Podcast "Conexões Telúricas" traz outros pontos de vista

10.07.20 - 07H54
Maíra Brandão e Camerino Neto, jornalistas, estreiam o podcast Conexões Telúricas.

Os jornailstas Maíra Brandão e Camerino Neto estreiam o podcast Conexões Telúricas

Essa semana, algo de novo, entrou no ar na web. Enquanto todos nós nos vimos obrigados a fazer isolamento social, e cada um procurou viver da forma mais produtiva possível o seu “novo normal”, dois jornalistas, que estão gestores na Frei Caneca FM, iniciaram o projeto do primeiro podcast da emissora pública do Recife. A ideia inicial era usar a possibilidade de conexão com qualquer parte do mundo para bater papo sobre assuntos considerados desconhecidos, para a maioria da população, mas que têm despertado interesse em muita gente. Com essa missão, Maíra Brandão e Camerino Neto, que já trabalharam juntos em alguns projetos, saíram a campo, sempre virtualmente, para elencar pautas.

Daí surgiu o “Conexões Telúricas”, série de 12 episódios, que terão cerca de uma hora de duração, e serão disponibilizados entre os meses de julho e dezembro de 2020, período que marca, para muitos, a entrada na tão esperada Era de Aquário. No primeiro mês, a dupla se debruçou sobre assuntos na linha que se costuma chamar de mais mística. Assim, o episódio de estreia trouxe uma conversa pra explicar a energia telúrica, que de acordo com o dicionário se refere à terra.

Pra costurar essa ideia, Maíra e Camerino convidaram o jovem Lucas Pirani, cineasta por formação e espiritualista por convicção, que se auto denomina “um eterno estudante que ama aprender e compartilhar conhecimento”. Enquanto em 1600, um dos mais icônicos personagens de William Shakespeare, o príncipe dinamarquês, Hamlet, imortalizou a frase “Há mais mistérios entre o céu e a terra do que sonha sua vã filosofia", em 2020, aos, 24, Lucas parece buscar respostas para esses mistérios no seu canal do Youtube, Rubi Cósmico, que conta com alguns milhares de seguidores.

Ele conta  que usa a transdisciplinaridade, sem  pudor ou  preconceito,  juntando o espiritual e o científico pra entender o universo elencando possibilidades que consigam tornar os seres humanos mais plenos. O podcast tem pesquisa, roteiro, edição e apresentação por Camerino Neto e Maíra Brandão, vinheta produzida por Lucas Brandão, trilha original de Cláudia Holanda e Fernando Morello (Cipoada do Vento), e finalização de Flávio Rodrigues.

O segundo episódio, que estará disponível a partir do dia 16, nas principais plataformas de podcast e aqui no nosso site, atravessou o oceano para conhecer a paranormal baiana, atualmente morando em Portugal, Halu Gamashi. Ela, que é um dos poucos casos conhecidos no ocidente de um fenômeno físico onde os chakras abriram no corpo, falará das funções desses pontos nas pessoas.

Mas não só do intangível vive o “Conexões Telúricas”. Para o mês de agosto já estão em fase de produção mais dois bate papos: um primeiro sobre a atual condição dos povos tradicionais no Brasil e uma reflexão sobre a diáspora negra. Outros assuntos como o poder das redes sociais nas mudanças de comportamento e fontes de energias renováveis estão na mira dos jornalistas.

Para Maíra Brandão, produzir o podcast foi um ótimo desafio surgido durante o período de distanciamento social. "Já vínhamos trocando muitas ideias sobre o significado desse momento que estamos vivendo, em termos existenciais, coletivos, individuais, e ter a possibilidade de pesquisar mais a fundo sobre temas e abordagens que consideramos interessantes, fazer as conexões e colocar pro mundo esses diálogos, tem sido muito enriquecedor", comentou a jornalista.

Já Camerino Neto completa dizendo que “Em nenhum momento o podcast se propõe a trazer verdades absolutas, ou respostas prontas. Muito pelo contrário: a nossa intenção é levantar questões, num bate papo despretensioso, que pode despertar a curiosidade de algumas pessoas para determinados assuntos”.

Nessa linha, todos os episódios trarão na descrições parte das fontes utilizadas na conversa e que podem e devem estabelecer outras conexões, para além da Terra, entendendo que o universo oferece infinitas possibilidades.

Episódio 1 - Energia Telúrica com Lucas Pirani

Serviço: