ícone face twitter instagram

Aniversário da Cidade chega na 101.5

11.03.22 - 11H43
Criação do Canva

Por Carlos Eduardo

 

Com o coração saltitando de felicidade em prestigiar os 485 anos de Recife, o Relicário desta sexta-feira (11), programa conduzido por Janaína Serra,  foi pensado e realizado nas águas dos rios que corta a Veneza Brasileira.

Guiados em um tour no Catamaran por Ricardo Crisóstimo passando pelas pontes 12 de Setembro, Maurício de Nassau, Manuel Buarque de Macedo, Princesa Isabel e Duarte Coelho. Os ouvintes da 101.5 vão, além de conhecer a história do Recife, navegar junto na companhia de Jana na leitura do Poema “O Rio” de João Cabral de Melo Neto. 

As homenagens apenas começaram. A Frei Caneca FM vai entrar no ar neste sábado (12), a partir das 10h, com uma sequência de blocos a cada 2h, em homenagem à nossa Cidade do Recife, em comemoração do seu aniversário, e de Olinda, que completam 485 e 487 anos respectivamente.

Ainda neste mesmo ritmo de festividade na rádio pública de Recife, o domingo (13) será marcado pelo aniversário de Chico Science, grande patrono do movimento manguebeat, título concedido pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e um importante personagem para a música e cultura local e nacional.

Chico Science, Nasceu na cidade de Olinda, em 13 de março de 1966, fez parte do Grupo “Chico Science e Nação Zumbi” onde produziu alguns álbuns, mas foi em 1973 com o hino “Maracatu Atômico” que o grupo fez sucesso e faz até hoje. Em homenagem ao seu aniversário, a 101.5 vai transmitir blocos a cada duas horas, a partir das 6h, músicas do artista e Nação Zumbi.

SEXTA

Estreando nesta semana, o Vitrola, às 8h, faz um aparato geral do que o programa abordará durante a temporada em sua primeira edição, destacando figuras, fatos e obras de diferentes gêneros e épocas que enriquecem a história da música popular.

O Mulher na Caneca dessa semana, às 12h, traz as repercussões do 8 de março, o dia internacional das mulheres. As falas públicas do presidente Bolsonaro e seus ministros, o áudio de Arthur do Val sobre as mulheres ucranianas e as tantas mulheres que foram às ruas, aqui no Recife, fomentar a luta feminista. O bate-papo é com a pesquisadora, ativista e uma das fundadoras do SOS Corpo, Betânia Ávila, e a socióloga e professora Mariana Azevedo. Ainda tem as principais notícias da semana debatidas pelas jornalistas Clareana Arôxa e Inamara Mélo.

Já o Giro Nordeste, em novo horário: às 15h, tem como convidada a cantora Lia de Itamaracá, para uma conversa sobre “A resistência das mulheres e a valorização da ciranda como expressão da cultura popular''.

Foto: Beatriz Guglielmelli

Foto: Cleber Lemos

Às 17h, Janaína Serra chega com o seu Relicário, gravado em comemoração ao aniversário da Cidade do Recife.

Já na apresentação de Willana Almeida,  às 18h, o Audimundi, em seu primeiro programa da temporada, aborda a beleza poética e as obras musicais de Sueli Costa, uma das primeiras mulheres a exercer o papel de compositora no Brasil, abrindo o caminho para muitas outras.

SÁBADO

A partir das 9h, abrindo a Faixa Infantil, quem está de volta às ondas da Frei Caneca FM para sua terceira temporada, é o programa Cantando e Brincando nas ondas da Rádio, nas vozes de Ilana Ventura e os personagens Batuca e Tuquinho. A conversa do dia é com o Jornalista Ciro Bezerra que conta sobre sua experiência no rádio desde pequeno. Além do papo, o programa conta com histórias, informações , dicas de livros e muita música para divertir a criançada.

Em sua primeira edição, o É Conversa pra Criança, Sim! Entra no ar às 10h30, falando sobre brincadeiras livres de gênero, explanando para as crianças o conceito de gênero, estudos e pesquisas sobre porque não se deve separar brincadeiras de meninos e meninos. Para essa conversa, foi convidada a Pediatra e Escritora Luiza Vieira Melo responsável. 

Ainda em clima de comemoração ao dia da Mulher, o Forropodó, revista, nesta primeira edição, a trajetória de Eliane, conhecida como “A Rainha do Forró ``. Além de enaltecer os percursos de outras cinco grandes compositoras do forró, e muita música, a partir das 19h.

DOMINGO

Neste domingo (13), às 9h, o Lab 101 traz, em único episódio, o radiodocumentário "A Música como Instrumento da Memória'', de Thiago Barreto. Produção realizada em 2020 como Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) de jornalismo na Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP e teve orientação da professora Andrea Trigueiro.

Começando às 10h, o ouvinte curte 2h de samba no Batucada na rádio pública do Recife, que faz homenagem a Fernando Procópio, sambista da nova geração, neto de Osmar do Cavaco e sobrinho de Serginho Procópio. Como compositor, vem se destacando pela originalidade das canções e pelas abordagens à questão de gênero. O repertório ainda segue com Alcione, Originais do Samba, Martinho da Vila e Martnália, Ferrugem, Beth Carvalho e muito mais.  

Idealizado e produzido por adolescentes/estudantes de escola pública, o  Tabaquice Nossa estreia neste domingo (13), às 12h, em seu primeiro episódio aborda o tema “Audiomanifesto trans na escola”, uma discussão didática sobre Transgeneridade, principalmente no âmbito escolar na pandemia. 

Às 15h, o programa Som da Liberdade faz sua primeira aparição nas ondas 101.5,. Neste primeiro episódio o ouvinte conhece o panorama e  os contextos das músicas de protesto da América latina, tendo a mostra de artistas e entrevistas que serão veiculadas nos próximos episódios.

O programa Obriganza Experiência que vai ao ar na noite deste domingo às 19h, apresenta um mapa geral das diversas vertentes que estão diretamente ligadas à música experimental.

E finalizando a noite, o Pesado traz a banda pernambucana de punk hadcore Devotos para um bate-papo a partir das 20h. Cannibal e Neilton falam sobre a participação do grupo no Rock in Rio, e outros assuntos.

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM ou pelo nosso site.


Compartilhe