ícone face twitter instagram

Cultura indígena é tema do BR-101.5

19.09.21 - 13H52
pankararu

Música, dança, tradições e cultura são celebrados na II Mostra Pankararu de Música (Foto: Gabriel Pinheiro)

 

Por Giovanna Lira

Em meio a atos realizados em Brasília por grupos indígenas de todo o país contra ações do governo como o Marco Temporal, os olhos do Brasil e do mundo se viram para a realidade do povo originário brasileiro e para as constantes ameaças a seus territórios e culturas. Enquanto a terra dos dois últimos sobreviventes do povo Piripkura, que vivem em isolamento voluntário no Mato Grosso, foi ameaçada ao ser invadida por garimpeiros, diversas lideranças permanecem lutando por direitos e pela preservação de seus meios de vida, expandindo o conhecimento sobre suas tradições para deixar claro que os povos nativos do país não foram extintos com as tentativas de genocídio que continuam a sofrer desde a colonização, mas sim que se mantém presentes e pulsantes como parte integral da sociedade brasileira.

Para perpetuar essa ação de intercâmbio cultural e imersão de autoconhecimento, entre os dias 24 e 26 de setembro ocorre a ​​II Mostra Pankararu de Música, sediada na Aldeia Indígena Bem Querer, em Jatobá, Sertão pernambucano. Com o tema “Reflorestamento”, o evento abrange desde as espécies vegetais até às subjetividades do povo Pankararu e contará com exibição de filmes com foco nas narrativas e existências dos detentores da ciência e do canto tradicional Pankararu, rodas de conversas, rituais Pankararu, além de espetáculos musicais e de dança, com a presença de nomes nacionais como Ailton Krenak, Mateus Aleluia, Djuena Tikuna, Brisa Flow e muito mais.

Na quinta-feira (23), às 11h no BR-101.5, Gabi Alves conversa sobre a Mostra com Gean Ramos, músico, produtor cultural indígena e realizado do evento, e com Leonardo Silva (Fykya Pankararu), indígena LGBT pertencente ao povo Pankararu, cantador, compositor, roteirista, artesão e ativista de pautas relacionadas à sexualidade, identidade de gênero e meio ambiente.

SEGUNDA (20)

Apresentado por Gabi Alves, o BR-101.5 tem início às 9h, falando sobre temas relacionados à cultura e, às 11h, ocorre a veiculação da Faixa de Entrevistas. No começo da semana, o programa recebe Geison Guedes, CEO da Black Stage Produções. ​​Com a retomada nos eventos de entretenimento, a Black Stage realiza entre os dias 5 e 28 de outubro a 7ª Edição do Curso Técnicas de Palco. O projeto de capacitação traz possibilidades de aprender as técnicas específicas para cada evento, com conteúdos teóricos e práticos abordando equipamentos e ferramentas necessárias, introdução a produção técnica, noções básicas de eletricidade e eletrônica, montagem de bateria, amplificadores, afinação de instrumentos de cordas, entre outros assuntos.

Ao meio-dia, o TPM - Tempo Para Mim é apresentado por Priscila Xavier, trazendo assuntos sobre o bem viver e autocuidado. Com o tema "O prazer de nutrir relações", ela entrevista Ana Paula Couto, administradora de empresas, especialista em Comunicação Estratégica pela Universidade Federal da Bahia. Participou do Programa Aceleradora de Carreiras, pelo Grupo Mulheres do Brasil e mentora voluntária do Programa Estimuladora de Talentos, iniciativa idealizada pelo mesmo grupo, cujo objetivo é estimular o desenvolvimento pessoal e profissional de mulheres pretas e pardas, entre 25 e 50 anos, em todo o país.

TERÇA (21)

Às 11h, no BR-101.5, tem entrevista com a ​​cantora, compositora, percussionista, beatmaker e DJ, ​​Luana Flores sobre o lançamento de seu primeiro EP, Nordeste Futurista. Destaque no cenário musical atual, o trabalho contém seis faixas inéditas inspiradas nos ​​ momentos específicos do pôr do sol. Em uma fusão de gêneros, tem parcerias com a Mestra Cirandeira, Vó Mera, Mestra Ana do Coco e Doralyce.

O Salada Pop começa às 14h, apresentado por Nice Lima e, às 15h, é veiculado a Faixa de Entrevistas. Na terça, tem um bate papo com Carla Nogueira sobre o podcast Artigos Falados, que busca facilitar o acesso de deficientes visuais a pesquisas científicas e ao conhecimento produzido dentro das universidades. Graduada em Comunicação Social, com ênfase em Mídias Sociais e Produção Cultural, pela Universidade Federal de Pernambuco, ela atuou em projetos como a Rádio Cordel, Laboratório de Formação do Olhar e o Grupo de Pesquisa Laboratório de Análise de Imagem e Som do Agreste (LAISA), na linha de pesquisa Mídias Sonoras. 

QUARTA (22)

A coluna Papo de Artista, comandada por Manoel Constantino, é veiculada todas as quartas, às 11h. Nesta semana, o papo é com Zeh Rocha. O cantor e compositor iniciou sua carreira em 1970, integrando o grupo Flor de Cactus junto com o cantor e amigo Lenine. O artista já teve músicas gravadas por Geraldo Maia, Gisele Tigre, Eliane Ferraz, Elba Ramalho e o grupo Boca Livre, sendo um dos autores da nova safra da Música Popular no Brasil.

QUINTA (23)

Às 15h, no Salada Pop, Nice Lima entrevista Domitila Santos, modelo pernambucana indicada ao Miss Alemanha. Domitila foi eleita pela revista americana Formidable Woman Magazine como uma das mulheres mais influentes do mundo na categoria Artivist em 2020, por sua luta por um planeta mais justo e sustentável, sem esquecer suas raízes. Natural de Recife, mantém fortes vínculos com a sua comunidade local através da ONG CAMM - Centro de Atendimento a Meninos e Meninas e da She is From the Jungle, sua marca de biquínis e biojoias feitos por mães solteiras da favela onde nasceu e cresceu.

SEXTA (27)

Para finalizar a semana com o pé direito, no BR-101.5, às 11h, tem uma conversa com Marina Sena sobre seu primeiro álbum solo, De Primeira. Após integrar os grupos ​​Rosa Neon e A Outra Banda da Lua, nas dez faixas que compõem o projeto, a cantora mescla seu som já conhecido do pop brasileiro com influências do funk e do samba. 

Toda a programação está disponível pela 101.5 FM ou aqui em nosso site.


Compartilhe