ícone face twitter instagram

Na Boleia passeia pelo projeto Pequenezas no BR-101.5

11.03.24 - 08H53
A cantora Isaar empresta a voz ao projeto Pequenezass

(A cantora Isaar empresta a voz ao projeto Pequenezas Foto: Divulgação Oficina Francisco Brennand)

Por: Manuele Mendes

Dia 12 de Março é aniversário das cidades irmãs Olinda e Recife que completam 489 e 487 anos respectivamente. Berços culturais que saltam os olhos e demonstram sua rica história através da arquitetura, gastronomia, política e nas expressões artísticas características como o Frevo, o Maracatu, o Coco de Roda, entre outros.

Em celebração a data, a Frei Caneca FM preparou uma programação especial neste 12 de março, nesta terça-feira, o BR-101.5, com Gabriele Alves transmite o quadro Na Boleia, a partir das 9h, com episódio gravado na Oficina Francisco Brennand, localizado no Bairro da Várzea, no Recife, acompanhando a exposição sonora do Projeto Pequenezas. 

O Pequenezas traz uma experiência ao público que, o acessar QR codes em plaquinhas espalhadas pelos espaços ao ar livre, pode escutar personagens — interpretadas por cantoras, atrizes, atores e cantores da cena cultural pernambucana — que ressignificam espaços e monumentos. 

O Na Boleia tem como proposta visitar os equipamentos culturais de Recife para levar aos ouvintes os projetos artísticos expostos, com depoimentos dos responsáveis artísticos. 

Os programas podem ser acompanhados pela 101.5 FM, através do nosso site ou pelo Youtube.

SEGUNDA (11)

Às 9h da manhã você já tem encontro marcado com o BR-101.5,  no comando de Gabriele Alves, levando os ouvintes pelas estradas da cultura. Na faixa de entrevista, às 10h, tem bate-papo com a banda Quintal do Mundo, para falar do álbum de estreia ‘’ESPAÇOTEMPO’’

No horário do almoço, ao meio-dia, o Calor da Rua é com Luizy Silva sobre as doenças da tireoide, responsável pelo metabolismo, crescimento e desenvolvimento de cada indivíduo com a médica endocrinologista Ana Carla Montenegro.

Às 14h, no TPM - Tempo para Mim, Priscila Xavier convida Eliane Caldas, astróloga que é figura carimbada do programa, para uma conversa sobre as energias reservadas para 2024. 

A partir das 17h, tem Relicário ao vivo, trazendo leveza e beleza para o seu fim de tarde, de segunda a sexta-feira, com prosa e poesia na companhia de Janaína Serra nas ondas da Frei Caneca FM.

TERÇA (12)

Nesta terça-feira, no aniversário de Recife e Olinda, às 9h, o BR-101.5 transmite o quadro Na Boleia, na Oficina Francisco Brennand, para acompanhar a transmissão sonora do Projeto Pequenezas. A conversa é com Milla Serejo, coordenadora do projeto e educadora da Oficina Francisco Brennand.

Ao meio-dia, no Calor da Rua, Manoel Constantino entrevista o historiador e turismólogo Braulio Moura para debater acerca do aniversário, Recife e Olinda, contando histórias, causos e curiosidades sobre as cidades irmãs.

Às 14h, Janaina Serra comanda o Mamas, Minas e Manas, e para o programa dessa semana, a entrevista é com a parteira Edileusa da Silva, que trabalha atuando na gestação, parto e pós parto, considerada Patrimônio Vivo do Recife.

Às 17h, o Relicário comemora o dia do bibliotecário, data que surgiu em homenagem ao nascimento de Manuel Bastos Tigre, considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil, e relembra a importância desta profissão que é responsável pelo gerenciamento das bibliotecas, catalogação e indexação de obras.

QUARTA (13)

Na faixa das 10h, no BR-101.5, Gabriele Alves tem bate-papo com equipe de mulheres do filme ‘’Leoas’’, documentário que trata da contribuição feminina ao longo da história do Maracatu Nação Leão Coroado, fundado em 1863 e o mais antigo maracatu em atividade no Brasil. 

No início da tarde, às 12h no Calor da Rua, Alex Carvalho debate com o Cientista e professor Rodrigo Carmo, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, e integrante da Resiclima, sobre a devastação da Amazônia, com modificações no bioma, e morte da floresta, chamada de ponto de não-retorno

No Relicário desta quarta-feira, às 17h, Janaina Serra recebe a editora e fundadora da Editora Cubzac e do selo infantil Barquinho, Débora Echeverria, para o quadro Leituras de Cabeceira

QUINTA (14)

O BR-101.5 desta quinta-feira convida Renata Pimentel e Carol Lima, diretoras e roteiristas do curta-metragem ‘’Velcro’’, que está com campanha aberta de financiamento coletivo. Além desse trabalho, a dupla faz parte do coletivo audiovisual Fenda, engajado em questões de gênero e mulheridade. O bate-papo é as 10h. 

Ao meio-dia, no Calor da Rua, Janaína Serra entrevista o Auditor-Fiscal e Delegado da Receita Federal do Recife, Carlos Eduardo da Costa Oliveira, sobre o Imposto de Renda

No final da tarde, às 17h, o Relicário tem a companhia de Janaína Serra e no quadro Sessão de Cinema, Alex Carvalho apresenta filmes nacionais dirigidos por mulheres.

SEXTA (15)

Fechando a semana, às 10h no BR-101.5, Gabriele Alves recebe a banda O Quartinho para falar sobre seu álbum de estreia ’Desencontro’’

No Calor da Rua desta sexta-feira, Diego Oliver entrevista Clara Aguiar, especialista em educação financeira da Serasa, para debater sobre o Dia do Consumidor, a conversa é ao meio-dia

O Papo de Artista entra em cena às 15h com Manoel Constantino, e traz como convidada desta edição a dançarina Nina Sousa, pessoa com deficiência, rainha do carnaval de Recife em 2023 e a única representante pernambucana no campeonato brasileiro de dança esportiva, do qual é tetracampeã.

Encerramos a grade semanal com Relicário, às 17h, uma ode à beleza e à leveza, com apresentação de Janaína Serra, temáticas envolvendo literatura, música, trechos de filmes e memórias. Participe com a gente através do nosso Whatsapp: 

Ao longo da semana você ouve essas e outras produções na rádio pública do Recife. Toda a programação pode ser ouvida pela 101.5 FM ou pelo nosso site, no player localizado no canto superior direito.

 


Compartilhe