ícone face twitter instagram

Faixa Especial homenageia Tom Zé

15.10.19 - 15H34
Foto: Sesc São Paulo | Esta imagem está sob uma licença CC BY-NC-ND 2.0

Foto: Sesc em São Paulo is licensed under CC BY-NC-ND 2.0

A “Faixa Especial” dessa semana homenageia o músico baiano Tom Zé, que completou 83 anos no último dia 11. Cantor e compositor, Tom Zé nasceu em Irará, interior da Bahia, e se formou em música em Salvador. Lá ele estudou com maestros da vanguarda erudita, como o compositor Koellreutter. Essa vivência experimental ajudou a moldar a sonoridade do artista até os dias de hoje.

Conhecido por integrar o movimento Tropicália, junto com Gilberto Gil e Caetano Veloso, Tom Zé surgiu para o grande público em 1968, quando levou o prêmio do IV Festival de Música Brasileira, da TV Record, com a canção “São Paulo, Meu Amor”. Após o exílio de Gil e Caetano, ameaçados pela Ditadura Militar, Tom Zé ficou isolado no Brasil e conheceu o ostracismo.

O cantor reencontrou espaço no mercado brasileiro somente nos anos 90, depois que o músico David Byrne, da banda Talking Heads, lançou sua música para além do Brasil. Suas canções mais famosas são “Tô”, “Menina Amanhã de Manhã” e “Augusta, Angélica e Consolação”.

Ouça na 101.5 FM ou no www.freicanecafm.org.


Compartilhe