ícone face twitter instagram

Em agosto, Jr. Black integra a programação da Frei Caneca FM

29.07.19 - 10H48
Foto: Beto Figueiroa

Jr. Black. Foto: Beto Figueiroa

O mês de agosto se inicia com novidades na programação da 101.5 FM. Além dos programas da sociedade civil e as pautas de saúde, cultura, educação e música, a rádio pública do Recife recebe o multiartista Jr. Black, que estará à frente do programa Revista Difusora, durante todo o mês, substituindo Patrick Torquato, que está em período de férias.
Nascido em Garanhuns, o artista apresenta uma trajetória variada no universo das artes. Músico, formado em Direito, já participou de filmes, viajou mundo afora, apresentou programa de TV, empresta a voz para vários personagens de animações e publicidade e é um apaixonado por rádio.

Trazendo informações culturais e muita música de Pernambuco, do Brasil e do mundo, o Revista Difusora veiculado de segunda a sexta-feira, das 16h às 19h, nesta terça-feira (30), terá um papo com a escritora Julya Vasconcelos, sobre o lançamento do livro "A súbita insistência das coisas". No mesmo dia, Jr. Black também entrevista Maria Flor, sobre a oficina na Casa do Patrimônio do Iphan, que será realizada em Igarassu.

Já o
Salada Pop, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 14h às 16h, com Nice Lima, trará como pauta, nesta quarta-feira (31), o encarceramento das mulheres negras, com entrevista a Waneska Viana, do Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (GAJOP). Na sexta-feira (2), o papo será sobre o IV Enconotro de Museus Indígenas em Pernambuco.

Para além, abrindo a semana, às 20h, a equipe do Toca o Terror dá dicas de lançamentos e novidades nas principais plataformas de streaming, incluindo filmes e séries de vários países. Na terça-feira é a vez do Revista Brasil de Fato Pernambuco, cujo tema da semana é cultura popular, tratada em uma conversa recheada de expressões artísticas, como música, artes visuais e teatro, com o músico pernambucano, Silvério Pessoa. Já o Músicas de Sexta desta semana presta tributo a um dos mais prolíficos músicos da nossa geração: Beck Hansen. Falar de Beck é falar, por tabela, de alguns dos mais importantes produtores e artistas dos anos 90 até hoje. Artista irrequieto, ele sintetiza referências diversas como Caetano Veloso, Red Hot Chilli Peppers e hip hop numa linguagem muito própria e contemporânea de quem, ao mesmo tempo, entendeu o seu tempo e ajudou a defini-lo.

O fim de semana começa com a Faixa Infantil. Às 8h45h, o Palavras no Ar conta a uma história de coragem e inteligência através da história indiana "Bopuluchi". Às 9h15 tem Cantando e Brincando nas ondas do rádio, com Tia Ilana, Batuca e Tuquito ajudando a criançada a se preparar para a volta às aulas, com brincadeiras, entrevistas, contação de história e animação. Às 10h, é hora de curtir Pagode, Futebol e Batucada, que ressalta o ano de 1989, quando o Vasco foi campeão do Campeonato Brasileiro. Às 16h, tem edição inédita do Verde, Amarelo e Vermelho. Às 21h, o Manguetronic dedica o programa à arte do "cover", trazendo Itamar Assumpção, Mundo Livre S/A e outros nomes.

No domingo (04), o Batucada, das 10h às 12h, az uma homenagem a Di Melo, conhecido, principalmente, por conta de seu primeiro álbum, lançado em 1975, que vem se tornando cult nos últimos anos e hoje é procurado por DJs do mundo inteiro. Às 20h, o Interdependente - música e conhecimento "denuncia" a "ditadura" das guitarras. No play, músicas de Armandinho Dodô & Osmar, Os Populares De Igarapé Miri, Mestre Aldo Sena, Pepeu Gomes, Ernest Ranglin, A Cor do Som, Steve Vai, entre outros. Finalizando a programação da sociedade civil tem o programa Audio Mundi, que inspirou-se no documentário The Godfather of Black Music, sobre Clarence Avant, um grande negociador da música na década de 1970, nos Estados Unidos, para preparar a seleta. O Audio Mundi dessa semana reúne artistas que fizeram parte do selo Sussex, parceria de Avant com Quincy Jones, tais como Bill Withers, Lalo Schifrin, Curtis Mayfield e Isaac Hayes.

Faixa Mulher

Veiculada de segunda a sexta-feira, ao meio-dia, a Faixa Mulher traz cinco programas produzidos e apresentados por mulheres, pautando diversos temas. Na segunda-feira (29) o TPM - Tempo Pra Mim fala sobre sexualidade no período pós-menopausa. Terça-feira (30) o Mamas, Minas e Manas debate o feminicídio, com as presidentas da Comissão da Mulher e da Comissão da Igualdade Racial da OAB/PE, Fabiana Leite e Juliane Lima; a integrante da ONG Cidadania Feminina, que promove ações de enfrentamento à violência contra a mulher em bairros do Recife, Liliana Barros, e a educadora social do projeto Maria da Penha Vai à Escola, Andrea Nascimento.

Quarta-feira (31), o Vozes do Campo e da Cidade pauta o poder de organização e mobilização política das mulheres, conversando com duas pernambucanas que estão a frente da organização e mobilização para a sexta Marcha das Margaridas e para a primeira Marcha das Mulheres Indígenas, que serão realizadas em Brasília. A primeira ocorre nos dias 13 e 14 de agosto e a marcha indígena entre os dias 9 e 13 deste mês. Na quinta-feira (01), é a vez do Mulher faz Política Todo Dia, com uma conversa sobre o encontro "Ocupa Política", que acontecerá pela primeira vez no Nordeste, mais especificamente no Recife, entre os dias 29 de agosto e 01 de setembro. Quem fala sobre o evento e as estratégias progressistas na política é Ivana de Souza, do Coletivo Agora é com a gente. Encerrando a Faixa Mulher, na sexta-feira (2), o Mulher na Caneca, apresentado pelas jornalistas Clareana Arôxa, Cláudia Parente e Inamara Melo, entrevista a pesquisadora Vera Baroni sobre intolerância religiosa e estado laico. As reprises da Faixa Mulher podem ser ouvidas sempre no mesmo dia, às 21h.


Toda a nossa programação pode ser conferida pela 101.5 FM (no Recife) ou pelo nosso site.


Compartilhe