Festa para a Frei Caneca FM será sábado (29), com música na Praça do Arsenal

25.06.19 - 14H09
Foto: Sérgio Bernardo

"É samba que eles querem" apresenta o samba de Jackson do Pandeiro Foto: Sérgio Bernardo

A melhor forma de comemorar é junto com as pessoas queridas. É por isso que a principal celebração do mês de aniversário da rádio pública do Recife será convidando os ouvintes para curtirem a segunda edição do Palco Frei Caneca FM, neste sábado (29), na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife. O evento, que inicia às 19h, terá shows dos pernambucanos do projeto Reverbo, Zeca do Rolete e uma roda de samba em homenagem aos 100 anos de Jackson do Pandeiro.

As apresentações começam pelo tributo aos 100 anos de nascimento do paraibano de Alagoa Grande, Jackson do Pandeiro, que teve sua carreira profissional iniciada no Recife, justamente em uma emissora de rádio. Mais conhecido por suas vertentes de coco e forró, a obra de samba de Jackson ainda é pouco visitada, mas foi dele a responsabilidade de introduzir a sanfona no samba. No espetáculo, um time de bambas do ritmo irá se reunir para reproduzir 13 canções do mestre como ‘A ordem é samba’, ‘Chiclete com banana’ e ‘Samba do Ziriguidum’, entre outras. No palco, músicos como o maestro Deneil Laranjeiras irão se unir às vozes de Lucinha Guerra, Nanau Nascimento e ao puxador de samba-enredo da Gigante do Samba, Jamelão que, ao lado de nomes como Rafa Almeida (Cordel do Fogo Encantado), Elias Paulino (Grupo Terra) e outros, irão percorrer a obra daquele inesquecível mestre, também conhecido como o Rei do Ritmo.

Em seguida, o projeto Reverbo apresenta a inquieta e crescente cena autoral contemporânea, representada por Agda Moura, Almério, Gabi da Pele Preta, Isabela Moraes, Joana Terra, Jr Black, Juliano Holanda, Luiza Fitipaldi, Marcello Rangel e Vinícius Barros. Os compositores e intérpretes, revezam-se ao som de apenas um violão, tornando palpável o sentido de horizontalidade e troca ao consolidarem parcerias ao mesmo tempo em que executam suas produções individuais. O show chega ao público com uma surpreendente variedade de estilos e caminhos do fazer artístico e musical. Esta será a primeira vez que o projeto sai dos ambientes isolados de teatros e casas de shows para tocar na rua, em um espaço público.

Para encerrar a noite, o público vai brincar na pisada do coco, com o mestre Zeca do Rolete. Com 75 anos e mais de 60 dedicados à cultura popular, o coquista, irá apresentar músicas próprias e cocos do cancioneiro popular. Além de talento, Zeca leva ao palco carisma e simpatia. Registrado como José Galdino dos Santos, Zeca ganhou o nome artístico vendendo roletes de cana (cana-de-açúcar cortada em rodelas, espetadas em palitos) nas portas de escolas da cidade de Olinda, onde nasceu.

Frei Caneca FM - Neste 2019 a emissora pública, ligada à Fundação de Cultura Cidade do Recife, comemora três anos desde que transmitiu programação experimental, em junho de 2016, e um ano com microfones abertos e programação própria, iniciada em 28 de junho de 2018. De lá pra cá, além de veicular programas inovadores em conteúdos e formatos, a rádio pública tem desenvolvido ações de formação ligadas às áreas da comunicação e cultura. Atualmente são 26 programas no ar, sendo seis produzidos pela equipe da rádio e 20 produzidos pela sociedade civil. Destes, 18 foram selecionados através de três editais de ocupação de grade de programação.