ícone face twitter instagram

Final de semana de lançamentos pernambucanos e debates na 101.5 FM

09.04.21 - 14H22
Na imagem, o cantor Lucas Torres está apoiado em uma das mãos, usando pulseiras e anéis, enquanto olha para a frente. Ele está iluminado por uma luz verde, em um fundo da mesma cor.

Lucas Torres, cantor em destaque no Pedrada deste domingo (11) (Foto: Ilton Ferreira)

Por Kauana Portugal

Em seu último episódio da temporada, neste domingo (11), a partir das 17h, o Pedrada presenteia os ouvintes com os lançamentos pernambucanos incentivados e aprovados pela Lei Aldir Blanc. A cantora Karynna Spinelli, ativista do Acorde - Levante pela Música, também conversa sobre a importância de incentivos como a recente lei.

SÁBADO (10)

A Rádio Matraquinha inaugura a programação do sábado, já às 7h45, trazendo um episódio inédito e recheado de entretenimento para os pequenos. Durante o programa, projetos artísticos e culturais voltados para as crianças do Recife, além do lançamento do single “Castelinho de Areia”, de Mari Bigio. A apresentadora Cláudia Bettini, que aniversaria neste sábado, também é homenageada nesta edição.

Em seguida, às 8h45, a Rádio Além da Lenda explica algumas lendas estranhas, como o  Palhaço do Janga, a Pisadeira, e o Mapinguari. Como convidada, Carol Silva, bibliotecária e pesquisadora de literatura infantil negra. No Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio, a partir das 9h15, a reprise do episódio faz referência ao Dia Nacional do Surdo, celebrado em 26 de setembro, e tem o objetivo de valorizar o ensino escolar da Língua Brasileira de Sinais (Libras), visando garantir a diversidade, a igualdade e inclusão para crianças ouvintes e surdas.

No Conexão Eficiente, às 10h, a jornalista Natália Rosa recebe Michell Platini, publicitário, fotógrafo e consultor de audiodescrição. Para falar sobre audiovisual e capacitismo, o programa também convida João Maia e Maria Vieira. Às 11h, o Laboratório FM recebe a antropóloga, professora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pernambuco, Vânia Fialho. A pesquisadora atua pela garantia dos direitos territoriais de povos indígenas e quilombolas de Pernambuco, e contextualiza o surgimento da antropologia como ciência, nascida a partir de um projeto colonial de visão eurocentrista.

Na Hora do Close, ao meio-dia, os apresentadores Anderson Barretto e Mariana Menezes, fazem um debate sobre a criminalização da homofobia no Brasil. Em seguida, às 13h, os processos colaborativos no cinema e audiovisual são destaque no Sala de Cinema, que recebe Amanda Mansur, professora e pesquisadora da UFPE, e integrante do LAISA (Laboratório de Análise de Imagem e Som do Agreste).

Às 13h30, o Histórias do Velho Oeste traz um pouco da carreira de Lenilson Braga, o Príncipe do Brega. Quem conta mais sobre a história deste grande cantor, conhecido nas redondezas da Várzea e Zona Oeste, é o seu filho, e também músico, Lenilson Mendonça, o Pop. 

Mais tarde, às 14h, o Quarta Parede conversa com Odília Nunes, atriz, palhaça, dramaturga, diretora teatral, cordelista e mãe. A artista compartilha de seu engajamento no saber popular, comentando sua trajetória e iniciativa de realizar ações artísticas no Sertão do Pajeú de Pernambuco, onde organiza dois festivais: Chama Violeta e Palhaçada é coisa séria.

No Aldeias e Quilombos, que começa às 15h, o ouvinte aprende sobre a Ecologia do Bem Viver, que é um modo de se relacionar em harmonia com a natureza, diferente do predativismo que estamos acostumados. Em seguida, às 16h, o Reggae pelo Raggae traz uma entrevista com Buguinha Dub, um dos mais importantes nomes do Dub no Brasil. Além disso, a coluna Força Ômega, com Dani Pimenta, fala sobre as mulheres no reggae.

No Obá Kosò, às 17h, o tema é Oxumarê e continuidades. Para conversar sobre o assunto, o programa conta com a participação do Babalorixá Gilmar Camará, do Terreiro Ègebé Òrìsà Nàgò Vódún, localizado em Camaragibe. Além da entrevista, os sons de artistas brasileiros que trazem nas suas produções musicais referências sonoras sobre o Orixá Oxumarê.

À noite, a partir das 19h, o Que Braba! convida a advogada Iasmin Serafim e o mestrando em Comunicação, Winglisson Henrique, para conversar sobre a criminalização das culturas e dos corpos negros. Já no Oxente, Afrodite, às 20h, sob o comando de Adriana Pax e Maria do Céu, o assunto é dignidade sexual, que aborda questões como crimes sexuais, pedofilia e a idade em que existe consetimento sexual. A DJ Pax encerra o programa com uma sequência musical que promete esquentar a noite deste sábado.

A Techtrônica encerra a programação às 22h, ao som de muito Bregafunk, ritmo eletrônico que vem conquistando o Brasil.

DOMINGO (11)

Às 8h, o ouvinte sintoniza na Frequência Natural, onde musicalidade e movimento são pilares presentes nas práticas agroecológicas. Nesta edição, a conversa é com Mestra Di e Contra Mestra Karlinha, sobre uma cultura ancestral, e que há muito tempo é semeada no Brasil, a Capoeira de Angola. Além de um bate-papo com o músico, angoleiro e praticante da Agroecologia, George N'Zambi; e o momento PANC com Thiago França.

No episódio inédito do Lab 101, que começa às 9h, a luta em favor dos direitos das populações indígenas no Brasil, que marca o mês de abril. O episódio recebe o projeto Ecoa Maloca, desenvolvido no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Unicamp, em parceria com a Rádio Unicamp.

Em seguida, o Batucada, também inédito, homenageia Ary Barroso. Na seleta musical, sucessos de Alcione, Galocantô, Roberto Silva, Maria Rita e mais. No bloco autoral pernambucano, o ouvinte curte Beto Risuvel, Luísa Pérola Negra, Trasamba e muito mais.

O Las Colores, que começa às 12h, traz uma conversa sobre transmasculinidades negras, com Bruno Santana, professor licenciado em Educação Física, pesquisador, poeta, nordestino e transativista negro. Em seguida, às 15h, o Sr. Cinema apresenta Júnior Prata,  ator, dublador pernambucano, que aos 14 anos foi para São Paulo em busca da carreira artística. Ele fala de sua experiência como dublador e de trabalhos ainda inéditos.

Às 16h, o Volta ao Mundo estaciona na Inglaterra, o berço dos maiores ícones do rock mundial. O Obriganza Experiência, às 19h, dedica o episódio à arte das vocalizações extremas da música contemporânea. Na sequência, às 20h, o Pesado - Lapada para todos os gostos, apresenta os vocalistas das bandas Hanagorik, André Arcelino, e Mennarca, Luanda Luá, que comentam a relevante cena pesada da cidade onde vivem, Surubim, no Agreste de Pernambuco.

Às 21h, o Audio Mundi faz um recorte sobre o jazz argentino, representado no Brasil através das figuras de Horacio “Chivo” Borraro, Jorge López e Rodolfo Alchouron, entre outros hermanos incríveis. Encerrando a noite, às 22h, o Outra Fita - Vidas Sonoras, tem a honra de receber o artista e poeta cabense, Jardel Gíria. Recados importantes e muito som in loco, desse artista cheio de positividade e resistência.

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM no Recife ou pelo nosso site.


 


Compartilhe