Calor da Rua: a melhor companhia na hora do almoço na 101.5

29.05.23 - 07H02
Alex Carvalho conduz entrevista com Bruno Fish, artista plástico. (Foto: Luizy Silva)

Por  Cadu Silva

De meio-dia às 13h, de segunda a sexta, no tradicional horário do almoço, seu encontro com o programa Calor da Rua já é certo. Além dos quadros Giro Recife e o Giro Esportivo, que trazem informações do que está acontecendo na  capital e arredores, esta temporada ainda conta com a faixa de entrevista, repleta de diálogos imperdíveis. O primeiro programa desta semana é com Alex Carvalho, que recebe o doutorando em Educação da Universidade Federal de Pernambuco, Silas Veloso, para falar sobre sua pesquisa no campo da Religião, Masculinidade e Sexualidade.

Na terça (30), a apresentação é de Diego Oliver. Ele recebe no estúdio da emissora Ana Paula Lima, secretária executiva de Trabalho e Qualificação Profissional do Recife para falar sobre os serviços oferecidos na Sala do Empreendedor; quarta (31) Janaína Serra assume os microfones e conversa com as pesquisadoras Ju Brainer e Tainá Veríssimo sobre o Acervo RecorDança, que mapeia artistas da dança com deficiência e criações com acessibilidade; quinta (1º), seu encontro é com Priscila Xavier na apresentação e Bernardo Peixoto, presidente da Fecomércio, para falar sobre a Medida Provisória (MP) 1.147/2022, em andamento no Senado Federal, que visa ao corte de 5% da arrecadação do Sesc e do Senac; e por fim, na sexta-feira (2) Alex Carvalho volta à apresentação e discute sobre a importância da PREP e PEP, medicamentos de prevenção ao HIV em caso de exposição.

O Calor da Rua é veiculado do meio-dia às 13h e pode ser ouvido pela 101.5 FM no Recife, através do nosso site no player localizado no canto superior direito ou pelo YouTube da Frei Caneca FM.

SEGUNDA-FEIRA (29)

A manifestação popular do Cavalo Marinho sob as perspectivas do Mestre Salú é destaque no Pernambuco Embaixo dos Pés, às 8h.  Além disso, o ouvinte ainda vislumbra o debate sobre cultura popular no geral e suas nuances. Na sequência, Gabriele Alves te convida a pegar carona pelas estradas da cultura, às 9h, no BR-101.5, com música, informação e entrevistas com diversas personalidades da cena cultural brasileira. Para participar do programa, basta enviar uma mensagem pelo whatsapp (81) 9 9488-6842. A entrevista que abre a semana é com a galera do Abulidu, que vem falar sobre seu primeiro álbum: “Códigos Periféricos”.

Abrindo a Faixa Mulher, às 14h, Priscila Xavier entra em cena com o TPM - Tempo Pra Mim, trazendo dicas para o autocuidado e bem estar. Nesta semana a convidada é a psicóloga Amanda Dantas, que aborda o tema Reaprendendo a se expressar.

Às 17h, Janaína Serra chega com beleza e leveza na declamação de poesias no ao vivo, e também com muita música, no Relicário. Para interagir, sugerir textos e dizer o que você acomodaria em seu Relicário, é só enviar mensagem pelo Whatsapp (81) 9 9249-2199.

Às 18h, o Vitrola entra no ar para falar sobre o mestre Nelson Latif e suas produções mais prestigiadas como o CD Tributo a João Pernambucano, em homenagem a um dos mais célebres violonistas da cena brasileira.

TERÇA-FEIRA (30)

Nesta edição do programa VdeVoz, às 8h, é apresentada a poesia de Clá Solar e as canções da compositora e cantora Alessandra Leão.

Na faixa mulher, às 14h, Janaína Serra chega com mais um Mamas, Minas e Manas discutindo maternidades nas ondas sonoras da Frei Caneca FM.

QUARTA-FEIRA (31)

A partir das 8h, o Cantos e Versos traz uma edição completa sobre a história, músicas e influência do forró no uso do triângulo e zabumba, da Banda Forró Casoando. Dando continuidade a Faixa Mulher desta semana, às 14h, quem entra no ar pelas ondas da Frei Caneca FM é o DDD - Detalhes do Disco Dela. O diálogo percorre a trajetória da coreógrafa, performer, percussionista, compositora, ativista e que tem um disco inaugural com teor afro nordestino, Caetana.

Às 17h o Relicário recebe Jorge Filó, cordelista, escritor e produtor cultural para um bate-papo sobre o livro Pecúlio, que será lançado na sexta-feira (02), no Espaço Pasárgada.

No Recife Lo-Fi , às 18h,  a entrevista é com Caio Neves, vocalista de uma das novas bandas emergentes da capital pernambucana, a Lady Newton. Ainda no programa, o ouvinte conhece sons de bandas autorais recifenses como Sonika, Hóspedes da Rua Rosa, Janete saiu para beber e muito mais.

QUINTA-FEIRA (1º)

No Pernambuco em Revista desta quinta, a partir das 8h, a conversa é com o jornalista, músico e poeta, João Melo que fala sobre seu debut literário.

Às 14h tem edição inédita do programa Mulheres que Cantam pra Jah, com apresentação de Mãe Beth de Oxum, na Faixa Mulher da 101.5.

E às 17h, dentro do Relicário da Janaína Serra, Alex Carvalho chega com o Sessão de Cinema, que nessa semana vai falar sobre séries, destacando o series finale da romântica, charmosa e engraçada “The Marvelous Mrs. Maisel”.

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM no Recife ou pelo nosso site, no player localizado no canto superior direito.