ícone face twitter instagram

Lab 101 destaca em abril lutas e conquistas dos povos indígenas

31.03.21 - 17H28
ecoa maloca

Foto: acervo pessoal . Parte da equipe do Ecoa Maloca. Da esquerda para a direitaDaniela Tukano e Edinho Firmo, e as Professoras Juliana Sangion e Germana Barata. 

 

Programa que vai ao ar aos domingos na Frei Caneca  divulga o projeto Ecoa Maloca, produzido no Labjor da Unicamp

Por Nice Lima

 

Os meses de abril são especiais na programação da rádio pública do Recife. Como sempre acontece desde que a emissora iniciou sua programação diária e informativa, tem privilegiado o espaço de expressão de vários grupos sociais e buscado o diálogo e o lugar de fala desse público, o que se reflete na programação musical, interprogramas e programas diários e semanais da Frei Caneca.

Entre a população indígena no Brasil, a oralidade é uma marca profunda e o rádio tem um papel especial, não só porque alcança rincões do vasto território nacional, mas também porque oportuniza espaço de expressão dos povos originários. Quando os diálogos sobre essa produção de mídias sonoras acontecem nos territórios e nos espaços formais de educação, geram uma oportunidade de ampliar o público que pode ter acesso a essas produções. Na Universidade de Campinas – uma das mais referenciadas do país – isso é levado a sério, tanto que desenvolvem no Laboratório de Jornalismo, o Labjor, o projeto Ecoa Maloca, uma série de podcasts que envolve na produção estudantes indígenas e temáticas que se relacionam ao universo dos povos originários. Foi esse importante projeto que o Programa Lab 101 (domingo, às 9h) escolheu veicular no mês de abril como forma de chamar a atenção para a valorização do povo indígena. “Sabemos que hoje, conteúdos em áudio são um dos mais buscados pela audiência, dos mais variados temas e assuntos. Entendo, portanto, que essa parceria entre Rádio e Podcast pode fortalecer ambos e contribuir para a comunicação em geral. Apesar de se tratar de formas distintas de produção e veiculação de conteúdos, elas não são excludentes de maneira alguma. A diversidade do podcast aliada à potência de comunicação do rádio contribui muito para uma comunicação mais democrática”, destaca a Profa Juliana Sangion, Jornalista na Unicamp, Doutora em Multimeios, e uma das coordenadoras do projeto, junto com a Coordenadora da Especialização em Jornalismo Científico da Unicamp, Germana Barata.

Durante os domingos de abril, através do Ecoa maloca, no Lab 101, o público vai conhecer mais sobre espaço do indígena nas universidades; línguas indígenas, astronomia indígena, e como os índios estão lidando com a pandemia. Para conhecer mais sobre o Ecoa Maloca tem o site do projeto e, em abril, às 9h, no Lab 101 nas boas ondas dos 101.5 FM da rádio pública do Recife, aplicativo da Frei Caneca e no nosso site.

 


Compartilhe