ícone face twitter instagram

Almério e Martins se apresentam no Projeto "Seis e Meia" e são destaque no BR-101.5

09.06.23 - 08H57
Almerio e Martins se apresentam no Projeto Seis e Meia e são destaque no BR-101.5

(Almério e Martins, Foto: Ashlley Melo/Divulgação)

Por: Beatriz Guglielmelli

O projeto Seis e Meia no Parque fez história na cidade do Recife. Em atividade constante entre as décadas de 80 e 90, o Seis e Meia foi um importante canal para o surgimento da nova e brilhante cena musical pernambucana, que hoje encanta o país. Foi na sua janela local que vieram a público os então desconhecidos Chico Science e a Nação Zumbi, Mundo Livre S/A, Belchior, Edson Cordeiro, Emílio Santiago, Itamar Assunção, Paulinho Mosca, Cauby Peixoto entre outros.

A próxima edição do Seis e Meia vem com gostinho especial de lançamento. Almério e Martins se reencontram para  apresentar o álbum “Almério & Martins” no palco do Teatro do Parque no dia 9 de junho.

Para falar sobre este belíssimo projeto, nesta sexta-feira (09), Gabriele Alves bate um papo com os artistas no BR-101.5! Almério e Martins são reconhecidos como referência na nova cena musical nacional e têm parceria de longa data, emocionando o público em encontros especiais. A dupla tem uma forte ligação, sobretudo com o Teatro do Parque, onde  gravaram o  álbum "Almério & Martins ao vivo no Parque", em novembro de 2021. O álbum apresentou ao público a inédita canção “Tapa Na Cara”, além de rebobinar músicas como "Queria Ter Pra te Dar" e "Segredo", de Isabela Moraes. A dupla já se apresentou inúmeras vezes, em várias praças do país, levando a tradição pernambucana de exportar cultura e música com qualidade.

Para o retorno da dupla ao palco do Teatro do Parque, os pernambucanos vêm acompanhados pelo baixo de Roger Victor e da guitarra de Juliano Holanda, apresentando seus trabalhos autorais, além de músicas de compositores que influenciaram suas carreiras, como Alceu Valença e Caetano Veloso. Como encontro afetivo, um abraço na alma do público através das canções apresentadas, Almério e Martins cantam o amor, a vida e o existir. 

A faixa de entrevistas do BR-101.5 começa às 10h! Você pode sintonizar pela 101.5FM, pelo nosso site www.freicanecafm.org ou em vídeo no nosso canal do Youtube. 

SEXTA

Nesta sexta-feira (09), às 8h, no Balaio Cultural, bate um papo com o cantor Washington Paz. Washington é um grandioso compositor que sempre está criando suas letras e tem em suas referências grandes nomes do passado e do presente , mesclando um pouco de tudo em seus belos repertórios. 

Na sequência, às 9h, no BR-101.5 Gabriele Alves bate um papo com Almério e Martins sobre o novo show da dupla no Projeto Seis e Meia.

Mais tarde, às 14h, Manoel Constantino entra em cena com o Papo de Artista e conversa com a cantora Nena Queiroga, conhecida como a rainha do carnaval de Pernambuco. 

Às 18h, A Voz do Frevo chega com o tema: Histórias...As Orquestras de Frevo de Rua & o Frevo na Contemporaneidade. Os convidados desta semana são Maestro Oséas, Maestro Rinaldo & Hugo Lins. Reunir nesta 10ª edição esses três artistas é uma provocação, essa edição apresenta as experiências da rua e dos palcos, da tradição e da contemporaneidade, dialogando e mostrando o frevo e suas origens, sotaques, curiosidades e provocações.  

SÁBADO

No sábado (10), às 8h30, o décimo episódio do Primeira Estrela traz uma seleção musical que passeia pelo sertão de Pernambuco, trazendo artistas que cantam a cultura de seu território e que utilizam instrumentos característicos.

Às 10h, tem mais uma edição do Forró Para Todos! O programa, produzido pela emissora Educadora FM, da Bahia, apresenta ritmos que fazem parte do forró, como xote, baião, xaxado e arrasta pé.

Mais tarde, às 15h, o Diáspora, a Cor da Nossa Cultura em Encontros recebe o historiador e pesquisador Moreno Stedile, que fala sobre as trajetórias e perspectivas da história social da escravidão. 

E às 16h, o Aldeias e Quilombos bate um papo sobre Justiça Climática com Otávio Santos, geógrafo e professor da UFRPE e Vera Lucia Domingos, presidente da Sociedade dos Pequenos Agricultores do Engenho Ilha em Pontes do Carvalho, Cabo de Santo Agostinho. Você sabe o que é justiça climática? É um termo usado para enquadrar o aquecimento global como uma questão ética e política, em vez de uma questão de natureza puramente ambiental ou física. Isso é feito através do relacionamento das causas e dos efeitos das mudanças climáticas aos conceitos de justiça, particularmente justiça ambiental e justiça social. A justiça climática examina conceitos como igualdade, direitos humanos, direitos coletivos e as responsabilidades históricas pelas mudanças climáticas. As ações de justiça climática podem incluir o crescente número global de ações legais sobre questões de mudança climática. Em 2017, um relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente identificou 894 ações judiciais em andamento em todo o mundo. Comunidades historicamente marginalizadas, como mulheres e indígenas, muitas vezes enfrentam as piores consequências das mudanças climáticas: na verdade, os menos responsáveis pelas mudanças climáticas sofrem as suas consequências mais graves. Eles também podem ser ainda mais prejudicados pelas respostas às mudanças climáticas, que podem reproduzir ou exacerbar as desigualdades existentes, que foram rotuladas de 'triplas injustiças' das mudanças climáticas.

Às 19h, o Soy Loco Por Ti, mais uma produção da Educadora FM, da Bahia, chega por aqui trazendo toda a fortuna sonora da música latinoamericana, em suas expressões histórica e contemporânea.

DOMINGO

E domingo (11), é dia de curtir muito samba nas ondas da 101.5 FM! Por isso você acompanha mais uma edição do Batucada. A partir das 10h, Iara Lima convida o ouvinte a celebrar muito samba ao som de Negritude Junior, o homenageado da semana. E na seleta musical ainda tem Clementina de Jesus, Teresa Cristina, Nak do Banjo, Cartola e muito mais! 

Às 15h, o Oba Kò So dá continuidade a série de reflexões sobre as africanidades, nesta semana, o programa fala de Corporeidade, Dança Afro Ancestral e Alacridade como marcadores das africanidades brasileiras.

Na sequência, às 16h, o Vozes do Orgulho recebe Acioli Neto, cientista social e fundador da ONG GESTOS, que teve um papel importante no combate à pandemia do HIV/AIDS na cidade do Recife. Ele também trabalhou como assessor em Direitos Humanos LGBTI+ para o Programa das Nações Unidas e agora é coordenador geral do Instituto Boa Vista. Nesta entrevista, Acioli discute os impactos da epidemia no movimento LGBT e as estratégias adotadas para combater o preconceito em um período tão difícil para a população homossexual.

Às 20h, no Giro Nordeste, o projeto de lei para combater as notícias falsas e os desafios e resultados dos primeiros meses do Governo Federal são temas da entrevista com o Ministro Paulo Pimenta. Pimenta é jornalista e ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

Ao longo do fim de semana você ouve essas e outras produções na rádio pública do Recife. Toda a programação pode ser ouvida pela 101.5 FM ou pelo nosso site, no player localizado no canto superior direito.


Compartilhe