ícone face twitter instagram

Estreia e novidades na Faixa Infantil da FCFM

06.04.23 - 18H44
Estreia e novidades na Faixa Infantil da FCFM

Faixa Infantil volta cheia de novidades para a criançada! (Foto: Imagem de Andreas | Freepik)

Por: Beatriz Guglielmelli

O acesso à cultura à população infanto-juvenil está entre os direitos assegurados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90). Contudo, é possível perceber que, nos últimos anos, houve uma redução dos conteúdos infantis em emissoras de rádio e televisão. Esse declínio é muito preocupante, tendo em vista que a programação infantil exerce um papel importante na difusão de conhecimento, educação e entretenimento para as crianças.

Com o objetivo de proporcionar conteúdos de qualidade, a Frei Caneca FM dedica um espaço especial a produções voltadas ao público infantil, é a nossa “Faixa Infantil”. A partir deste sábado (08), o ouvinte confere a estreia de dois programas da Faixa Infantil: Primeira Estrela e Awrê. 

O Primeira Estrela vai ao ar às 8h30, e tem como proposta criar um espaço de divulgação para produções locais destinadas ao público infantil, de diferentes tipos de arte, seja música, teatro, literatura, audiovisual, dança, contação de história, entre outras. O programa busca dar visibilidade às iniciativas da Região Metropolitana do Recife que trazem alguma contribuição para a formação das crianças, principalmente com temas de respeito às diferenças e importância da natureza.

Já o Awrê começa às 9h e traz para as ondas do rádio a contação de histórias e mitologias sagradas africanas, passadas oralmente por gerações e que se mantém vivas nos quilombos e terreiros de matriz africana e comunidades tradicionais da cultura afro. São apresentados contos lúdicos que trazem um ensinamento pan-africanista com as músicas da cultura afro-brasileira.

Em conversa com Diego Oliver no “Aquecimento para as Estreias da Sociedade Civil", Pablo Oxaguian, integrante do Awrê comenta sobre a importância de produções para o público infantil: “As crianças às vezes não têm espaços para ouvir suas histórias (...) precisamos atender esse público com conteúdos de qualidade, porque os ensinamentos aprendidos serão replicados, eu aprendi com os meus mais velhos e agora estou replicando para os meus mais novos, é um ciclo importante..”  

A Faixa Infantil vai ao ar todos os sábados pela manhã, para ouvir é só sintonizar pela 101.5FM ou pelo nosso site www.freicanecafm.org
 

SEXTA

Nesta sexta-feira (07), às 8h, no Balaio Cultural, o cantor e compositor Juba Valente canta e encanta com suas canções, além de declamar fortes prosas e versos. Juba fala sobre a sua fase no Rio de Janeiro, trazendo as veredas do cancioneiro popular. 

Mais tarde, às 14h, Manoel Constantino entra em cena com o Papo de Artista e conversa com a cantora caruerense Riáh. A artista fala um pouco sobre a sua trajetória musical e sobre o seu primeiro disco “Retina”, lançado em fevereiro  

Às 18h, A Voz do Frevo, traz o tema Frevo Composição na Contemporaneidade. Rafael Marques e Henrique Albino, expoentes da geração atual de Pernambuco, são os convidados desta edição e contam sobre suas histórias, vivências com o frevo e do processo criativo que permeia suas canções e composições.  
 

SÁBADO

No sábado (08), às 8h30, o Primeira Estrela recebe Lulu Araújo, a fada magrinha e Chico Lisboa, de dez anos, que vai contar história, fazer pergunta e pedir música. Também tem a participação de Crispim, o contador de história.   

Em seguida, às 9h, o Awrê - Memórias de Terreiro, chega para compartilhar um pouco da  mitologia sagrada africana, passadas oralmente nos terreiros do país, nesta semana, o programa apresenta a história do Caruru.  

Às 10h, tem o retorno do Forró Para Todos! O programa, produzido pela emissora Educadora FM, da Bahia, apresenta ritmos que fazem parte do forró, como xote, baião, xaxado e arrasta pé.

Às 15h, o Diáspora recebe a pesquisadora Bacharel, Licenciada e Mestre em História pela USP, Yara Moreno falando sobre as lutas dos negros e negras desse território que aprendemos a chamar de Brasil.

E às 16h, o Aldeias e Quilombos fala sobre os anciãos e anciãs indígenas e quilombolas. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), idoso é todo indivíduo com 60 anos ou mais. O Brasil tem a quinta maior população idosa do mundo, com mais de vinte e oito milhões de pessoas com mais de 60 anos.  Mas o que é ser idoso(a) indígena e quilombola num país que não tem políticas públicas para estes povos? 

Às 19h, o Soy Loco Por Ti, mais uma produção da Educadora FM, da Bahia, chega por aqui trazendo toda a fortuna sonora da música latinoamericana, em suas expressões histórica e contemporânea.

DOMINGO

Domingo é dia de curtir muito samba nas ondas da 101.5 FM, e por isso você acompanha mais uma edição impecável do Batucada.  A partir das 10h, Iara Lima te convida para celebrar muito samba ao som do Trombone de Maestro Nelsinho, o homenageado da semana. E ainda tem Arlindo Cruz, Roberta Sá, Gerlane Lops, Carla Rio e muito mais na seleção musical. 

Neste domingo (09), às 15h, o Oba Kò So faz um giro epistemológico sobre a importância de alimentarmos nossas consciências de africanidades, como um caminho de reorganização existencial e fortalecimento de nossas identidades, especialmente para a população negra. Tudo isso, embalado com muita africanidade sonora, nos ritmos africanos e afro-brasileiros.

Na sequência, o Vozes do Orgulho conversa com um dos mais importantes militantes das causas LGBTI, Jackson Cavalcanti, que conta sobre o processo de fundação do primeiro grupo organizado LGBT+ do estado de Pernambuco, o GATHO, e faz uma análise do movimento organizado de pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos até os dias atuais.

Às 20h, tem o Giro Nordeste. Nesta semana, o programa recebe Luanda Pires. Advogada, Luanda Pires é Especialista em Direito Antidiscriminatório, Cultura Inclusiva e Diversidade; atual Presidenta da Associação Brasileira de Mulheres Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos. É Diretora de Relações Públicas do Me Too Brasil, ONG que atuou em mais de 250 casos de violência sexual contra mulheres no país. O programa desta semana contou com a participação de Priscila Xavier representando a Frei Caneca FM na bancada de entrevistadores.

Ao longo do fim de semana você ouve essas e outras produções na rádio pública do Recife. Toda a programação pode ser ouvida pela 101.5 FM ou pelo nosso site, no player localizado no canto superior direito.


Compartilhe