ícone face twitter instagram

Novembro de mais parcerias no Lab 101

29.10.20 - 17H14
Podcast Observantropologia

Podcast ligado ao Observatório Antropológico da UFPB surgiu na quarentena e tem colaboradoras da UFPB, UFRN e USP

Com as facilidades tecnológicas e o interesse por produção de áudio, muitas iniciativas têm surgido nas universidades do país ligadas à produção de podcasts e, mesmo vivendo um momento de distanciamento social por conta da pandemia da Covid-19, isso não representou um empecilho. As mídias sonoras têm entusiasmado inclusive estudantes, pesquisadores que não são da área de Comunicação Social. Doutorandas e Mestrandas ligadas às Universidades Federais da Paraíba, do Rio Grande do Norte e da Universidade de São Paulo conhecem bem essa realidade, elas são colaboradoras do Podcast Observantropologia, que surgiu como estratégia de produção e divulgação científica nas Ciências Humanas, em especial na Antropologia, ligado ao Observatório Antropológico da UFPB, coletivo que atua no enfrentamento dos efeitos da Covid-19 na Paraíba. E durante os domingos de novembro, o Lab 101 (domingo, às 9hs) vai veicular episódios do Observantropologia, com grande variedade de abordagens.

Buscando repensar as pesquisas acadêmicas e como elas foram atravessadas pelo isolamento provocado pela disseminação da Covid-19, as pesquisadoras Camilla Iumatti Freitas, Stephanie Sacco e Patrícia Pinheiro idealizaram o projeto através de plataformas de Podcast. 

O Observantropologia tem dois quadros fixos, o Pílulas Antropológicas - em que são convidadas especialistas que possam contextualizar as suas pesquisas com a emergência da Covid-19 - e o Antropologia a Conta-Gotas -  destinado a pesquisadoras/pesquisadores em formação, que passam por um momento de repensar seus trabalhos. Em busca de experimentações sonoras e ampliação de possibilidades de ir além dos muros da academia, o Podcast Observantropologia formatou um quadro complementar, chamado Pop-Up, mais fluido e sem uma temporalidade pré-estabelecida.

Auxiliando a equipe de produção, há uma equipe de edição, com a participação de Anatil Maux de Souza, Glauco Machado e Thiago Oliveira. As artes são elaboradas por Thiago Oliveira.

Na primeira temporada, o Observantropologia produziu 16 episódios. 5 deles você vai conferir a partir de 1 de novembro no Lab 101. Muito bacana perceber o interesse de estudantes e pesquisadores de cursos variados em produção de áudio e oferecer um espaço no rádio público para difundir essa produção é fundamental para estimular ainda mais esse interesse.

É estudante e curtiu a ideia de também divulgar a sua produção em áudio na Frei Caneca FM? Então vai no card do Lab 101 aqui no site e veja o passo a passo de como enviar a sua produção para a gente veicular. Em caso de dúvidas, é só mandar um e-mail para lab101.freicanecafm@gmail.com.


Compartilhe