ícone face twitter instagram

Calor da Rua pauta a Terça Negra Especial

06.02.23 - 08H29
Apresentação na Terça Negra, no Recife.
Foto: Sérgio Bernardo/ PCR Imagem (Acervo)


Por Bárbara Bittencourt
 

Criada no mês da consciência negra, a Terça Negra surgiu com a missão de estimular as expressões artísticas de influência afro e, assim, combater o racismo por meio da dança e da música. É uma conquista do Movimento Negro Unificado (MNU), cuja proposta pretendia difundir gêneros de outras vertentes da cultura negra, para além do samba de raiz, como o maracatu, o afoxé, o coco de roda e até o reggae e o hip hop.

Criado em 1998, no Pagode do Didi, no bairro de Santo Antônio, logo o evento alcançou o reconhecimento de toda a cidade, e passou a acontecer no Pátio de São Pedro tamanha a sua proporção.

No Carnaval do Recife, a Terça Negra terá três edições especiais. Convidamos o coordenador de Cultura da Terça Negra e do MNU, Demir da Hora, para conversar conosco no programa Calor da Rua desta terça (07). O programa começa ao meio-dia e a faixa de entrevista, que é transmitida pelo Youtube e Instagram da rádio, começa às 12h30.

BR-101.5
De segunda a sexta-feira, das 9h às 12h, Gabriele Alves conduz o BR-101.5, conduzindo os ouvintes por uma estrada de muita música, informação e dicas culturais. Nesta quinta-feira (09), a convidada é a cantora e compositora Nei Zigma, que fala sobre seu segundo álbum “Evocação Negreira”.

Calor da Rua
Fazendo um esquenta para o carnaval, a nova temporada do programa volta com muita música, bate-papos e a apresentação em rodízio de Luizy Silva, Priscila Xavier, Diego Oliver, Alex Carvalho e Janaína Serra. É de segunda a sexta-feira, das 12h às 13h.

Na segunda (06), a entrevista é com Josinete Gomes, supervisora de captação de doadores de sangue do Hemope, sobre a campanha de carnaval do hemocentro. Terça (07), Demir da Hora, coordenador de Cultura da Terça Negra e do MNU (Movimento Negro Unificado), conversa sobre a Terça Negra especial de carnaval desta semana. Na sexta (10), convidamos Catarina Rosa, cantora, e Dirceu Melo, produtor do festival e músico da Manga Rosa, para falar do Pré no Reggae, prévia carnavalesca que retorna depois de dois anos sem balançar o Recife nesse ritmo. Todas as entrevistas são transmitidas pelo YouTube da rádio.

Relicário
De segunda a sexta, ao cair da tarde, o Relicário invade as ondas da 101.5 e retorna ao vivo, nesta segunda (06), à nossa programação, trazendo prosa e poesia. Sempre às 17h, a apresentadora Janaína Serra faz leitura de diversos autores da literatura, a exemplo de Manuel Bandeira, Mário Quintana, Clarice Lispector, João Cabral de Melo Neto e Maya Angelou - além de contemplar poetas e poetisas do Recife. O programa retoma a participação ao vivo dos ouvintes pelo WhatsApp: (81) 99249-2199.

Ao longo da semana você ouve essas e outras produções na rádio pública do Recife. Toda a programação pode ser ouvida pela 101.5 FM ou pelo nosso site, no player localizado no canto superior direito.


Compartilhe