ícone face twitter instagram

Bienal, técnica de organização e Banda Sinfônica do Recife marcam a semana da 101.5

03.10.21 - 20H34
Banda Sinfônica do Recife

Fundada em 7 de outubro de 1958 pelo então Prefeito Pelópidas da Silveira, a Banda Sinfônica do Recife é um dos principais pilares da cultura da capital pernambucana. (Foto: Lú Streithorst/Arquivo PCR)

 

Por Giovanna Lira

Na sexta-feira, 01 de outubro, teve início a 13ª Bienal Internacional do Livro de Pernambuco e, até o dia 12, durante toda a duração do evento, a Frei Caneca FM trará para os ouvintes a cobertura das atividades realizadas no Pavilhão de Feiras do Centro de Convenções de Pernambuco através de flashes diretamente do local com o repórter Bruno Vieira e produção de Beatriz Aguiar. E para entrar a fundo na agenda da Bienal, o BR-101.5 entrevista no decorrer da semana diretores, autores, e realizadores presentes na programação. O programa começa às 9h, com a Faixa de Entrevistas veiculada a partir das 11h.

Para começar, na segunda-feira (04), às 11h, Gabi Alves tem uma conversa sobre o musical Solo para um Sertão Blues com o diretor Cláudio Lira e a atriz Brunna Martins. O espetáculo foi criado a partir do livro Solo para Vialejo, da escritora Cida Pedrosa, vencedor do prêmio Jabuti de Literatura em 2020, e transita entre o lírico e o épico através de múltiplas vozes de mulheres catadoras de algodão da região do sertão de Pernambuco, numa jornada profunda que segue do mar ao sertão até chegar ao reino das cinco pedras kariris, Bodocó, cidade localizada no sertão do Araripe. A obra estreia na Bienal do Livro de Pernambuco que está, em parceria com o Sesc PE, homenageando a autora Cida Pedrosa e transformando esta e mais duas de suas obras em espetáculo.

Ainda na segunda, do meio-dia às 13h, Priscila Xavier recebe no TPM - Tempo Para Mim Gisely Melo, assessora de Comunicação e professora de inglês, dentre tantas outras atividades que se propõe a realizar. Durante a pandemia, Gisely desenvolveu sua própria técnica de organização e compartilhou com amigos e seguidores nas redes socais. Essa troca só fortaleceu o que ela chama de My bestseller dream: o projeto de 365 dias, que virou um livro o qual será tema desse bate-papo. 

TERÇA (05)

Às 11h, o BR-101.5 recebe o escritor Léo Asfora, que apresenta o seu terceiro livro de poesia durante a Bienal Internacional do Livro de Pernambuco. O livro de poesias À última vista conta com uma poética essencialmente confessional, que ​​buscam relatar a semelhança com a vida e o cotidiano.

QUARTA (06)

No Papo de Artista, às 11h, Manoel Constantino conversa com o Maestro Nenéu Liberalquino, que há 19 anos é regente titular e diretor artístico da Banda Sinfônica do Recife. O grupo comemora em outubro 63 anos desde sua formação e, para celebrar, o Maestro fala sobre a história da banda, sua importância para a fomentação da cultura do município e previsões no cenário de retomadas das atividades um ano e meio após o início da pandemia. 

Além dessa entrevista, durante o mês de outubro a rádio pública do Recife celebra a data com interprogramas especiais ao longo da programação com depoimentos de membros do conjunto sobre suas trajetórias e momentos marcantes vividos na banda.

QUINTA (07)

No BR-101.5, a partir das 11h, tem entrevista com Cida Pedrosa, poetisa sertaneja vencedora do Prêmio Jabuti de Livro em 2020 e uma das personalidades homenageadas na 13ª Bienal Internacional do Livro de Pernambuco.

E para saber mais sobre curiosidades da nossa cultura, a ​​historiadora e pesquisadora Carmem Lelis traz a série Recife Cultura que Toca, com histórias aprofundadas sobre lugares, expressões e sons característicos da capital pernambucana, mas que muitas pessoas não conhecem a origem. Para descobrir, é só ficar ligado nos intervalos da 101.5.

​​​​Toda a programação está disponível pela 101.5 FM ou aqui em nosso site.


Compartilhe