ícone face twitter instagram

Ginecologia natural e liberdade feminina são temas na semana da 101.5 FM

22.03.21 - 12H10
Na ilustração, um fundo rosa e logo à frente, a silhueta de uma mulher cis, com destaque para o útero, de onde saem flores e ervas.

Ilustração: Time Modefica

Por Kauana Portugal

Nesta segunda-feira (22), ao meio-dia, o TPM - Tempo pra mim, convida a angolana Maria Chantal, que é pesquisadora do corpo feminino e estudiosa da ginecologia natural. A conversa gira em torno do poder de movimentar os quadris. Chantal começou sua jornada de investigação através do seu próprio corpo, posteriormente expandindo para o corpo de outras, e busca desmistificar os tabus impostos às complexidades femininas, que na sociedade ocidental ocupam um local de pouca discussão, dificultando o autoconhecimento das mulheres. O programa, comandado por Priscila Xavier, é transmitido ao vivo pelo facebook da Frei Caneca FM e também pela 101.5 FM.

Mais tarde, às 18h, o Escola do Futuro apresenta as novas aulas do Travessia para a Educação Jovens e Adultos (EJA). As aulas são transmitidas diariamente, de segunda à sexta-feira, das 18h às 19h. Às 20h, o Toca o Terror viaja até os primórdios do cinema, o horror e as histórias de ficção científica. Para analisar as primeiras produções do gênero, o convidado é o professor e pesquisador, Rodrigo Carneiro, que explica como se deu a transição para o cinema moderno.

Às 21h, o ouvinte acompanha a edição inédita do Direitos Humanos em Debate, com os desdobramentos do caso Lula. O programa também aborda a possibilidade do ex-presidente ser candidato nas eleições de 2022.

Na terça-feira (23), às 8h, o Labor discute os estragos provocados na economia a partir da Operação Lava Jato. O episódio inédito também tem a colaboração de Sérgio Nobre, presidente nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Às 12h30, o Mamas, Minas e Manas retoma a discussão sobre o desmame, um dos momentos mais delicados na relação entre mães e filhes. Para falar sobre essa nova fase, Janaína Serra recebe a psicóloga perinatal e especialista em atenção à saúde materno infantil, Bianca Balassiano. 

À noite, a partir das 20h, o Revista Brasil de Fato PE, conversa sobre desenvolvimento agrícola no Nordeste, com a participação de Hardi Vieira. Mais tarde, às 21h, o Virtuosi no Ar apresenta a Orquestra Jovem de Pernambuco (OJOPE).

Quarta-feira (24), às 8h, o Mundo Esportivo convida o fisiologista Cláudio Barnabé para um bate-papo sobre a questão do sedentarismo. Ao meio-dia, o Vozes do Campo e da Cidade entrevista Mirtes Souza, trabalhadora doméstica que perdeu seu filho, Miguel, em 2020, enquanto passeava com o cachorro da patroa, Sari Corte Real. Para falar sobre as relações de trabalho doméstico, o programa também convida a presidenta da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas, Luiza Batista. 

Às 20h, o Vozes de Cor presenteia o ouvinte com uma homenagem ao conhecido “voz de ouro da Bahia”, Lazzo Matumbi. O cantor, compositor e músico, tem 40 anos de carreira, com 8 discos gravados, além de ter participado do grupo afro Ilê Aiyê e tocado com o jamaicano Jimmy Cliff. Em seguida, às 21h, o Panela do Jazz comenta a cena local e o jazz argentino, com a participação do contrabaixista e pesquisador, Bruno Vitorino.

Na quinta-feira (25), no Programa Entre, que começa às 8h, Mia Aragão conversa com a realizadora e curadora, Maria Cardozo, sobre perspectivas para uma curadoria com pluralidade e presença das mulheres. Às 12h, o Gênero Cinematográfico, apresentado por Cynthia Falcão, traz à tona a questão do assédio às mulheres que trabalham no ambiente da cultura, principalmente àquelas que atuam nos bastidores das produções audiovisuais.

Logo depois, às 12h30, tem o episódio de despedida do Fala, Mina!, que vai discutir o tema da liberdade sexual feminina. Com a participação da modelo Sun Cordeiro, o programa apresenta um papo sem tabu, com questões relacionadas ao prazer feminino, autonomia e respeito aos próprios desejos, bem como a importância de conhecer o próprio corpo. 

No Recife Lo-Fi, às 20h, Zeca Viana entrevista o cantor e compositor Cassio Sette, uma das vozes da música independente produzida em Pernambuco. Além disso o ouvinte confere um especial com a trilha sonora da peça “27s” dirigida por Vera Holtz, Guilherme Leme Garcia e Gustavo Leme, sobre o lendário Clube dos 27, como é chamado o grupo de músicos, de diferentes gerações, que morreram aos 27 anos. Às 21h, o Cenas do Mundo desbrava a Palestina, território ocupado, mas que produz muita música e luta por autonomia.

Na sexta-feira (26), logo cedo, às 8h, o Frevo - Bastidores da Música, relembra a trajetória do compositor e exímio cavaquinista, Jacaré. O recifense, do bairro do Cordeiro, Antônio da Silva Torres, mais conhecido como Jacaré, começou a tocar cavaquinho aos 9 anos de idade, mas só teve sua primeira gravação divulgada aos cinquenta e seis anos, com o LP Jacaré Choro Frevado, em 1985.

Às 20h, o Músicas de Sexta traz uma antologia da música negra para as ondas da 101.5 FM, com ênfase no soul, funk, disco e R&B, passando por clássicos até artistas atuais de neo soul, neo disco e neo psicodélico. O Baile do Diamante Negro chega logo após, às 21h, e passeia pela América Latina, mostrando os hermanos que fazem rap. Da Bolívia ao México, passando pela Guatemala e Colômbia, o programa apresenta a música de artistas e grupos que dão um tempero mais caliente ao hip hop mundial.


Compartilhe