Divulgado o resultado do Edital Complementar da Frei Caneca FM

10.12.18 - 09H42
aprovado

Nove novos projetos integrarão a programação a partir do próximo ano

A programação da Frei Caneca FM vai ganhar uma turbinada em 2019. Foi publicada no sábado (08) a relação dos nove programas aprovados no Edital Complementar de Ocupação da Grade de Programação da Frei Caneca FM. O processo seletivo teve as inscrições abertas em setembro, no intuito de preencher o tempo disponibilizado para a sociedade civil participar da programação da emissora.

Os programas abordam temáticas variadas, mas prometem muita música para diferentes gostos, já que seis dos nove projetos pretendem difundir informações, histórias e composições da música mundial, do que é produzido atualmente em Pernambuco, da cultura negra, além do samba e do reggae. Destaque para a categoria "Mulher", que teve três iniciativas inscritas e aprovadas, propondo uma abordagem sob um ponto de vista de empoderamento feminino, a partir de diferentes perspectivas.

Os programas serão veiculados na 101.5 FM no primeiro semestre de 2019, em calendário a ser definido juntamente com os proponentes dos projetos. A próxima etapa da seleção será uma reunião com cada um, para apresentar as considerações elaboradas pela Comissão de Avaliação e Seleção e discutir os possíveis ajustes nas propostas e na grade de programação, a fim de evitar a repetição dos conteúdos e possíveis falhas técnicas.

Conheça um pouco das propostas aprovadas no Edital:

1. Audio Mundi
Audio Mundi é um programa que se destina a apresentar ao público em geral músicas e artistas de vários países e continentes em sua diversidade de expressão, fugindo do que tradicionalmente é apresentado sob o rótulo de "World Music".
Proponente: Willana Clara Almeida
Categoria: Música do Mundo

2. Caneca Boogie
O programa de rádio Caneca Boogie será um espaço dedicado à chamada "música negra", especialmente o "funk" e "soul", gêneros dançantes, emocionais e afirmativos. O programa pretende difundir a expressão artística saída dos guetos e que ganhou o mundo com nomes como Marvin Gaye, Stevie Wonder e Aretha Franklin. Já diria James Brown: "I'm black and I'm proud!" (Sou negro e tenho orgulho).
Proponente: Tomas Alves Souza
Categoria: Música e cultura negra

3. Interdependente - música e conhecimento
O projeto tem a música como âncora e aborda assuntos ligados ao conhecimento em geral, comportamento, educação, cidadania, direitos humanos, espiritualidade, saúde, ciência e outras artes. O principal objetivo do Interdependente é tornar a difusão do conhecimento mais acessível e prazerosa, usando a música como base, em especial, aquela produzida em Pernambuco.
Proponente: Adelson Rogério Luna
Categoria: Música Contemporânea de Pernambuco

4. Mamas, Minas e Manas
De caráter feminista, propõe repercutir questões que discutam a equidade entre os gêneros, ressoando também a produção feminina no campo da música e da literatura, especialmente em Pernambuco, além de resgatar e enaltecer o feito de mulheres que fizeram história no Estado e divulgar serviços gratuitos direcionados às mulheres. Cada edição terá um tema central que será explorado nos blocos do programa.
Proponente: Janaína Serra da Costa

5. Manguetronic
Manguetronic é um programa de rádio que, desde 1996, na sua versão online, coloca em prática um preceito básico do movimento Mangue: o de reforçar o diálogo da música pernambucana em toda sua diversidade com a produção do resto do Brasil e do mundo. A proposta é levar aos ouvintes tanto a riqueza de nossas cenas artísticas atuais e do passado, quanto mapear suas conexões com os trabalhos de artistas e grupos nacionais e estrangeiros.
Proponente: Renato Braga Lins
Categoria: Música do Mundo

6. Mulher faz política todo dia - Meu Voto Será Feminista
O programa pretende abordar assuntos relacionados à participação das mulheres na política e à presença do feminismo nas práticas cotidianas. Contará com notícias, entrevistas e bate-papos. Haverá sempre a participação de mulheres convidadas a contribuir com a discussão.
Proponente: Juliana Galindo Romão

7. Pagode, Futebol & Batucada
O Pagode, Futebol & Batucada surgiu em 2010 nas redes sociais, e propõe uma dinâmica diferenciada para colocar em evidência o esporte e o estilo musical.
Proponente: Adriano Florencio de Lima Silva
Categoria: Samba

8. Programa Vozes do Campo e da Cidade
Quais as ligações que existem entre as mulheres do campo e cidade? Que relações são estas que unem as mulheres do campo e da cidade? São questões como essas que o programa pretende responder em suas edições semanais, por meio do debate acerca de temas como direitos das mulheres; organização social; empoderamento feminino; participação das mulheres na produção e comercialização em feiras agroecológicas e orgânicas, acesso a direitos como água, alimento, previdência e saúde.
Proponente: Associação Programa Um Milhão de Cisternas (AP1MC)

9. Verde, Amarelo e Vermelho - Reggae Brasileiro
O programa irá apresentar o Reggae produzido em Pernambuco e no Brasil. Cada episódio terá um artista/banda entrevistado, acompanhado pela execução de suas músicas de trabalho. Sempre que possível, também será apresentado material inédito gravado com o artista durante a entrevista. Além do gênero Reggae, teremos também no programa outros conteúdos ligados à sua cultura, tais como uma coluna sobre os Rastafaris, divulgando aspectos históricos e contemporâneos dessa cultura, oferecendo também indicações de leitura.
Proponente: Osman Frazão Lima
Categoria: Reggae