Podcast faz uma conexão com a diáspora africana contemporânea

27.08.20 - 16H16
Foto: Jonas Bengtsson | https://www.flickr.com/jonasb | Esta imagem está sob uma licença Creative Commons CC BY 2.0

O ano de 2020 vai entrar para a história, entre outras coisas, como o ano em que povos do mundo inteiro saíram às ruas contra o racismo, gritando a plenos pulmões que vidas negras importam. Aqui no Brasil, o segundo país com população negra do mundo, essa semana o Tribunal Superior Eleitoral deu mais um passo para tentar diminuir o enorme abismo que existe entre brancos e pretos, com o financiamento proporcional a candidatos negros.

O quarto episódio do “Conexões Telúricas”, embarca numa viagem no tempo e no espaço para tentar entender como funciona a Diáspora Negra na contemporaneidade. Para tanto, conversa com o sociólogo e ativista paulista, Alex André Vargem.

No bate papo, Maíra Brandão e Camerino Neto investigam se existe um diálogo entre a situação dos migrantes e refugiados de África de hoje e africanos trazidos à força há mais de 500 anos. A resistência, os processos de abandono e de tentativa de branqueamento da população brasileira, as diferenças das diversas culturas e etnias.

São discutidas ainda a identidade dos afro-brasileiros, as agendas de luta e o modo de ver o sagrado. Alex traz também a vivência de mais de 18 anos estudando e convivendo com africanos e faz um painel específico da luta dos povos de África que vivem na maior capital brasileira. A conversa dura 50 minutos e é pincelada por trechos de músicas negras, garimpadas por Lorena Fragoso.

Ficha Técnica | Episódio #4 – Diáspora Africana
Concepção, pesquisa, roteiro, edição e apresentação – Maíra Brandão e Camerino Neto
Finalização – Flávio Rodrigues
Pesquisa Musical - Lorena Fragoso