ícone face twitter instagram

BR-101.5: Alex Carvalho assume o programa no período de férias de Gabriele Alves

08.05.23 - 06H21
Alex Carvalho e Gabriele Alves no Estúdio da Frei Caneca FM

(Alex Carvalho e Gabriele Alves no Estúdio da Frei Caneca FM // Fotografia: Cadu Silva)

Por Cadu Silva

Às 9h seu encontro com Gabriele Alves no BR-101.5 pelas ondas da Frei Caneca FM já é certo. Mas nessas duas próximas semanas será um pouco diferente. A partir desta segunda-feira (8), quem assume o volante e te leva para conhecer outros lugares através das estradas da cultura é Alex Carvalho no lugar de Gabi, que está saindo de férias. Ele comenta sobre a admiração que tem sobre Gabi e como vai ser estar a frente do programa, “Assumir o programa sempre dá um medinho. Eu admiro muito Gabi, e sempre falo pra ela que é uma aula assistir ela apresentando. Eu sempre aprendo muito. Então a expectativa é das maiores.” , Alex ainda ressalta que “O BR-101.5 é um programa muito importante para Frei Caneca FM. E toda vez que assumi a apresentação do programa foi no susto. Dessa vez eu tive um tempo melhor pra me preparar, estou indo mais seguro.”

Já Gabriele Alves apresentadora do programa, não esconde a consideração em ter Alex como seu substituto, e faz uma ressalva sobre, “Alex deve ser o único da Frei Caneca FM que tem cópia da chave do caminho do BR-101.5, é meu substituto oficial. Tanto que a gente brinca que, quando é ele no volante, vira “BR-232”! Já tem ouvinte feliz em saber que uma voz conhecida vai continuar a acompanhá-los nessas manhãs, viu?”

Com 2 anos no ar interligando paisagem e as pessoas pela estrada da cultura, o BR-101.5 se tornou e pouco tempo um dos programas mais ouvidos da casa, o carismas, a alegria e a vontade de Gabi em levar o melhor da cultura pernambucana, por meio de entrevistas, músicas e conversa com os ouvintes todas as manhãs, fez as manhãs do recifense ouvinte da Frei Caneca ficarem mais gostosas. “O BR-101.5 tem uma importância gigantesca para mim, foi algo que me fortaleceu durante a pandemia, já que ele estreou em 2021. Depois disso, me fundamentou como radialista e operária da cultura, nas entrevistas com diversos artistas que tanto me ensinaram (e ensinam). E acho que a parte mais afetiva: ele fortalece minha alegria ao compartilhar essas 3h diárias com ouvintes que se entregam à Frei Caneca FM do mesmo jeitinho que eu. Tenho um carinho imenso por esse programa e por todos os ouvintes que compõem a malha rodoviária do BR-101.5.” declara Gabriele Alves.

Finalizando, Alex Carvalho já entrega o que o público pode esperar da sua nova passagem pelo programa: "Os ouvintes podem esperar muito bom humor, muita leveza. Muita entrevista boa, muito conteúdo de qualidade. Eu amo apresentar, amo a energia dos ouvintes da 101.5, então tenho certeza que vai ser uma troca muito gostosa."

O BR-101.5 é de segunda a sexta, das 9h ao meio-dia, trazendo para você Logo após,  música, informação e entrevistas com diversas personalidades da cena cultural brasileira. Para participar do programa, basta enviar uma mensagem no whatsapp do BR-101.5 (81) 99488-6842.

SEGUNDA-FEIRA

As produções musicais, aprofundamentos de técnicas musical em obras da cultura popular pernambucana, principalmente no forró, são assuntos debatidos no Pernambuco em Embaixo dos Pés, com os convidados Julinho do Acordeon e Vinicius de Farias,  ambos sanfoneiros e professores de teoria musical. Ainda no programa, os convidados apresentam seus olhares e percepções sobre as obras de grandes artistas da cena pernambucana, como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, João do Vale, Anastácia e muito mais, a partir das 8h.

Logo após o BR-101.5, ao meio-dia e de segunda a sexta, o Calor da Rua entra no ar para te deixar bem informado sobre tudo que acontece na cidade do Recife e arredores. Na edição  deste início de semana, além do quadro Giro Recife e de Esportes, Luizy Silva fala sobre o Rugido, aplicativo que tem como finalidade receber denúncias sobre LGBTfobia.

Abrindo a faixa mulher nesta semana, Priscila Xavier, apresentadora do TPM - Tempo Pra Mim, recebe a professora de Hatha Yoga, Pri Ferreira, para falar sobre a “Hatha Yoga”. De segunda a sexta ao cair do crepúsculo do dia, às 17h, Janaina Serra chega com beleza e leveza na declamação de poesias no ao vivo, e também com muita música, no Relicário. Para interagir, sugerir textos e dizer o que você acomodaria em seu Relicário, é só enviar no Whatsapp (81) 99249-2199.

No cair da noite, às 18h, o Vitrola entra no ar para falar sobre a história da música popular, suas curiosidades, a herança que nos é passada e como essas produções contribuem para o fortalecimento e permanência de algumas figuras no imaginário popular.

TERÇA-FEIRA

Nesta edição especial do VdeVoz, a partir das 8h, você acompanha leituras interpretativas de autores africanos e afro-diaspóricos, e também ouve músicas inéditas do cantor e compositor pernambucano Martins. 

Já ao meio-dia, Diego Oliver entra em cena na apresentação do Calor da Rua, para discutir sobre o “Maio Amarelo - Detran”. Ainda durante o programa, tem Giro Recife com informações do que está rolando pelo Recife e arredores, além de muita música e Alex Ricardo trazendo tudo sobre esportes da cena nacional. Na faixa mulher, às 14h tem mais um episódio inédito do Mamas, Minas e Manas, com Janaína Serra, colocando a maternidade em pauta. Nesta semana, a apresentadora Kemla Baptista e Rose Santos, para falar sobre o tema “Canções de Ninar no Terreiros”. 

QUARTA-FEIRA

Às 8h, o Cantos e Versos, apresenta o encontro do sanfoneiro Nenem Oliveira e o repentista Castanha da dupla Caju e Castanha. Na ocasião, o ouvinte acompanha músicas do cancioneiro regional nordestino, bem como causos reais e populares da vida pela estrada brasileira de Castanha. 

Neste episódio do DDD - Discografia Delas, a conversa é sobre o disco da multiartista, Catarina Dee Jah, lançado em 2013 e que está completando uma década. Atualmente, Catarina tem se destacado na arte urbana, na arte visual com bandeiras, bandeiras, camisetas e bolsas cheias de paródias e ironias, seguindo uma linha intrinsecamente ligada a memes. O programa que faz parte da faixa mulher entra no ar às 14h.

Sons de Julles, Cidade Dormitório, Skombo feat. Sargaço, Nightclub, Dema y Los Zambos, entre outras bandas e artistas de Pernambuco e do Brasil, fazem parte da playlist do Recife Lo-Fi desta semana às 18h.

QUINTA-FEIRA

Antiproibicionismo e saúde individual e coletiva de usuários de drogas são temas debatidos diretamente da escola Livre de Redução de Danos, no Pernambuco em Revista desta quinta, às 8h.

 


Compartilhe