sobre o tema, Luciana Camargo, que traz relatos sobre os diferentes tipos de assédio que sofreu em seu antigo emprego e conta como isso a afetou. Às 21h, o Cenas do Mundo viaja para a Nigéria, e faz o ouvinte dançar ao som do afrobeat de Fela Kuti e Burna Boy.

Na sexta-feira (16), às 8h, o Frevo - Bastidores da Música traz emoção para o seu início de dia. Quem abre o programa é a narração do professor, filósofo, poeta, cineasta e escritor Jomard Muniz de Britto, com áudio extraído do filme “Trajetória do Frevo”, roteirizado e dirigido por Fernando Spencer, um curta-metragem de 1987.  Além disso, Alessandro Guedes também conversa sobre o processo criativo da elaboração das performances de Valéria Vicente, passista e doutora em Artes Cênicas, Maria Flor, multiartista que trabalha com a música em diálogo com a dança, e Otávio Bastos, passista e professor.

À noite, a partir das 20h, o Músicas de Sexta apresenta uma seleção musical para descomprimir do cotidiano, com Erasmo Carlos, Ana Frango Elétrico, Arctic Monkeys e outros. Para finalizar a programação, às 22h, a seleção musical dançante e animada do Paredão.

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM no Recife ou pelo nosso site.