O envelhecimento das mães é pauta no último “Mamas, Minas e Manas” da temporada

22.02.21 - 12H14
Na ilustração, vê-se uma mulher idosa, de cabelos grisalhos, sendo erguida por duas mãos. Ao fundo flores coloridas e um céu estrelado, com uma meia lua em destaque.

Ilustração: Luísa Rivera

Por Kauana Portugal

Nesta terça-feira (23), ao meio-dia, o Mamas, Minas e Manas, programa que integra a Faixa Mulher da emissora, se despede da temporada na rádio pública. O encontro traz a psicóloga clínica, Kátia Brandão, e a geriatra, Alicia Martinez, para uma conversa sobre o momento em que as mães precisam de cuidado e não mais ocupam o papel de cuidadoras. “Este é o lugar de perceber, de tirar essa mãe do lugar de total perfeição e aos poucos ir acolhendo esse olhar mais humano”, comenta Kátia Brandão. A conversa é mediada por Janaína Serra.

Na segunda-feira (22), também ao meio-dia, a Faixa Mulher apresenta o TPM - Tempo pra mim. Priscila Xavier recebe a personal trainer, Aline Valdo, para um bate-papo sobre a saúde do corpo e da mente. Mais tarde, às 21h, o Direitos Humanos em Debate discute a memória dos fatos que aconteceram durante a ditadura militar, e questiona o porquê da Justiça de transição no Brasil não ter promovido o direito à memória, à verdade, à reparação e à reforma das instituições do Estado.

Quarta-feira (24), o Vozes do Campo e da Cidade, também da Faixa Mulher, encerra a temporada com uma conversa atual e necessária sobre os desafios das mulheres que trabalham como entregadoras de aplicativos para ganhar o pão e sustentar a família. As convidadas, Jaqueline Albuquerque, de 22 anos, e Andressa Silva, de 24, contam sobre os “corres” da vida para dar conta da carga intensa de trabalho no delivery.

Ainda durante o episódio, Juneia Batista, representante da CUT Nacional, comenta sobre a precarização das condições de trabalho, enquanto a professora Simone Freitas conceitua o termo “uberização”, e as questões que circundam a prestação de serviços mediada pela tecnologia.

Na quinta-feira (25), a Faixa Mulher começa às 12h30, com o Fala, Mina. Nesta edição, o programa conta com a participação de duas mulheres que são donas de casa, mães solo, e trabalham fora. As convidadas são Loide de Oliveira e Celia Maria, que expõem suas rotinas, colocando em pauta o dia a dia da mulher sobrecarregada, devido às múltiplas jornadas de trabalho.

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM ou pelo nosso site.