BR-101.5 entrevista Tiné, vocalista da Academia da Berlinda

29.08.21 - 07H33
tiné

Com quase 20 anos de carreira, o cantor olindense traz memórias afetivas da infância para compor seu mais novo álbum solo (Foto: Ibanez Saueressig/Divulgação)

Por Giovanna Lira

O ouvinte da Frei Caneca FM, ao sintonizar na 101.5, aprecia através das ondas do rádio uma programação feita com a cara do povo recifense. Com música, cultura, feminismo, educação, direitos humanos e muito mais. Um show de representatividade e de debate sobre as diferenças que nos tornam tão iguais.

Para iniciar o dia informados e se divertindo, o BR-101.5 começa às 9h, comandado por Gabriele Alves, e, às 11h, é veiculado a Faixa de Entrevistas, que nesta segunda-feira (30) traz o cantor e compositor pernambucano, ​​Tiné, para falar sobre o seu mais novo álbum, Românticos do Rosarinho.

Com forte presença do bolero, esse é o terceiro álbum solo do vocalista das bandas Academia da Berlinda e Orquestra Contemporânea de Olinda. Por influência da avó, Tiné se apaixonou pelo ritmo na infância, o que o levou a experimentar com o gênero desde o começo da carreira. Em nove faixas autorais, o disco tem a participação especial de artistas como ​​Moreno Veloso, Kassin, Lirinha, Jorge Du Peixe e Mestre Anderson Miguel. O título do projeto é uma referência ao famoso grupo de bolero Orquestra Românticos de Cuba e à tradição dos blocos carnavalescos pernambucanos.

TERÇA (31)

Às 11h, Gabi Alves conversa com o cantor Rodrigo Samico no BR-101.5. O artista lançou seu primeiro álbum de estúdio, Voyage dans l’espace temps suspendu, no começo do mês. O álbum visual foi gravado em Paris e relaciona as 16 faixas com as horas do dia, em uma mescla de gêneros como a balada, lounge, baião e música clássica, com o protagonismo do violão dedilhado.

E para alegrar a tarde, às 14h começa o Salada Pop, apresentado por Nice Lima. Às 15h, inicia a Faixa de Entrevista, que veicula um bate papo com o jornalista Thiago Augustto, criador da plataforma Futuro Black, um banco de talentos e de fontes profissionais pretas que conecta a população negra a oportunidades no mercado de trabalho.

QUARTA (01)

A partir das 11h, no Papo de Artista, Manoel Constantino conversa sobre o tema Mulheres e Palhaçaria com a atriz e palhaça Enne Marx, Doutora em Estudos Artísticos na Universidade de Coimbra e co-fundadora da Cia. Animée e As Levianas-Banda de Palhaças.

QUINTA (02)

A cantora e compositora Nilza Costa fala sobre seu álbum Le notti di San Patrizio no BR-101.5, às 11h. Com sua voz forte e marcante, a artista baiana representa a música afro-brasileira na Itália há dez anos. Seu mais novo trabalho contém oito faixas originais com a musicalidade do afrojazz, com letras em inglês e yorúbá, incluindo os singles Awà e Resistance, em uma reflexão sobre o racismo, a desigualdade social e a corrupção humana.

Dando início ao Setembro Amarelo, a campanha de prevenção ao suicído é o tema principal do Salada Pop, às 15h. Segundo estudo realizado pela Unicamp, 17% dos brasileiros, em algum momento, pensaram seriamente em dar um fim à própria vida e, desses, 4,8% chegaram a elaborar um plano para isso.

SEXTA (03)

O Festival de Teatro Virtual da Funarte foi realizado nos dias 26 e 27 de agosto, apresentando dois espetáculos do Nordeste: a montagem Salto, com produção executiva da Janela Gestão de Projetos, de Pernambuco, e Suelen, Nara, Ian, do Grupo Pavilhão da Magnólia, do Ceará. A programação foi resultado do edital Prêmio Funarte Festival de Teatro Virtual 2020. Para falar sobre o festival, às 11h, no BR-101.5, tem entrevista com a coordenadora de Teatro da Funarte, Renata Januzzi e ​​Pedro Toscano, ator e diretor do espetáculo Salto.

​​Toda a programação está disponível pela 101.5 FM ou aqui em nosso site.