Edital de Apoio à Ocupação de Programação recebe propostas até 15 de janeiro

02.12.19 - 15H02
Card com fundo em degradê azul e roxo mostra a ilustração de uma tela de computador com um formulário e, em letras brancas, "Inscrições Abertas"

Estão abertas as inscrições para o Edital de Apoio à Ocupação da Grade de Programação da Frei Caneca FM 2019-2020, que vai distribuir R$ 250 mil reais para apoiar a programação produzida pela sociedade civil, para ocupação da grade da rádio pública do Recife. O regulamento completo e seus anexos podem ser conferidos na seção “Editais”, e as inscrições podem ser feitas no site da Frei Caneca FM, ou pelos Correios, até o dia 15 de janeiro de 2020.

O edital prevê até 45 horas semanais da programação da emissora, com programas com 30 ou 60 minutos de duração, produzidos pela sociedade civil, que deverão ser veiculados uma vez por semana, durante seis meses. Cada projeto selecionado poderá receber um repasse máximo de R$ 25 mil.

O aporte contempla três tipos de conteúdos: não-inéditos, propostos por pessoas físicas ou jurídicas, desenvolvidos com ou sem apoio de patrocínios ou leis de incentivo; inéditos, propostos por pessoas físicas ou jurídicas; e inéditos, de rádios comunitárias outorgadas ou livres. Os conteúdos não-inéditos que vierem a ser aprovados não receberão apoio financeiro, tendo garantia apenas do espaço para veiculação do programa na grade de programação da emissora. Só um projeto poderá ser aprovado por proponente.

Os projetos serão avaliados por uma comissão formada por representantes da Prefeitura do Recife, além de representantes da área da comunicação, de segmento artístico e da sociedade civil, e devem promover em seus conteúdos a ética, a paz, a cidadania e os direitos humanos, respeitando as questões de gênero e a democracia, os povos tradicionais, a diversidade social, religiosa, cultural e de ideias, prezando pela promoção da igualdade racial, pelo combate ao racismo e à intolerância religiosa; incentivando a educação, a cultura, as artes e a defesa e preservação do meio ambiente.

Inscrições – Para cadastrar uma proposta através do site da emissora, é preciso criar uma conta no endereço http://freicanecafm.recife.pe.gov.br/user, clicando na aba "Criar Nova Conta". A documentação exigida para as inscrições, sejam elas por meio virtual ou físico, será a mesma: roteiro do programa-piloto (com toda a linguagem técnica requerida para programa de rádio); áudio do programa-piloto (em mp3, com qualidade superior ou igual a 128 Kbps), com duração entre 5 e 10 minutos, que indique, minimamente, a proposta do programa; dois roteiros de outras edições do programa; currículos do proponente e da equipe principal; além de documentação dos proponentes.

Os resultados serão divulgados até o próximo dia 20 de fevereiro e os programas começam a ser veiculados a partir de abril de 2020.