ícone face twitter instagram

Agosto Indígena conta com entrevistas, programação musical e playlist especial

07.08.23 - 09H49
Iran Xukuru, convidado do Calor da Rua desta terça (08)

(Iran Xukuru, convidado do Calor da Rua desta terça (08))

Por Beatriz Guglielmelli

 

Com o objetivo de homenagear e dar visibilidade aos povos originários, neste mês de agosto, a rádio pública do Recife integra a campanha do Agosto Indígena. Para celebrar a data, a Frei Caneca FM preparou uma programação super especial, com temas e entrevistas com representantes indígenas de diversas etnias pernambucanas. 

E tem mais: ao longo do mês, o ouvinte acompanha uma programação musical que conta com blocos musicais de artistas indígenas, entre eles Kaê Guajajara, OWERÁ, Estela Ceregatti, Pandeiro do Mestre, Katu Mirim, Txana Inuba Ke e muito mais! Lorena Fragoso, Chefe de Programação comenta sobre a idealização e realização da programação musical para este mês: “Assim como a nossa programação diária, a curadoria dos nossos especiais exige pesquisa e dedicação. Artistas indígenas não costumam ter um espaço digno em espaços midiáticos e o nosso papel é dar essa abertura da forma que podemos. Durante o mês inteiro, assim como fazemos durante abril, damos ênfase a esses artistas, com diversos blocos musicais diários espalhados ao longo da programação. Ainda assim, apesar dos nossos esforços para acessar o máximo de nomes possíveis, ainda é muito vasta a carga cultural e musical que ainda não conseguimos atingir - e é por isso que todo ano trazemos novos nomes e maiores variedades de grupos, rappers, cantores, coletivos [...] O trabalho de curadoria nunca termina, e o que se espera como resultado, além de dar voz a quem merece, é também atingir e criar uma noção de público que de outra forma não chegaria a esses artistas.”

Além disso, neste ano, a Frei Caneca FM disponibiliza um playlist especial do Agosto Indígena em seu perfil do Spotify, Lorena Fragoso fala sobre as novidades e que o ouvinte encontra por lá: "A playlist conta com diversos artistas que tocam diariamente em nossa programação mas como falei antes, a pesquisa é constante, desta vez conheci muitos nomes novos, entre eles peruanos, colombianos, chilenos, e diversos outros povos foram incluídos com maior extensão dessa vez. Entretanto, algumas tribos e coletivos indígenas não possuem seus trabalhos em plataformas de áudio ou streaming, então, para ter acesso a programação 100% completa, os ouvintes precisam ficar atentos à nossa programação.” 

A playlist completa você confere no nosso perfil do Spotify, clicando aqui.

Abrindo a programação semanal, às 9h, Gabriele Alves pilota o BR-101.5, conduzindo os ouvintes com música, informação e dicas culturais. Nesta segunda (07), na faixa de entrevistas, o bate papo é com Maciel Salu sobre o seu EP "Ogum".

Ao meio-dia, o Calor da Rua aquece a programação da rádio pública do Recife com muita música e bate-papos, além do Giro Recife e Giro Esportivo. No bloco de entrevistas, Luizy Silva recebe Izabel Santos, coordenadora do Centro das Mulheres do Cabo e do Comitê de Monitoramento da Violência e do Feminicídio no Território Estratégico de Suape (COMFEM) para bater um papo sobre o Dia Estadual da Lei Maria da Penha. 

Às 14h, Priscila Xavier chega para apresentar o TPM - Tempo Para Mim, trazendo dicas de autocuidado e bem estar. Nesta semana, a convidada é a artista visual, gestora cultural e estudiosa da Lei do Tempo, Bia Melo. O tema? Sincronário das 13 Luas. Imperdível! 

Mais tarde, às 17h, Janaína Serra apresenta o Relicário, programa que leva beleza e leveza aos fins de tarde, com música e poesia. Você pode interagir, sugerir textos e dizer o que você guardaria em seu Relicário pelo Whatsapp (81) 99249-2199.

TERÇA

Nesta terça-feira (08), Dia Internacional dos Povos Indígenas , a apresentação Calor da Rua fica por conta de Diego Oliver, que bate um papo sobre o assunto com Iran Xukuru Ororubá. O programa começa ao meio-dia. 

Mais tarde, às 14h, o Mamas, Minas e Manas chega com mais uma edição inédita! Janaína Serra bate um papo sobre Maternidade com a educadora e multiartista Priscila Obaci.

QUARTA

Nesta quarta-feira (09), ao meio-dia, no Calor da Rua, Janaína Serra recebe a pesquisadora Bela Faria, que fala sobre o projeto Paisagens em Trânsito.

Já no Relicário, Janaína Serra tem um encontro marcado com Luz Barbara, artista indígena do Kariri da Paraíba, para falar de sua dramaturgia, performance e cinematografia. Tudo isso a partir das 17h.

QUINTA

Na quinta-feira (10), ao meio-dia, Alex Carvalho chega para apresentar o Calor da Rua e conversa com Tiago Figueiredo, Coordenador operacional do Censo 2022 em Pernambuco sobre os dados do censo dos povos indígenas em PE.

SEXTA 

Nesta sexta-feira (11), ao meio-dia, no Calor da Rua, Alex Carvalho recebe Adriana do Nascimento, diretora de Mulheres da Fetape e coordenadora da Marcha das Margaridas 2023, que bate um papo sobre a manifestação, realizada desde 2000 por mulheres trabalhadoras rurais do Brasil em busca de direitos trabalhistas. 

Às 14h, Manoel Constantino entra em cena com o Papo de Artista! Neste espaço sempre conhecemos um pouco mais da história e da obra de algum grande artista da cena cultural pernambucana. Nesta semana o papo é com a cantora e compositora Maria Pagodinho.

SÁBADO

Às 19h, o Soy Loco Por Ti, mais uma produção da Educadora FM, da Bahia, chega por aqui trazendo toda a fortuna sonora da música latinoamericana, em suas expressões histórica e contemporânea.

DOMINGO

Neste domingo (13), a partir das 10h, Iara Lima traz muito samba no Batucada, nesta semana, o programa apresenta "Xande canta Caetano", o recém lançado albúm de Xande de Pilares em que ele interpreta canções de autoria de Caetano Veloso. Além de Zeca Pagodinho, Alcione, Selma do Samba, João Nogueira e muito mais.

Ao longo da semana você ouve essas e outras produções na rádio pública do Recife. Toda a programação pode ser ouvida pela 101.5 FM ou pelo nosso site, no player localizado no canto superior direito.


Compartilhe